6 de dez. de 2009

A Sanga de Pedro Lira dá a Marco Aurélio Vasconcellos a sua terceira Calhandra de Ouro.

A SANGA DO PEDRO LIRA
Letra: Demétrio Xavier
Música: Marco Aurélio Vasconcelos

( O campeiro absoluto)
Tem coisa que sempre são
Tem coisas que ninguém tira
Sempre haverá cerração
Na Sanga do Pedro Lira

(A natureza )
Não importa se é verão
Tanto faz se o vento vira
Passarás com cerração
A Sanga do Pedro Lira

(as enganadoras coisas humanas)
Pode a lei virar mentira
Pode o sim tornar-se não
E a Sanga do Pedro Lira
Inda terá cerração


( conhecimento formal X verdade popular )
Se um homem de razão
Provar que a terra não gira
_ Não negará a cerração
Da Sanga do Pedro Lira

( a ecologia )

Pode ir-se embora a traíra
Pode morrer o chorão
Na Sanga do Pedro Lira
Ficará cerração

(as crenças populares )
Há quem tema assombração
Tem quem já viu curupira
Eu creio na cerração
Da Sanga do Pedro Lira

( O apocalipse)

Vi o mundo pira
Ardendo num Vermelhão
-E a Sanga do Pedro Lira
Tapada de cerração

(os tempos modernos )
Nada mais causa impressão
Nada a ninguém admira
_Nada ergue a cerração
Da Sanga do Pedro Lira

(as paixões )
Eterna correr a paixão
Sob a fumaça á cerração
_Igualzinha á cerração
E á Sanga do Pedro Lira

6 comentários:

  1. Antonio Marquez7/12/09 18:07

    O prefeito decretou que a Califórnia foi um SUCESSO e basta.

    ResponderExcluir
  2. Que profundidade tem a letra desta canção.Deve ser a mesma de um pires.

    ResponderExcluir
  3. uma das melhores musicas que eu já ouvi!!!

    parabens

    ResponderExcluir
  4. Ricardo William França24/2/10 11:30

    Tchê toda obra de respeito tem um berço de criação e esta não é exceção, pois Demétrio Xavier um músico de grande sensibilidade foi muito feliz em trasformar um relato regional, num poema de grande genialidade.

    Parabéns ao Demétrio e aos amigos que tornaram musical estes versos, pois foi vencedora por merecimento.

    ResponderExcluir
  5. ESSA MUSICA É UMA NEGAÇÃO
    E QUEM OUVE QUASE PIRA
    MAS SEMPRE HAVERÁ CERRAÇÃO
    NA SANGA DO PEDRO LIRA....

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8/4/11 22:31

    Fico extremamente decepcionado com esses "guris" que falam mal da cultura gauchesca, eu Felipe Querol sai de Uruguaiana para estudar e tenho muita saudade dessa terra tão linda que é Uruguaiana, um clima tão gostoso(não to sendo ironico, eu tenho muita saudade do clima =P) e enquanto uma das poucas coisas que me faz lembrar minha cidade é essa musica, fico aborrecido com a falta de senso comum e tradicionalismo, ficam esnobando as tradições mas a primeira chance que tem pra se mostrar pros outros falam "Sou Gaucho!" tsc tsc de gaucho de apartamento o estado ta cheio precisamos é de jovens dispostos a continuar essa tradição tão bela e invejada por muitos estados e paises.O Rio Grande do Sul é um dos unicos se não o unico estado que antes dos jogos de futebol canta o hino do estado nós somos exemplo de tradição.E tenho dito.
    Felipe Querol

    ResponderExcluir

Assine seu comentário. Caso contrário, ele poderá ficar retido em nossos filtros.