Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: DESPACHANTES DE URUGUAIANA DISCUTEM O NOVO PROCESSO DE EXPORTAÇÃO BRASILEIRO

12 de jul. de 2017

DESPACHANTES DE URUGUAIANA DISCUTEM O NOVO PROCESSO DE EXPORTAÇÃO BRASILEIRO



A Declaração Única de Exportação foi tema de palestra realizada pelo Sdaergs

Ocorreu na última terça-feira (11), na sede do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul, em Uruguaiana, a palestra técnica sobre a Declaração Única de Exportação (DU-E), promovido pelo sindicato e ministrado pelo Despachante Aduaneiro e Professor Mário De La Vega.

O presidente Lauri Kotz abriu o encontro técnico salientando as mudanças que vem sendo idealizados pelo Governo Brasileiro, através do Ministério Indústria, Comércio Exterior e Serviços no sistema processual aduaneiro do país. De acordo com o presidente, as mudanças são decorrentes do acordo Internacional firmado pelo países membros da Organização Mundial de Aduanas (OMA), que busca a padronização dos sistemas de processos alfandegários e de comércio exterior Internacional.

O palestrante debateu com os participantes o novo formato de tramitação dos processos de Exportação apresentado pelo DU-E. O novo sistema foi implantado em outubro de 2016, como projeto piloto, entrando em funcionamento em definitivo em Março deste ano no modal aéreo. Recentemente os Portos de Santos (marítimo), Foz de Iguaçu (Rodoviário) e Uruguaiana (Rodoviária), também começaram a receber os processos pelo novo sistema, porém, segundo a Receita Federal, ainda há adaptações para serem feitas. O Professor equiparou os procedimentos realizados pelos operadores atualmente e as mudanças apresentadas pelo DU-E, a principal delas, a unificação das informações no Portal de Exportação. Com o novo sistema a Nota Fiscal ganha ainda mais importância processual. O palestrante entende que através do DU-E  haverá maior agilidade nos desembaraços aduaneiros.

No final do encontro foi reafirmado pelo presidente Lauri Kotz a realização da mesma palestra nas cidade de São Borja e Sant’ana do Livramento, ainda este mês de julho.


Studio na Colab55

Nenhum comentário: