Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: A Doutrina Espírita - Uruguaiana.

6 de set. de 2012

A Doutrina Espírita - Uruguaiana.




Uruguaiana, conta hoje com 13 casas espíritas que seguem uma doutrina federativa, circulam semanalmente entre elas cerca de 1,2 mil pessoas. Os seguidores buscam em sua maioria receber o “passe”, que trata-se de uma prática que busca o equilíbrio do espírito. Juares Leguiza Miranda (foto), presidente da União Municipal Espírita de Uruguaiana explica um pouco mais sobre o essa doutrina, “para o espiritismo, os seres humanos devem se reconhecer como seres espirituais, que fazem parte de um processo evolutivo, com ciclos de experiências onde o espírito é imortal, apenas o corpo físico morre, para que possamos dar fim aquele ciclo e iniciar outro. Criando assim a prática dos ensinamentos de Cristo que são a caridade, o amor ao próximo e a reforma íntima” explica Miranda.
Geralmente as doutrinas espíritas traçam como sua diretriz a caridade, e efetuam vários projetos sociais, no caso do Centro Espírita Amor e Caridade, são realizadas três atividades permanentes, trabalham com cerca de 60 crianças todos os sábados de março a dezembro, onde recebem almoço e atividades pedagógicas, dentre outras. Praticam também o “Rancho das Vovós”, hoje com 40 avós em situação de vulnerabilidade, estas são reunidas uma vez no mês para um momento de lazer, estudo e a apresentação de algum trabalho espiritual, ganham também uma cesta básica, têm ainda um terceiro projeto que é o “sopão” servido de maio a setembro, todas às quintas-feiras, e distribuídos na Vila Tarragó. Estes trabalhos são possíveis graças as parcerias com o Lions Clube, Rotary Club Sudoeste, que ajudam a manter os projetos. Todas as atividades são realizadas sem fins lucrativos.
O Espiritismo surgiu em 1857 com o lançamento do Livro dos Espíritos, pelo cientista francês Allan Kardec, onde ele realizou todo um trabalho em torno da mediunidade. Neste livro, que é a leitura básica para um entendimento desta doutrina, Kardec revela que o Espiritismo não busca ser mais uma religião, e sim a compreensão do homem como um ser espiritual, tudo que ele cita na sua obra, ensina a combater uma visão materialista. Uma das principais características do Espiritismo é o Tríplice Aspecto, que é a religião, a ciência e a filosofia, porém nenhuma sobrepõe a outra, todas têm o mesmo valor, sendo também uma doutrina estritamente educativa, “Espírita” é aquele que está estudando para compreender a vida na sua amplitude e a si mesmo.
Para seguidores da doutrina deixada por Kardec, o mundo espiritual é tão real quanto o mundo físico em que vivemos, e ainda compreende-se que lá é o verdadeiro lar do espírito, a Terra é apenas uma passagem para que possamos enfrentar várias provações e assim evoluímos nesse processo espiritual. O entendimento como seres espirituais e os estudos ajudam ao reconhecimento do nosso potencial, identificando em Jesus o maior exemplo do espírito reencarnado na terra, e adotando assim a moral cristã.

Saiba o endereço das 13 casas espíritas, em Uruguaiana: SOCIEDADE ESPÍRITA PAZ EM JESUS:localizada na rua Júlio de Castilhos, nº. 2149; PAZ EM JESUS EXTENSÃO - rua Rodrigues Portugal, 1058;FRATERNIDADE ESPÍRITA AMOR E CARIDADE, rua Bento Martins, nº. 2314;SOCIEDADE ESPÍRITA FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE, na rua Sete de Setembro,3085; FRATERNIDADE ESPÍRITA ROCHESTER, na rua Santana, 3375; SOCIEDADE ESPÍRITA MIGUEL ARCANJO, na rua 15 de Novembro,3127; SOCIEDADE ESPÍRITA AMOR E VERDADE MIGUEL FELIX, na rua Eustáquio Ormazabal, 2179; SOCIEDADE ESPÍRITA FÉ E AMOR, na rua Andradas, 1071; SOCIEDADE ESPÍRITA JOSÉ BONIFÁCIO, n rua Quadra “A”, nº 1-a – Cohab I – Professor Alexandre Záchia; SOCIEDADE ESPÍRITA LUZ E VERDADE JOÃO MONTANI, na rua Borges de Medeiros,3387 – Bairro Mascarenhas de Moraes; SOCIEDADE ESPÍRITA SENDA DE JESUS, na rua Santana, 2312; GRUPO ESPÍRITA A CAMINHO DA LUZ, localizado na rua Íris Valls, 2036; e a SOCIEDADE ESPÍRITA PONTO DE LUZ, na Cohab II – Dr. Emílio Brandi, Casa 256. 

Nenhum comentário: