Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 19 de Novembro - Dia da Bandeira - Uruguaiana.

19 de nov. de 2012

19 de Novembro - Dia da Bandeira - Uruguaiana.





Bandeira do Brasil*
Quatro dias após a proclamação de República, ou seja, em 19 de novembro de 1889, foi criada a Bandeira do Brasil. Ela foi inspirada nas cores da bandeira imperial, posto que o verde e o amarelo simbolizam "a perpetuidade e a  integridade da pátria entre as outras nações." Anos antes, um agente diplomático junto à corte de Viena (Áustria), teria registrado, em 1823, que a cor verde era em referência à casa de Bragança, da qual fazia parte D. Pedro I e a amarela, à casa de Habsburgo, à qual pertencia Dona Leopoldina. Para o povo essas conotações perderam o significado. Os brasileiros passaram a considerar o verde como representando a pujança de  nossas matas, o amarelo, as riquezas minerais do solo, o azul, o céu e o branco, a paz, grande aspiração de todos. Pois foi o Decreto de nº 4, daquele 19 de novembro que criou nossa atual bandeira, elaborada por Raimundo Teixeira Mendes,  Miguel Lemos,  Manuel Pereira Reis e  Décio Vilares. No decreto estabelecia-se que o círculo azul teria estrelas distribuídas conforme a disposição no céu da cidade do Rio de Janeiro, às 8h30 min da noite de 15 de novembro daquele ano, e cada uma dessas estrelas, em número de 21, representavam os Estados brasileiros e o Distrito Federal. Depois, em face de criar-se outros Estados e de extinguir-se alguns outras estrelas apareceram e atualmente são elas 27.  Aliás, a Lei nº  5.443, de 28 de maio de 1968, permite a atualização do número dessas estrelas, sempre que necessário. Quanto ao lema, Ordem e Progresso, é de inspiração positivista, sob a influência de Augusto Comte, filósofo francês e foi extraído do lema político dos positivistas: O Amor por princípio e a ORDEM por base; o PROGRESSO por fim. Junto com as armas nacionais, com o  Hino Nacional e com o Selo Nacional, a Bandeira do Brasil  é, constitucionalmente, um símbolo oficial da República e sua data deve ser comemorada a cada  ano, em 19 de novembro.
O insigne poeta carioca e parnasiano, Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac (1865 - 1918),  merece uma referência muito especial nesta data. Ele é um dos fundadores da Liga da Defesa Nacional, em 1917 e autor  da letra do Hino à Bandeira Nacional,cuja música é de Francisco Braga. Foi sempre um cidadão preocupado com os valores cívicos e da nacionalidade, colocou seu talento a serviço do Brasil e a Liga que ele ajudou a criar é hoje uma instituição inteiramente voltada para a preservação desse civismo, inclusive nas comemorações do Dia da Bandeira.
Dia da Bandeira - A propósito da  data, a Liga da Defesa Nacional, Núcleo de Uruguaiana, fará, como em 2011, uma comemoração por todos os dias da semana de 12 a 19 de novembro. No altar  da Pátria será procedido o hasteamento da Bandeira Nacional a cada manhã, por representantes da Liga e com a participação de estudantes, especialmente das escolas municipais da cidade.
Por outro lado, a Coordenação Tradicionalista de Uruguaiana - CTU, deverá realizar mais uma Cavalgada das Bandeiras, como o faz há vários anos, sendo escolhido neste ano de 2012 o dia l5 de novembro, por ser feriado, o que facilitou a participação de mais integrantes. A saída foi pela manhã, com passeio pelas ruas centrais da cidade, até uma localidade no interior e retorno na parte da tarde, para o ato de arreação da Bandeira, às 18 horas.
 * Luiz Machado Stabile - Presidente da LDN - Núcleo de Uruguaiana.

2 comentários:

Anônimo disse...

ESSA NOSSA BANDEIRA NÃO MERECE TER ESTADO EM GABINETES DE FALSAS AUTORIDADES QUE NÃO HONRAM AS CORES DO POVO BRASILEIRO.

VER ULTIMO FIASCO: EX-PRESIDENTE DA CAMARA DE VEREADORES DE URUGUAIANA. EX-DELEGADO DE POLÍCIA. EX-SENADOR DEMÓSTENES. E, MAS DE UMA CENTENA DE OUTROS QUE AINDA NÃO FORAM DESCOBERTOS.

Anônimo disse...

esse falso profetas que tiram fotos sentados ao ladod da bandeira vulgarizaram tanto o culto a bandeira que hoje quase ninguém se preocupa com o dia da bandeira.