Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Uruguaiana contemplada com o Projovem Trabalhador.

25 de out. de 2012

Uruguaiana contemplada com o Projovem Trabalhador.


Jovens entre 18 e 29 anos de idade que estão desempregados, pertencem a famílias com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e se enquadram numa situação de vulnerabilidade social, serão os beneficiados com a parceria acertada entre a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul - Famurs – e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social – Fgtas. O Projovem Trabalhador oferecerá 5 mil vagas em diferentes cursos de qualificação profissional e social, em 26 cidades do Estado.
A meta é empregar 30% deles, ao final dos seis meses de curso.Para o presidente da Famurs, Ary Vanazzi, o papel da entidade é divulgar este programa que dá um novo impulso para a vida dos jovens. “Vamos apoiar e chamar os municípios para que participem”, disse o presidente.
Tanto jovens da Fase quanto presos em regime semi-aberto devem participar dos cursos. Um convênio deverá ser assinado em novembro entre as prefeituras e o Estado e os cursos devem iniciar em 2013.O diferencial do Pró-Jovem Trabalhador são 100 horas/aula de qualificação social, onde os alunos terão noções sobre valores humanos, inclusão digital, educação ambiental, direitos do trabalho e empreendedorismo. Além de 250 horas/aula no curso que mais interessar ao aluno. A assessora técnica da área de Educação da Famurs, Simara Casagrande, está auxiliando na montagem do projeto e explica que a qualificação será abrangente. Os quatro eixos – Comércio, Construção Civil, Serviços e Indústria - terão subdivisões, tornando-se mais abrangentes.
“No eixo Comércio, a área da administração vai preparar para várias funções, como almoxarifado, officeboy, arquivista e assim por diante”, exemplifica Simara.
Cada município receberá os cursos condizentes com o arranjo produtivo local. Para incentivar a permanência nas aulas, cada jovem receberá uma ajuda de R$ 100,00 mensais, de acordo com a coordenadora do Projovem, Selma Machado. Os municípios beneficiados são: Alvorada, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Porto Alegre,Viamão, Montenegro, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Guaíba, Santo Antônio da Patrulha, Osório, Torres, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Bagé, Dom Pedrito, Rosário do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel, Uruguaiana, Canguçu, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria

Nenhum comentário: