Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Irani Coelho Fernandes: um exemplo de superação e luta – Uruguaiana.

27 de nov. de 2012

Irani Coelho Fernandes: um exemplo de superação e luta – Uruguaiana.



Dando prosseguimento no bate papo com os eleitos ou reeleitos para o parlamento municipal, o Tribuna entrevistou o mais novo vereador do PP – Partido Progressista, Irani Coelho Fernandes. Em 2008, concorreu à vereança pela primeira vez, pelo PSB, conquistando 611 votos. Em 2012, recebeu 1.426 votos, o terceiro candidato mais votado pelo PP. Irani Fernandes nasceu em 7 de outubro de 1955, é casado, filho de Maciel Pereira Fernandes e Dorilda Coelho Fernandes. Foi Secretário Municipal e presidente do Clube Naval de Uruguaiana, é professor especialista em História do RS, pós-graduando em Gestão Social, Políticas Públicas,  Redes e Defesa de Direitos. Também é Militar Reformado do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.

Tribuna - Quais os fatores que contribuíram para sua votação?
Vereador Irani Fernandes - Primeiro, nós temos uma história de vida dedicada à sociedade.  Juntamente com a família e amigos  participamos, sempre de forma voluntária, de inúmeros projetos de cunho social, esportivo, cultural, educacional, ecológico, etc.  Acho que isso criou uma imagem muito positiva em torno do nosso nome e, na comparação com outros candidatos, foi um fator  importante para a decisão do eleitor. E, segundo, tão importante quanto o primeiro fator, foi a seriedade da nossa proposta  como candidato:  lutar pelo acesso aos direitos negados às pessoas – acessibilidade e inclusão social. Cito como exemplo:  todas as pessoas, entre as quais se incluem as idosas e as que possuem algum tipo de deficiência, têm direito, entre outras coisas, ao acesso à educação, ao tratamento de saúde adequado, ao lazer e ao trabalho. Para exercerem esses direitos e fortalecerem sua participação como cidadãos, têm necessidade de  atingir alguns objetivos, como o direito ao acesso aos prédios públicos, às edificações de uso público, calçadas, transporte coletivo, etc. E, nesse aspecto, em nossa Uruguaiana a acessibilidade não é  plenamente oferecida. O Poder Público não fiscaliza nem pune quem deixa de  cumprir a lei e não dá exemplos relevantes de que faz a sua parte. Há muita lentidão na execução, numa demonstração clara do descaso e da falta de respeito ao cidadão.

Tribuna - Em seu entendimento, qual é o papel e tarefa principal de um vereador?
Vereador Irani - O vereador é eleito para identificar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do próprio Legislativo e do Poder Executivo Municipal, os atos do prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. Portanto, o vereador é o fiscal do dinheiro público. Um preceito básico da democracia é a existência de um Poder Legislativo forte e independente. Sem isso, a democracia é deficiente, capenga. No Brasil, vivemos hoje uma grande distorção ao regime democrático. Nos três níveis o Executivo busca maioria a qualquer preço em nome da governabilidade. É onde parlamentares se tornam subservientes e fiéis aos interesses políticos e econômicos do Executivo e, normalmente, deixam de exercer livremente sua função de fiscalizador. Isso precisa ser mudado. Eu entendo que vereador deve ser independente, atuante, polêmico, e deve sempre ter a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar do que considerar que esteja errado. Deve agir com conhecimento e desarmado de ódios ou rancores. É isso que a população deve observar e cobrar de seus representantes. Aliás, a população precisa frequentar as reuniões do Legislativo,  para saber como estão se comportando os “representantes do povo”. Também é válido lembrar que ao vereador é sempre cobrada a função de assistente social. Claro, isso não é sua função. ISão os costumes “coronelísticos” que persistem, como herança política da República Velha. Infelizmente, ainda se pensa assim, o que torna desfigurada a ação política. Essa mentalidade tanto compromete o eleitor, vítima maior, por falta de educação política, quanto ao vereador que vê nessa prática a possibilidade de manter o vinculo com seu eleitorado. 
  
Tribuna - Quais são suas principais metas para os próximos anos?
Irani - Teremos um mandato de 4 anos pela frente. Pretendo exercer o cargo na plenitude das responsabilidades e dos deveres de um representante político, respaldado pela vontade do eleitor. Minha principal meta: dedicação integral ao propósito da nossa proposta de campanha: um mandato pela vida, pelos direitos, acessibilidade e inclusão social.

Tribuna - Algum projeto político em especial?
Irani - Sim. Quero me preparar muito para ser prefeito de nossa cidade.

Tribuna - O que espera do novo Governo Municipal?
Irani - Desejo que tenha competência para governar e administrar os conflitos. Facilidade de diálogo, que respeite a independência do Poder Legislativo. E que ouça a comunidade para dar prioridade às políticas públicas.

Tribuna - Quais são as maiores carências do município?
Irani - Como já ficou evidenciado na campanha política, os maiores problemas estão na saúde, tanto na cidade quanto na zona rural. Atendimento secundário de saúde – postos sem médicos, quadro clínico, clinicas especializadas, deficiência na gestão, falta de medicamentos, etc. Depois vem o desemprego. Tarefa que exige ser atacada com prioridade. A melhor política pública é o emprego. Destaco ainda: acessibilidade de maneira geral, a questão da segurança pública, o transporte coletivo e ações de esporte e lazer, de modo a envolver nossos jovens e adolescentes em atividades lúdicas sadias.     

Tribuna - O que é mais urgente em Uruguaiana?
Irani - A implantação integral do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. Através do SUAS, com aportes financeiros do Governo Federal será possível atender e acompanhar, por meio dos CRAS ou CREAS, as pessoas e famílias em estado de vulnerabilidade social. O direito à Seguridade Social está previsto na Constituição. Esse direito não está sendo oferecido integralmente em Uruguaiana, faltam projetos, programas, redes sociais que atendam as carências da cidade.

Tribuna – Suas considerações finais:
Irani - O Vereador consciente deve pautar sua participação de modo a contribuir efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar e se organizar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Sr. Irani, sucesso !!!
Uruguaiana necessita de novas lideranças,estamos carentes de líderes sérios e confiáveis.
É bom saber que poderemos contar com pessoas como o senhor como opção para o executivo futuramente.

Anônimo disse...

Concordo, ele deve se eleger Governador do Lions.

Anônimo disse...

sendo eleito governador do lions não podera desempenhar seu mandato parlamentar. isso é o que eu chamo de carreirismo.

precisamos de parlamentares com dedicação exclusiva e que não seja vinculado a sindicados, igrejas, clubes de serviços (lions, rotari), maçonaria e escolas de samba.

póis o povo que precisa de melhorias, de qualidade de vida não pertencem a Lions, rotari, maçonaria, etc ...

essa mistura nunca surtiu os resultados devidos.

Irani, teu negócio é continuar sendo fuzileiro naval, não precisamos de um ente superior para dar tramitação nos assuntos da nossa camara de vereadores.