Morreu, na madrugada deste domingo, o advogado criminalista Oswaldo de Lia Pires [92 anos], em Porto Alegre. Ele estava internado no Hospital Mãe de Deus. O advogado atuava desde os anos 40.
Lia Pires foi o defensor do ex-deputado estadual Antônio Dexheimer. Ele ajudou, em 1990, na sua absolvição na acusação de matar o colega José Antônio Daudt.
O advogado começou a carreira no escritório de Voltaire de Bittencourt Pires, montado anos 30 na avenida Mauá, próximo ao Palácio do Comércio, em Porto Alegre.
Ele se formou pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1944.
Lia Pires foi o defensor do ex-deputado estadual Antônio Dexheimer. Ele ajudou, em 1990, na sua absolvição na acusação de matar o colega José Antônio Daudt.
O advogado começou a carreira no escritório de Voltaire de Bittencourt Pires, montado anos 30 na avenida Mauá, próximo ao Palácio do Comércio, em Porto Alegre.
Ele se formou pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1944.
14 comentários:
Em Uruguaiana, no início dos Anos 60,Lia Pires foi patrono da defesa no Júri dos que mataram o proprietário da Churrascaria Querência(altos funcionários da Caixa E.Federal), localizada na Monte Caseros entre a General Câmara e a Domingos de Almeida, à direita de quem se dirige à Domingos.
ha advogados que contrariam aqueles que acham a justiça parecida com teia de aranha que so pega os pequenos ,lia pires nao eum deles saudades amigo
Ha, então é assim é. Eu pensei que todos os advogados eram pilares da justiça.Então há quem faça intrigas processuais entre voces?
Ele leu as histórias de Perry Mason, (histórias de um advogado inglês) daí tirou a idéia de colocar um arame no charuto, o que fez que a cinza ficasse presa e assim desviasse a atenção dos jurados, que tiveram que absolver o réu, por não ter escutado a defesa. Genial.
conheco UMA... bah.. DUAS.. q nao sao pilares de nada..
e mais.. quando alguem chega em casa perguntando onde mora tal advogada.. nem recomendo.
Pelo visto Dr Lia Pia era um causídico diferente dos seus pares. Segundo a Dona Valesca, que tem duas amigas advogadas uruguaianenses que não são pilares de nada muito menos da justiça. Estas então só tem sotaque pois suas atitudes não condizem com a famigerada inscrição na OAB. Pessoas assim não merecem ser profissionais de uma atividade ainda necessária.
É por essas e tantas outras injustiças que o tribunal do juri é uma instituição falida, injusta e que deve ser revisada, extinta ou substituida por métodos que elimenem os picaretas da advocacia.
bueno.. uma delas ate saiu num jornal de uruguaiana (nao lembro qual deles) com o título: "bebum com diploma"....
a outra, fez eu perder uma causa que ja era ganha.... so por nao mexer a bundinha fedida dela..
imagina eu falar pra ela: quer que eu feche meu negocio e vai no forum pra ti???
pra rir: nao lembro em que mes o forum se mudou para onde ele esta atualmente...
entao.. como a "dona" nao queria ir caminhando para o forum.. pediu para meu marido dar uma carona... "esta muito abafado hoje"...
ela nem sabia que o forum ja nao estava mais na rua santana!!!!!! foi tal a surpresa que ela teve quando ficou sabendo que o forum tinha sido trasladado..""
a minha surpresa foi: um advogado, pode nao saber disso???
bom.. tem mil exemplos..
por isso, quandovejo um advogado que é de tirar o chapeu, fico pensando: cómo que eu fui cair nessa????
e nao foi por falta de aviso e sim por pena..
situação q da pra pensar: cómo pode uma advogada pedir o telefone para um cliente, para fazer as ligações??
como pode uma advogada usar orelhao para se comunicar?
como pode uma advogada encher o saco de uma cliente para usar a internet, porque ela nao tem??
como pode uma advogada pedir para uma cliente "um cigarrinho"??? (eram 5, 6, 7 por dia?)
cade a decencia???
por isso.. quando chegam perguntando por ela.. eu falo.. aqui nao mora nenhuma advogada... so mora alguem que brinca com a justiça, faz perder teu tempo... nao gosta de trabalhar.. e ainda cobra MUIIIIIIIIIIITO BEm...
mas nao faz nada!!!
Vanessa assim tu vais ganhar do Chico Alves.
Lia Pires Merecia uma Cartilha que deveria ser obrigatória para o exercício da advocacia com ética e respeito aos seus constituintes,até sugiro a substituição do exame da Ordem por amplo estudo da forma de atuar do ilustre Doutor Lia Pires, já ficaria bem definido quem é joio e quem é trigo.
Vanessa diz o nome aí pra nós não cairmos nessa tb
NAO vou dar nome, anonimo 20.54, pq posso ser processada...uso perfil aberto...
igualmente... as letras iniciais... sim..
J.C.A.
M.S.
as duas de sexo femenino.
ambas, com seus respectivos escritorios bem perto do outro...
as duas amigas.. e claro...
anonimo 20.18
assim, com esse comentario.. so resta eu pensar que vc e um desses advogados de porta de cadeia que tem por aqui.
Pena que o falecido não foi devidamente laureado em vida, pena ou sorte, pois se fosse alardeado tudo isso, muitos advogados teriam devolvido suas respctivas carteiras na OAB. Mas diz um velho adágio que se a coisa não é parecida com o dono não é do dono, logo, tal advogado tal cliente.Advogado bom é como carro importado, quem não tem dinheiro compra um chevete tubarão.
Postar um comentário