Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Nova experiência, por Gabriel Novis Neves

29 de out. de 2014

Nova experiência, por Gabriel Novis Neves


Nova experiência
Quando achamos que fechamos o nosso ciclo de novas experiências, eis que a necessidade nos obriga a viver situações até então inimagináveis. 
Nunca pensei, por exemplo, que um dia iria me transformar num spasiano. Pois é, vivenciei este novo aprendizado.  Passei uma temporada em um Spa Med. 
Foi muito útil para a minha saúde física e emocional. 
Há dois anos lesionei espontaneamente os meus dois joelhos, comprometendo meniscos, ligamentos, descolamento de cartilagem e até pequena área de necrose óssea. 
Tudo aconteceu, inclusive, com derrame articular de um deles, motivado pela idade. 
Depois de longo tratamento clínico, seguindo rigorosamente a prescrição médica científica com repouso das articulações e apoio fisioterápico, cheguei ao momento mais difícil. 
Era preciso diminuir meu peso corpóreo para aliviar o peso sobre os joelhos comprometidos com a patologia. 
Tentei dieta em casa orientada por nutricionista, mas, como a perda de peso era muito lenta, fiquei desmotivado. Voltei a comer como antes. Usando o bom senso, claro! 
Sem poder me dedicar a um dos melhores exercícios para perder calorias, a caminhada – joelho estourado – fui fazer aulas de Pilates. 
Não emagreci, pois não é a proposta deste método. Mas, adquiri um pouco mais de resistência física e mental, aumento do tônus muscular, entre outros benefícios. 
Não desejava tomar remédios para perder peso, pois seus efeitos colaterais são maléficos para mim e, ao parar de ingeri-los, tudo volta como dantes com relação à balança. 
Esse fenômeno tem o nome popular de efeito sanfona... 
Resolvi então, depois de mais de dois anos lutando contra a balança, e, por tabela, me estressando, seguir orientação profissional e me internei em um Spa por quinze dias. 
Sempre escutei falar muito em Spa. E, confesso, tinha um pouco de preconceito contra esses tipos de estabelecimentos. Pura ignorância minha, aliás, como todo preconceito. 
O termo Spa, segundo li, “provém da Antiguidade, quando nos tempos da Roma Antiga a aristocracia romana tinha o hábito de frequentar a estância hidromineral da cidade de Spa, localizada na província de Liège, no leste da Bélgica. As águas termais de Spa eram conhecidas pelas suas propriedades curativas.” 
Atualmente o termo é muito mais abrangente. Os Spas Med oferecem diversos serviços de saúde, sendo os mais procurados, com certeza, a reeducação alimentar e treinamento físico para redução do peso. 
Funcionam com uma equipe multidisciplinar de saúde. Tratam do corpo e da mente. Foi perfeito para mim! 
Submeti-me a toda orientação dos médicos e outros profissionais da saúde. Sou um paciente obediente e consciente.
Fiz massagens relaxantes, fisioterapia, exercícios anti-stress, assisti a palestras sobre obesidade - entre outras atividades prazerosas e salutares. 
Tudo isso aliado a uma alimentação balanceada e saborosa sob a supervisão de uma nutricionista. 
Fiquei muito satisfeito com o resultado. Por isso estou compartilhando com meus leitores esta experiência em um retiro terapêutico não programado. 
Como diz o meu irmão diante de uma situação não esperada, “é vivendo que se aprende”. 

Nenhum comentário: