Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Preservar, mas que bicho é esse?

22 de abr. de 2009

Preservar, mas que bicho é esse?


Em Uruguaiana, em operação concluída na primeira hora da tarde, desta quarta-feira, dia 22/04, 22 animais silvestres foram apreendidos nos pátios da IMUL, por ação de um contingente de 19 homens da Polícia Federal, fiscais do Ibama (Uruguaiana e Santa Maria), Brigada Militar e policiais rodoviários federais.

Segundo o diretor da Imul, João Francisco Tellechea Filho, a empresa de 57 anos está de luto, a comunidade solidária, lamentando a perda do espaço; destacando as crianças e escolares que usualmente frequentavam o abrigo para conhecerem de perto animais silvestres. João Francisco salienta que em 1999 – o grupo de voluntários havia solicitado a regulamentação da minireserva, sem obter resposta dos órgãos competentes. Também, foi lavrado auto-infração com multa de R$ 61 mil.

O gerente da Importadora, Danilo Gonçalves, considerou o procedimento de três horas e meia – “uma operação de guerra” injusta contra cidadãos de bem. Ato de truculência para resgatar animais recebidos, tratados e acarinhados – sem custo algum para qualquer órgão. Uma iniciativa espontânea e louvável da direção e funcionários que nos últimos 20 anos nunca capturou um exemplar sequer e apenas recebeu animais feridos ou abandonados por proprietários. As despesas de alimentação, veterinário e manejo eram custeadas pela IMUL. Gonçalves narrou ainda que o abrigo serviu ao próprio Ibama quando o órgão não tinha onde deixar animais resgatados.

O IBAMA informou que a apreensão foi baseada no descumprimento da Instrução Normativa 169 de dezembro de 2008 que regulamenta a manutenção de animais silvestres. Todos foram transportados para o Criadouro Conservacionista São Braz – no Passo da Ferreira - Santa Maria.

19 comentários:

Valeria del Cueto disse...

Teje preso! Lá se vai a bicharada... O alerta foi dado pelo nosso "companheiro do Orkut Mauro Guillherme Copello. A matéria é de Rubens Montardo mas, por um problema de configuração do nosso blog, tive que posta-la novamente.

Unknown disse...

Ridiculo o que o Ibama fez, gostaria que eles tratassem os traficantes de animais da mesma maneira, com crueldade e descaso. Não dá prá admitir uma crueldade dessas. Não dá prá aceitar que a comunidade de Uruguaiana se cale diante de tanta prepotência. Muitas vezes me pergunto, quem são os animais ???

Emílio Jacques disse...

Com certeza, o "bicho homem" ainda tem muito a aprender com os animais. O que aconteceu aqui, certamente aconteceria também lá em Sucupira, caso esta existisse.
Sempre digo que Uruguaiana vive "fora da casinha" pelas coisas que aqui acontecem. Este último fato, lamentável diga-se de passagem, não deixa dúvidas quanto à isso. Devemos pensar se nossas tristezas e desarmonias devam recair sobre criaturas de Deus que, não por acaso, encontraram e se encontraram em um ambiente protegido, com respeito à vida animal, atenção e cuidados. Digo isso porque com certeza, existe aí a figura do dedo-duro, insatisfeito com o mundo que o cerca. E que se cumpra a Lei, não a insana... a Divina!

Unknown disse...

Que situação triste que aconteceu com esses inocentes animais e as pessoas de bom coração que os tratavam com tanto carinho.Deixo aqui minha solidariedade a todos que se preocuparam e trataram com amor esses bichinhos.A lei dos homens é injusta mas Deus está vendo a crueldade que foi feita.

Anônimo disse...

Isso é uma vergonha.. o IBAMA é uma VERGONHA!!!

Anônimo disse...

Choramos junto com os voluntários quando a matéria passou na RBS, foi um absurdo,uma crueldade com os animais, com os voluntários e com a cidade que os acolhiam , o que eles pensam que são? Arrancando os animais de suas casinhas assim, usando de brutalidade no lugar em que eles só receberam cuidados e amor!!! Família Imul,levantem a cabeça, vocês são um orgulho para nossa cidade, para todos que amam os animais ,obrigado pelos 20 anos de dedicação e amor!!! ASS: Família Quintana Vieira

Anônimo disse...

Gostaria de entender porque o IBAMA se preocupa em "proteger" apenas os animais e meio ambiente que geram multa para quem os cuida ou é responsável.

Sandra disse...

Estou agradecida a todas as pessoas que dedicaram cuidados e carinho aos animais da IMUL o que se tornou um cartão postal na entrada da nossa cidade.Certamente as pessoas que praticaram esta crueldade não são Uruguaianenses porque nos arrancaram um PATRIMÔNIO valioso.

Anônimo disse...

É uma pena que não temos mais um local para entregar animaizinhos que encontramos doentes e atropelados na estrada, porque quando o IBAMA os recolhe nunca mai sabemos para onde foram, se estão bem tratados ou se foram parar em um ambiente adequado.

Miguel A. disse...

Muias crianças da cidade só conhecem estas espécies de animais porque tiveram a oportunidade de ver ali na IMUL, ali aprendiam uma relação de cuidado e respeito aos animais.

iara da costa disse...

Aconteceu aqui na minha cidade,é com muita tristeza e dor.Eu me pergunto sera que o IBAMA esta preocupado ou sera um disfarce para desviar algum problema,porque são animaizinhos faceis de prender,seria dificil prender o bicho HOMEM.

Carmem Fagundes disse...

A ridícula ação deflagrada pelo Ibama não se deu por amor à recente instrução normativa 169/08. É evidente que nasceu de vaidades buscando holofotes. Pegou mal. Faltou luminosidade ao aparato policial que a respaldou. Seus integrantes deveriam ter presente que a Constituição, maior que a tal instrução, nos garante segurança e os encarrega de alcançá-la. É o que deveriam fazer...até mesmo para justificarem os salários que ganham. Em lugar de ae prestarem para uma ostensiva,desnecessária e humilhante apreensão de animais bem tratados, sem que houvesse prévia recusa de entrega voluntaria por parte de seus guardiães, deveriam combater a criminalidade, fazer a apreensão de drogas, material eletronico, e muitas outras coisas que ingressam irregularmente no País.

Anônimo disse...

EMENTA: MANDADO DE SEGURANÇA. IBAMA. APREENSÃO DE ANIMAIS SILVESTRES EM CATIVEIRO. Em situações em que existe largo convívio entre as pessoas envolvidas no processo e o animal apreendido pelo IBAMA, deve ser mantido o "statu quo", de forma a permanecer o animal junto ao ambiente que lhe é familiar, podendo a alteração da situação acarretar-lhe estado de solidão que, muitas vezes, culmina com sua morte. (TRF4, AMS 2006.71.00.010149-2, Terceira Turma, Relatora Maria Lúcia Luz Leiria, D.E. 23/01/2008)

Maria Lúcia disse...

Concordo que os animais silvestres tem de viver em seus habitats. O revoltante foi ver a forma como os bichinhos foram "arrancados sem piedade" de onde estavam há anos, com a concordância, o aceite E COM A CONIVÊNCIA do Ibama!
Aquilo que fizeram foi um acinte aos animais, à sociedade, às pessoas que lutam pela proteção e contra os maus tratos aos animais! E o pior de tudo é que tal brutalidade foi feita pela própria entidade -que só existe para isso: assegurar a defesa e coibir a crueldade aos animais e a natureza!
UMA VERGONHA! UMA VERGONHA SABER QUE OS PROFISSIONAIS QUE SÃO PAGOS POR NÓS PARA FAZER O BEM E PRESERVAR A INTEGRIDADE FÍSICA E PSICOLÓGICA DE INOCENTES AJAM DESSA FORMA GROTESCA, ABOMINÁVEL, MONSTRUOSA E NOJENTA!!
O Ibama devia se preocupar em combater as falcatruas existentes dentro de suas dependências - jogo de interêsse é algo que deveria ser banido do mapa qdo se trata da questão ambiental. Eles não estão preocupados com os animais em si e sim com os ganhos que irão ter - ou que deixaram de ter... Quem realmente se preocupa com os animais não os atira para dentro de gaiolas como fizeram os nossos "fiscais"... Operação de guerra deviam fazer quando se trata de coibir crimes ambientais - mas daí ficam cheios de dedos, não querem se envolver, não querem correr o risco de se meterem com gente importante!
Eu afirmo que os próprios fiscais do Ibama cansaram de levar animais para a Imul - no entanto, de uma hora para outra a "coisa" mudou... Estranho... O que será que eles deixaram de ter? o que será que deixaram de ganhar??? ou a pergunta seria: o que vão ganhar? Muitas perguntas - e as respostas, fiscais?
Outra questão: qual a razão do aparato policial??? provavelmente a cidade não estava precisando de nenhum policial nas ruas, afinal é uma cidade tranquila, de uma paz sem tamanho... O Ibama requisitou o apoio da Brigada Militar, da PRF... aliás, tinha cavalos no criatório da Imul? sim, pois pelo que sei, alguns PRFs gostam é de "caçar" cavalos na BR...
Perdoem, mas minha indignação não tem tamanho! E não tenho medo de quem quer que seja - NA ENQUETE DE VCS, MINHA RESPOSTA É ÓBVIA: PEGAR! PORQUE LARGAR FICA PARA OS ACOMODADOS E COVARDES!
EM TEMPO: gostaria de colocar que, GRAÇAS A DEUS, O QUE FALEI A RESPEITO DA INTEGRIDADE E IDONEIDADE DOS FISCAIS NÃO SE APLICA A TODOS!!!! EXISTEM PESSOAS DE BEM DENTRO DO IBAMA, ASSIM COMO DENTRO DE QUALQUER ÓRGÃO PÚBLICO OU NÃO.
A ÚNICA CERTEZA QUE TENHO É A SEGUINTE: O QUE É PODRE DEVE SER SEPARADO, EXTIRPADO,EXTERMINADO, PELO BEM DE TODOS!!! E PARA EVITAR QUE SITUAÇÕES GROTESCAS E DIGNAS DE BÁRBAROS DA ÉPOCA DAS CAVERNAS!

Maria Lúcia disse...

GOSTARIA DE SABER DO IBAMA QUAL A PORTARIA QUE NORMATIZA A APREENSÃO, REMOÇÃO E O TRANSPORTE DE ANIMAIS SILVESTRES - QUERO TER A CERTEZA DE QUE "ENFIAR" UM BICHINHO DENTRO DE UMA CAIXA MINÚSCULA E PREGAR COM PREGOS É O "CORRETO".. E ESSA INFORMAÇÃO O IBAMA DEVE A MIM, A SOCIEDADE, POIS ÓRGÃOS PÚBLICOS (FEDERAIS, ESTADUAIS OU MUNICIPAIS) OBEDECEM AO PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA, DA PUBLICIDADE, DA LEGALIDADE, DENTRE OUTROS...

Maria Lúcia disse...

APROVEITANDO A DEIXA, JÁ QUE O IBAMA ESTÁ QUERENDO "TRABALHAR", SE FOR DE SUA ATRIBUIÇÃO, QUE VENHA O QUANTO ANTES TIRAR OS MORCEGOS QUE HABITAM O FORRO DO PRÉDIO DA DEFREC - JÁ FORAM COMUNICADOS A VIGILÂNCIA SANITÁRIA, A SECRETARIA DA SAÚDE, O MEIO AMBIENTE... E ATÉ AGORA NINGUÉM FEZ NADA! APOSTO QUE SEU DESSES MORCEGOS FOR MORTO, O "MATADOR" SERÁ CRUXIFICADO E LEVADO AOS TRIBUNAIS!
AFINAL, DE QUEM É A ATRIBUIÇÃO?

Anônimo disse...

BRIGADA MILITAR, IBAMA TENTARAM MOSTRAR TRABALHO PARAM QUEM MESMO? TALVEZ A BRIGADA MILITAR VENHA APOIAR NESSE TIPO DE AÇÃO EM FUNÇÃO DAS POUCAS OCORRÊNCIAS E BARBÁRIES QUE TEM ACONTECIDO EM NOSSA CIDADE.....ESTÁ SOBRANDO TEMPO PARA ESSE TIPO DE OPERAÇÃO SEM NEXO NENHUM...A POLICIA FEDERAL QUEM SABE NUMA CIDADE DE FRONTEIRA NÃO TENHA MUITO TRABALHO PARA FAZER E RESOLVEU MOSTRAR UM POUCO DE SERVIÇO PARA ALGUÉM DE FORA DA CIDADE APLAUDIR ESSA INTELIGENTE AÇÃO........SIMPLESMENTE RIDÍCULA A SITUAÇÃO.O IBAMA DEVERIA SE PREOCUPAR COM A QUANTIDADE DE ANIMAIS MALTRATADOS E UTILIZADOS PARA TRANSPORTE EM CARROÇAS EM URUGUAIANA(ALIÁS ESTES DEVERIAM SER PROIBIDOS POR LEI) E COM CÃES ABANDONADOS QUE SÃO UMA AMEAÇA PARA SAÚDE DA POPULAÇÃO...PESSOAS ERRADAS NO LUGAR ERRADO..DESASTRE DE OPERAÇÃO QUE DEIXOU REVOLTADA A POPULAÇÃO!!!!ALIÁS ONDE ESTÃO ESSES POBRES ANIMAIS? VIVENDO EM QUE CONDIÇÃO?

Anônimo disse...

TÁ COM CARA DE BRIGUINHA PESSOAL, LEVANDO AO EXTREMO. VINGANÇA MESMO!!
MAS NESTE CASO QUEM PAGA A CONTA DA RICHA SÃO OS ANIMAIS E NÃO A PESSOA.

Marco Buslins disse...

COPIO AQUI COMENTÁRIO DE LEITOR EM ZEROHORA.COM.

"Alessandro Medeiros
24/04/2009 11:17Há mais coisas por tras das cortinas: Dica 1: Tarso Isaia e Santos Braz são compadres. Dica 2: Braz ganha dinheiro cobrando visitas "educativas", chegando a valores perto de 100 mil reais por ano, livre dos impostos que teria sendo zoologico. Dica 3: É o Tarso, agente do IBAMA, que autoriza estas visitas. Dica 4: Possiveis irregularidades na papelada de entrada e saida dos animais apreendidos em SM. Dica 5: Envolvimento de "peixe grande" no assunto, inclusive autoridades. Vão querer ir a fundo?"

A partir desse comentário, os interessados podem procurar informações a respeito dessa "sociedade".