Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Verdade, por Gabriel Novis Neves

28 de jan. de 2016

Verdade, por Gabriel Novis Neves

Verdade
A nossa educação vai de mal a pior. Múltiplos fatores compõem esses ingredientes de atraso nacional. Seria estafante enumerá-los, sendo a maioria do conhecimento público.
Talvez, esse processo “maligno” tenha o seu início logo nos primeiros dias da vida extrauterina.
Embora, nessa idade a criança não possua ainda capacidade de entender, a falta da verdade nas relações pais e filhos, seja o início de toda essa tragédia humana.
Educadores modernos e mais esclarecidos recomendam que mesmo nesses primeiros dias, há necessidade dos pais conversarem com os seus filhos transmitindo todo seu amor, usando sempre a verdade. De tanto ouvir o certo, essa criança ao adquirir o seu poder cognitivo, dificilmente se surpreenderá ou traumatizará com aquilo que desde cedo se acostumou a ouvir. Como exemplo, poderei citar o caso das crianças adotadas. Seus pais não biológicos, apesar, de todo o amor dedicado a elas têm dificuldades em saber se dizem a verdade sobre a sua origem genética ou não.
Em que fase da vida dessa criança seria o momento ideal para a revelação?
Pesquisas apontam que muitos pais preferem esconder dos seus verdadeiros filhos não biológicos a sua correta identidade. Quando a criança fica sabendo sobre a sua verdade, o trauma é muito intenso. Outros deixam para o tal momento oportuno, que é inoportuníssimo quando adulto seu filho descobre que seus pais são mentirosos, numa hipócrita situação de protegê-los.
A criança tem que ouvir desde o seu nascimento que ela não saiu da barriga da mamãe, mas, é tão querida e amada como se fosse igual a maioria dos bebes.
A mania de esconder a verdade das crianças parece que faz parte da nossa cultura.
Em uma educação onde é descoberta pelos filhos a mentira, seus resultados são os mais desastrosos possíveis, criando a desconfiança e falta de amizade no relacionamento pais e filhos.
Quando as novelas de televisão em horário nobre há anos vêm martelando sobre adoção de crianças, onde fica nítido o preconceito que jamais deveria existir sobre o filho não biológico, já passou o momento de uma reflexão sobre esse assunto.
Os pais deveriam aprender a dizer sempre o sim aos seus filhos como início do diálogo.
A educação necessita urgentemente melhorar preparando a criança para a vida.
O início tem que ser em casa sem artifício da mentira incompatível com a educação. Só a verdade salvará as nossas crianças.

Nenhum comentário: