Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Felice contesta dados do IBGE

22 de nov. de 2010

Felice contesta dados do IBGE


O prefeito Sanchotene Felice, não concorda com os números finais do Censo do IBGE 2010 relativos ao Município. Para o IBGE, o Município vem reduzindo sua população há 10 anos, o que, no entender do Prefeito, não tem a menor consistência. Se o Município não se caracteriza como sendo de emigração; se caem suas taxas de mortalidade e mantém-se estáveis suas taxas de natalidade, a “população não pode decrescer”. Sanchotene diz ainda que pelo Censo 2010, Uruguaiana conta com 41.831 domicílios, sendo 37.241 na área urbana, e 4.590 na rural. Com média de 3,3 pessoas por domicílio, como aponta o IBGE, haveria uma população de 138.042 habitantes, superando em 12.766 pessoas, o número apresentado pelo IBGE – 125.276 habitantes. Dados do Poder Executivo apontam média de 4 habitantes por domicílio, portanto, nossa população seria de 167.324 habitantes. Nunca 125.276 pessoas.
O prefeito Felice protocolou ofício ao Chefe da Agência do IBGE em Uruguaiana, José Antônio Insabrald, evidenciando equívocos do Censo 2010 relativamente à Uruguaiana. Destaca o número de eleitores, mortalidade muito menor que natalidade e taxa geométrica anual apresentada de 1,20%, portando indicadores inequívocos de crescimento e não de decrescimento. Na rede escolar básica confirma-se tal conclusão.

55 comentários:

Anônimo disse...

Desaforo deste IBGE, com estes números Uruguaiana jamais Vencerá! São nossos inimigos número 333.

Anônimo disse...

Te segura IBGE agora vai começar o SER SUPERIOR a amaldiçoar todos vcs.

Anônimo disse...

O Toldinho não é da fanfarra mas é um fanfarrão. PMU x IBGE mas que figura.
agorinha tavfa na tv dando explicação que o dinheiro devolvido foi bom negócio pra saúde de uruguaiana. O toldo tá toldo perdido.

Vanessa disse...

dinheiro que era destinado para a saúde e nao sería "aproveitado adequadamente" e logo devolvido: POOOOOOOOOODE....
dinheiro destinado para obras públicas e mal aproveitado e nunca foi devolvido... NAO PÓOOOOOOOODE...
vamos por mais!!!!!!!

interpretando: o IBGE MENTE!!!!...
ok... não sei vcs... mas entre acreditar nos dados do IBGE ou nas palavras do Felice... sinceramente fico com a primeira.

Anônimo disse...

Quando começou o Censo ele começou também a fazer sugestões de que se a cidade tivesse a população aumentada, tería mais verbas para ajudar a população.E não foi uma, mas varias vezes que ele sugeriu.Se ofereceu para auxiliar no Censo e a gente já sabia o interesse dele.Números e estatística com tecnologia, tudo fruto ainda do trabalho de jovens sérios, probos e interessados não se contesta assim seu prefeito.E quanto às verbas, parece que estão sobrando, afinal a gastança continua e tem verbas voltando para Brasília.E já que o senhor quer que a população aumente,peça ao general da banda do planejamento que crie um programa de replanejamento familiar com incentivo, e depois reforce o salário dos obstetras para que façam mais e mais partos.Continue arrumando brigas que o senhor vai ver a cidade diminuir mais ainda.Experimente brigar mais um pouco com o transporte internacional e os despachantes que o senhor verá a cidade minguar.

Constancio Arlindo Pereira de Borges disse...

Estou aqui no nosso Alegrete e acabo de ler essa besteira do prefeito de vocês aí.Mas olha, o pessoal aqui da minha empresa riu muito agora quando fui contar na hora do café.Imagina que aqui diminuímos de 84 mil para 77 mil.Diminuímos muito mais do que vocês e nem por isso o prefeito daqui resolveu contestar os números.Mas credo, que fiasco.Olha, e se quiserem, a gente continua às ordens para fazer partos daí.Pode mandar que a gente vai tentar conquistar essas pessoas para que fiquem aqui.E até acho que vamos conseguir porque se continuar assim o véio vai brigar com todos.

Anônimo disse...

Ta certo Prefeito Felice. Em Bagé o profeito Mainardi (PT) tamém contestou os números apresentados pelo IBGE. Requereu nova contagem e foi bem sucedido. Para os idiotas que brincam com este erro vale dizer que a recontagem de Bagé recolocou o município num ranquim que melhorou o retorno financeiro oriundo dos impostos que o município tem direito para melhorias de sua comunidade. É bom todos nós torcermos para que o Prefeito tenha êxito nesta tarefa de constestar o IBGE, isto resultará em benefícios ao municipio de Uruguaiana.

Anônimo disse...

O toldinho poderoso, só esta faltando brigar com a barbie ,porque ela não se elegeu , que egocentrito , será que as autoridades deste municipio vão continuar a compactuar com este gestor .

Anônimo disse...

Confirmado então que as pessoas sumiram de Uruguaiana!
Taí gente. Foram povoar outras cidade. Deixaremos de receber verbas publicas federais.
uha uha!
Tai o preço da falta de empregos!

Anônimo disse...

O IBGE tem toda razão só de uma família que conheço são mais de 12,eu disse doze,pessoas que daqui imigraram para Santa Catarina,nos últimos cinco anos,fora os que já nasceram por lá.NÃO TEM TRABALHO DIGNO PARA QUEM TERMINA OS SEUS ESTUDOS.Lá neste estado tem umas cidades com enormes redutos de Uruguaianenses.É uma pena,mas nossa cidade vai ficar só com os aposentados.VOU ME EMBORA PRÁ PASSÁRGADA...

Anônimo disse...

EU NÃO FUI QUESTIONADO PELO CENSO!!!

Anônimo disse...

e a vanessa que axa disso tudo?

Anônimo disse...

Qdo o PMDB falava em êxodo dos filhos de Uruguaiana, eu não acreditava. Taí!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Mas trouxemos pra cá uma grande fábrica de santa catarina, por exemplo: barriga verde.

Anônimo disse...

Caro âncora das 23:52 Eu sinto uma ira enfurecida, desmedida, quando este bando de letrinhas minúsculas tipo CORSAN, UNIMED, AESUL, ALL, APEMU, SIMUR, SIMERS, dentre outras, tentam se fazer de grande pra cima de mim...

Anônimo disse...

Pra que contestar, se a verba ele devolve?

Anônimo disse...

Infelizmente, as pessoas estão fugindo de Uruguaiana, de nada vale uma cidade bonitinha, sem futuro algum, não existe emprego, a cidade esta completamente parada.As firmas que tem, estão diminuindo o nr de funcionários, pois não conseguem receber em dia a quem prestam serviços.Florianópolis esta abraçando muitos Uruguaianenses.obs: para festa aparece sempre dinheiro.O carnaval que o diga, PMU desenbolsa e o povo é quem paga.

Anônimo disse...

O IBGE tem errado e feio nessa contagem.O Prefeito tá certo, tem que requerer uma recontagem. Ele é um funcionário público e como tal empregado para lutar pelo bem do município.
Por outro lado esse transito de pessoas entre uma cidade e outra é normal.A falta de empregos é geral. Em tudo que é cidade tem gente desempregada, principalmente cidades como Uruguaiana onde sempre predominou a plantação de arroz e a criação de gado.Por outro lado gostar de cidades litorâneas não é crime, todo mundo prefere pois realmente é muito melhor. Eu sai de Uruguaiana em 1983 pra fazer um curso superior e estou até hoje fora da minha terra natal. E o Prefeito de Uruguaiana era o ... aquele coronel ... Ninguém sai por causa do prefeito. A vida nos conduz.

Anônimo disse...

A população que faltou fugiu de Uruguaiana para escapar da ira do Toldo.

Anônimo disse...

Gente, partidarimos a parte, eu, que sou contra as grosserias desta administração, desta vez concordo plenamente com o prefeito.
Com conhecimento de causa, digo que nossa taxa de natalidade é altissima. Muitos e muitos partos diários, bem superiores às mortes, mesmo com a crise dos obstetras. Existe migração em busca de emprego sim, mas nos ultimos tempos viu-se um retorno de uruguaianenses à cidade. Os numeros comprovam. Qual o problema de contestar isto em busca de aumento de verbas? Discordar só por birra também não. Críticas construtivas por favor.

Anônimo disse...

O problema é de honestidade.Que use bem as verbas a que tem direito.Que não gaste em demasia em desapropriações estapafúrdias, parece que querendo transformar a Prefeitura em imobiliária.Que deixe a iniciativa privada agir no mercado e não fique se metendo em c asos de club es, etc.Então não se dão conta de que se cada município pleitear poplaão maior, para obter mais verbas, em algum lugar vai diminuir, ou quem sabe querem acreditar que já estamos com população suprior a da China.Será por isso que ele pretendia montar um curso de Mandarim?Só falta ag ora ele determinar a cada um dos nossos CCs que voltem a ter mais filhos.

Anônimo disse...

Estou muito IRADO! Muito IRADO, Muito IRADO com estes números!!!
Até os números estão contra mim.

Anônimo disse...

Pra quê quer q aumente a população no papel, para aumentar verbas????Pra quê, se a saúde tá um caos e ele ainda devolve verbas!!!!!!!

Anônimo disse...

Anônimo 00:42
Deixa de frescura. Se veio uma empresa de Santa Catarina pra cá é muito bom pois em Santa Maria-RS tem mais de uma empresa de Uruguaiana e ninguém tá reclamando. Em Uruguaiana tem um monte de gente de Quarai, Livramento, Alegrete, Dom Pedrito, Bagé, Santa Maria, etc ... Isso é comentário de ignorante que não precisou sair de Uruguaiana, nasceu aqui e vai morrer sem conhecer outra cidade. Só pode ser isso, outão é vontade de criticar gratuitamente.

Anônimo disse...

Os movimentos migratórios constituem o principal elemento para o aumento ou a diminuição populacional.O segundo componente é a diminuição de filhos, o que já temos como certo no Brasil inteiro.Não temos registrado ultimamente, CHEGADAS significativas de novos residentes em nossa cidade, a não ser funcionários públicos aprovados que assumem aqui.O que tem de gente indo embora, para Santa Catarina, por exemplo.Porque tem bancas de camelôs sobrando?O que os mais de 20 prefeitos querem mesmo, é verba pública, no que serão acompanhados por vereadores que pretendem o aumento ou a manutenção do número de cadeiras, e assim por diante>vejam a que ponto chega a sede de poder e de gastança dessa gente.Vejam senhores como se torna difícil administrar este país.Já tem gente dizendo que a nova presidente não suportará dirigir esta nação, mas eu tenho confiança de que sim, conseg uirá e muito bem.Sugiuro e até aconselho que façam chegar nela ou no partido dela essa notícia porque se isso pegar, será um deus nos acuda.Qualquer dia eles criam um movimento separatistas esses loucos.

Anônimo disse...

PARABENS URUGUAIANA POR TER UM HOMEM SERIO E RESPONSAVEL NA ADMINISTRAÇÃO,QUE SE PREOCUPA COM SUA CIDADE E SEUS HABITANTES. TEM QUE QUESTIONAR SIM SOBRE O "IBGE" TEM MUITA MENTIRA.
ESSE PESSOAL QUE FICA CRITICANDO O SANCHOTENE, DEVERIAM TER UM POUCO DE VERGONHA AO FAZE-LO.

Anônimo disse...

Continua assim an das 16:09.Continua assim, insuflando a loucura, o delírio, a neurose.Tu tem que te dar conta que o tempo passa e a cidade fica e que fica também o prejuízo dos atos impensados ou pensados e praticados por ira e vingança.Agora se tu é daqueles que precisa escrever com letra grande pensando em te valorizar e fazer o homem ficar contente, talvez tu nem tenha sido contado pelo ibge.Garanto que tu não sai de casa pois basta andar nas ruas que tu vai ver uma cidade vazia, parece daquelas do tempo do faroweste.

Anônimo disse...

O método de coleta dos dados mudou! Desta vez informatizado, mais certeiro ainda. Fui entrevistada e até precisei assinar.
Deixou de ser no papel como antes, agora tudo ON.
Será que estava errado e somente agora acertaram?

Anônimo disse...

É muito dificil, acreditar na pessoa que mente,mente,mente......sempre.

Anônimo disse...

A cidade esvazia sim, eu tenho vários parentes e amigos que foram embora daqui por faltar emprego, não tenho nada contra o prefeito muita coisa ficou mais bonita na cidade, mas é muito pouco para este monte de gente sem emprego, no final deste ano perde mais um porque vou morar em passo fundo onde consegui um bom emprego.

Anônimo disse...

Ai "FAROWESTE"
Tu é um jumento. Filho de jegue. Sem noção.
Parece um papagaio, só repetindo asneiras.
Tu não existe. Tu mora na Barra do Quarai.
Vao dormir e sonhar, essa é a tua missão.
"Trocha".

Anônimo disse...

Caro âncora das 20:35, não se irrite. Guarde seus nervos para trabalhar na enxada. Até não é mal, É bom demais que se vão. A cidade que fique vazia. Que permaneçam aqui só os que em mim votam!
Uháuhá! Seleção natural...

Anônimo disse...

Sei que o de 16/09 tinha que escrever faroeste mas tu também escreveste TROCHA.O que é isso trocha pato roco s´´abio das oito e trinta e cinco.E o que que tem se o rapaz for da Barra.

Anônimo disse...

aqui em casa o censo não passou

Anônimo disse...

FELICE PARA SENADOR
ELIZABETE PARA PREFEITA
SCHNEIDER PARA VICE AGORA E PREFEITO DEPOIS
NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTA CIDADE HOUVE UMA ADMINISTRAÇÃO TÃO PROFICUA E PROBA.
AS RUAS ESTÃO BOAS. SE NÃO ESTÃO MELHORES É POR CULPA DOS PREFEITOS ANTERIORES QUE NÃO FIZERAM NADA.AS PRAÇAS E PARQUES VIRARAM JARDINS. QUEM NÃO SE LEMBRA DA BURACAMA? QUEM NÃO SE LEMBRA DA ESCURIDÃO DA PRAÇA? DA TERRA SEM LEI QUE ERA A PRAÇA ARGENTINA?
AH, GENTE, PELO AMOR DE DEUS, VOCES NÃO ESTÃO FALANDO SÉRIO,NE?!

Vanessa disse...

rsssssssssss..e pensar q teve um anonimo que questionou a "veracidade" do censo na argentina, que e feito em caneta e papel....
gente...o censo aqui no brasil e informatizado... nao tem como burlar esses dados.. e nao me venham com o "sempre tem o jeitinho brasileiro"...
pois vcs tbm tem o voto eletronico, que aponta a seriedade e veracidade nas urnas.
neste sentido argentina tem q copiar do brasil...
tomara que nas proximas eleições, esse papo q esta rolando no congreso nacional argentino, de introduzir o voto eletronico, seja aplicado.. pois so assim para acreditar nos numeros...

anonimo 19.03.. eu tbm precissei assinar.. e acho q nos duas nao fomos as unicas.
entao gente.. a questao e acreditar, por fe nas coisas que estam sendo bem feitas.. e nao ficar questionando tudo...

e tbm penso como varios anonimos que aqui escreveram: para que comprobar se tem mais gente ou nao????? se a verba depois vai ser devolvida???

Vanessa disse...

anonimo 23.05
as ruas estam boas?????????????????????
no centro sim.... mas... a periferia e os bairros, forman parte de uruguaiana ne???????????????????

Anônimo disse...

O OUTRO ANÔNIMO NÃO TEM MAIS O QUE FAZER, PARECE QUE SEU UNICO LABOR É POSTAR COMENTARIOS NESTE BLOGUE.... VÃO TRABALHAR CAMBADA DE INUTEIS !!!!
ESQUEÇAM O PREFEITO E SEUS DISCIPULOS!! VAMOS TRABALHAR !!!

Anônimo disse...

Pois convoco a TODOS homens uruguaianenses, mulheres Uruguaianenses e crianças Uruguaianenses!
Vamos fazer a recontagem. Marcarei um dia para todos comparecerem na frente da Prefeitura para a recontagem. A cada um de voces o meu voto de agradecimento.
Não se omitam!Venceremos o IBGE!

Anônimo disse...

Não podemos nos contentar com tão pouco. Queremos mais muito mais. Queremos emprego já! Queremos progresso e não reforminhas.
Que a verdade seja dita.

Anônimo disse...

Essa Vanessa chega ser a voz de deus!!hahahaha
Vai fazer alguma coisa pela cidade não perde teu tempo criticando vai ajudar...ser voluntaria que é bem mais valioso.

Anônimo disse...

-Não rias caro âncora! Demonstras assim o teu lado fraco.
E pra teu governo, a única voz de Deus aqui sou Eu.
Seja pontual, sério, curto e grosso! Já te disse: não fica postando besteirices, busca um lavado...

Anônimo disse...

E comunico aqueles que desejarem passar duas vezes pela ROLETA DO CENSO, não será permitido.

Mas será de bom senso se sua filha e seu marido não puder vir, que vc passe sim duas vez pela roleta.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!

Para ajudar Uruguaiana a vencer, Vou passar a minha vez mais tres vezes a roleta do Censo:

1-pela minha tia que mora em PoA;
2- pela minha afilhada q mora em São Paulo capital e 3- pela minha ex sogra que Deus a tenha!

Vanessa disse...

anonimo 22.27, pena que nao sei teu nome.. porque nao posso te diferenciar... este blog esta lotado de anonimos!!!! mas pode ter certeza que se algum dia chego a postar como anonima, tu nem vai percever do meu comentario, ne?
entao...se tu acha que eu chego a ser a voz de Deus... peloamordomeuPAIdoceu!!! nao peque em fazer comparações sem sentido...
vc esta mandando eu fazer alguma coisa para q ajude a cidade a crescer???? e o que vc sabe de mim???
melhor ainda.. por que vc nao me da um bom exemplo do que vc faz e entao a gente tenta te imitar???? claro.. se vc deixar...
e outra coisa, TROXA: se vc acha que somente critico, entao e porque essa e a sua postura...
se vc quer colocar a cabeça no chão para q os outros esmagem ela, e nao reclamar, dizer, falar, criticar, opinar, refletir, analizar, comparar, etc... ENTAO AVANTI!!!!!!!
mas nao conte comigo para te fazer companhia.
sumisa eu NUNCA!!!!
isso e o q devem ter te ensinado a fazer em casa: ficar esperando que os ratos cuspam no ultimo milimetro da tua ultima neuronea...


PRONTO.. FALEI... ALGUEM MAIS?
ACLARO JA.. QUEM QUIZER FALAR COMIGO OU QUE EU RESPONDA ALGUMA PERGUNTA, PODE DEIXAR NOME E TELEFONE QUE EU LIGO E EU RESPONDO.
mas assim.. desde o anonimato.. nao esperem muito de mim PORQUE NAO TEM!

Anônimo disse...

Cara Vanessa! Como não descobrir que é vc pelos comentários? Vc é óbvia demais.E ainda por cima é uma das poucas com sotaque portunhol na escrita! Um conselho: Na Argentina tb tem muito a crescer com seus maravilhosos comentarios!Vai lá e resolve tudo com suas receitas milagrosas! Inclusive os abusos que os argentinos cometem contra brasileiros batalhadores na ruta! Minha santa camomila! Dai-me paciencia!!!

Anônimo disse...

entonces eh assi? chega um e alumia as praça compra terreiro abandonado, coloca um jato de qualqer cosa no chao da rua e vira o meu deus do ceu ? por favor? preciso de mais vida pra entendimento doq é maravilha. noutros tempo exixiamos más muto mais...

Vanessa disse...

MEU CARO ANONIMO 19.41.
nao precisa me descobir pelo "sotaque" portunhol... apenas, ler q o q escrevo, e com nome e sobrenome... pra ti tbm deixo recado: me da teu nome e teu telefone, se quiser que confirme o que escrevo ou asuma por escrito, so entramos en contato, labramos um acta e reconhecemos firma, quer:?
nunca, eu disse que na argentina nao tem coisa por ser melhorada.. sabe por que? com um minimo de informação vc pode perceber que nao existe um pais em perfeitas condições.... rsrsrs....
receitas milagrosas??? mas nao sou santa, nem Deus!!!! sou ser humano e com direitos: cidadã!
te incomoda??? entao toma 3 litros de cha de camomila.. faz bem pra saude...
agora vai me culpar pelos atropelos q os caminhoneiros sofren nas estradas argentinas?? rsrsrs.. faz me rir melhor.. por favor!!!!
cuadrupedo! usa um poquinho a cabeça e pensa, que isto e um BLOG, e que aqui, temos um espaço para nos expressar.. e que nossas opinhões podem divergir.. nao tenho por que pensar igual a vc (e graças a Deus q nao!!!!)
isto e um debate.
e cuidado, porque com esse comentario que la na agentina tb tem muito a ser resolvido...
ate q da um certo "cheiro" a discriminação.
esta me mandando atravessar a ponte??? sinto muito, ja tenho a cidadania brasileira.. vai ter q me aturar... assim como na argentina tbm tem brasileiro com cidadania argentina... e dai???
e cuidado com a discriminação, pois aqui, no brasil e no mundo inteiro e crime.
entao.. me poupe e se poupe...
continua lendo o blog, escrevendo, se expressando... que tudo esta muito bem!!!!
estou ate batendo palmas para teu comentario!!!!
inves de te preocupar pelo bom funcionamento e desempenho dos politicos da cidade... ficas perdendo seu MARAVILHOSO tempo comigo...
tanto te incomodo???
sinto muito..
irás a te incomodar muito mais..
porque se de mim depende.. vai ler muito ainda meus comentarios...
tenha o senhor/a uma excelente noite, em paz e rodeado das pessoas q mais o/a amam!!!

Anônimo disse...

Atenão senhor Administrador do Blog:
Não esta na hora de limtar o espaço de algumas figuras que abusam da bondade alheia? Há quem pense que é colunista ou que está no banheiro.

Vanessa disse...

anonimo 8.13
limitar... por que????
não vivemos em democracía??? nao chamamos eternamente a democracia quando alguem tenta nos pular encima??
entao, isto é democracia.
o povo tem que se expressar...
eu nao me incomodo com o comentario de ninguem aqui... sería muito burra se assim acontece... mas nao...
o que nao acolho e que esta democracia seja um pouco bondadosa... pois nao tem igualdade nos perfis... ums tem nomes e sobrenomes.. outros entram como anonimos...
entao e mais facil atacar a quem tem um perfil aberto como o meu..
mas tudo bm... nao me incomodo com anonimos, podem escrever o que quisserem...
e TODOS NOS temos o direito de resposta.
o que quero dizer, e que se eu me sentir ofendida.. vou responder sim.
incomode a quem incomode... sinto muito.

Anônimo disse...

Gostei: Democracia doa a quem doer.
Gostei muitíssimo tb, de um comentário 25/11/10 21:01 que Disse pouco mas disse TUDO e vou reescreve-lo:
entonces eh assi? chega um e alumia as praça compra terreiro abandonado, coloca um jato de qualqer cosa no chao da rua e vira o meu deus do ceu ? por favor? preciso de mais vida pra entendimento doq é maravilha. noutros tempo exixiamos más muto mais...

Vanessa disse...

anonimo 17.43
nao e somente q antes exigiamos mais, e que antes, a palavra tinha o valor que hoje nao tem..
entao chega um presidente, um governador, um prefeito, vereador... faz tres coisinhas e o povo fica "encandilado con las luces" (acho q a tradução sería deslumbrado com as luzes).
entanto que esse governante foi escolhido pelo povo, e nao necessariamente pela linda cara ou cabelo dele, e sim, pelas promessas que ele fez.
e essas promesas, as vezes, se tornam realidade ou não..
fico muito chateada quando um governante diz: eu fiz isto, eu fiz aquilo....
mas o que ele fez foi somente cumprir com uma primordial obrigação: governar em prol do povo... e nao em contra dele.
tem gente que pensa que eu sou contra do governo felice: ENGANO!
eu sou totalmente em contra de qualquer governo que atropela os direitos indispensáveis do cidadão: trabalho digno, boia na mesa, estudo para os críos, atendimento com um minimo de qualidade nos hospitais.
se alguma de esas coisas falha... entao esse governo e alvo das minhas críticas...
é errado pensar assim?
para mim não é.
fui preparada, ao longo dos anos, para reconheçer quais sao os meus direitos, e quais as minhas obrigações.
se a minha parte é cumprida, a clase governante não tem por qué me atropelar (falo em primeira pessõa, mas me refiro em geral);
muitas vezes me aconteceu que meus direitos nao foram desouvidos... mas os direitos das clases mas pobres sim..
entao.. nao estamos, toda a sociedade, na obrigação de reclamar por eles?
nao temos a obrigação de reclamar por todos nos??
para mim, a cidadania e exercida desde meu propio lugar, desde meu campo de ação..
e cada um faz o seu papel desde o ambito onde se desempenha diariamente...
e sinto muita pena e raiva ao mesmo tempo...
pena quando vejo q muitas pessoas mal sabem reclamar ou reconhecer por um direito...
e raiva, quando essa pessoa sabe sim ao que tem direito mas fica calada... sem fazer nada...
então, esse tipo de cidadão passivo, nos perjudica a toda a sociedade em conjunto.

Anônimo disse...

Vanessa, o povo é manipulado pela midia diária. em cada bairro e ou secretaria existem pessoas encarregadas de endeusarem a dita persona. Dai, dá nisso que eu chamo de "lavagem cerebral" e isso espalha-se!
Tenho dito.

Vanessa disse...

12.59...
olha...o seu comentario e a unica resposta aceitavel que me indica por quéeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee o cidadãaooooooooooo
e ceeeeeeeeeeeegggggggggggooooooooooooooooooooooo.
porque nao quer ver.
e porque se deixa enganar... facil facil.
olha.. nestes anos que estou morando aqui, percevo muito isso: o cidadão nao quer saber de nada....(e aquí y allá también)
e se ele sabe, nao fala, nao reclama, nao exije!

Anônimo disse...

Nasci em outra cidade, porém cresci em Uruguaina. Quando fui embora via uma cidade suja, pobre e triste. Nem a nossa agripecuária estava forte como sempre foi por tradição. Minha família é de comerciantes e para esses realmente a coisa piorou muito pela desvalorização cambial (menos Argentinos). Hoje pretendo voltar a viver na cidade, pois estive aí e ví que muita coisa mudou para melhor. Ruas limpas, praças bonitas, agropecuária forte novamente, termoelétrica, hospital com muitas reformas e novo banco de sangue, universidade federel, porto seco ativo... Espero não me decepcionar, porém na visão de quem chega de fora nesse momento me parece que Uruguaiana é umas das únicas cidades na metade sul que não andou pra trás. Outra coisa, tento alugar um imóvel há alguns dias e não encontro nada com o padrão (médio ap 2 quartos, garagem,...)que procuro pois me é informado que chegam muitas pessoas de fora a cada dia. Me parece que existem sim oportunidades, o que faltam são profissionais capacitados.