Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Urbano José Villela volta para casa - Uruguaiana

10 de mar. de 2017

Urbano José Villela volta para casa - Uruguaiana

Foi inaugurado ontem, na Biblioteca Pública, Guilherme do Prado Veppo o nicho contendo o busto - esculpido em mármore pelo escultor francês Pirggenen - de Urbano José Villela, empresário, pecuarista e político uruguaianense.

Urbano José exerceu a presidência da Câmara Municipal de 1873 a 1876 e de 1881 à 1876, ocupando também o cargo de Presidente da Comissão do Conselho de Intendência Municipal, que na época equivalia ao cargo de prefeito.

Villela mandou construir e residiu no prédio que hoje abriga a Biblioteca Municipal Guilherme do Prado Veppo. Nascido em Pelotas, Urbano José casou-se com Luiza Damasceno Villela, de Uruguaiana, formando com ela o tronco de muitas de muitas das antigas famílias do Município, como Carvalho, Peró, Surreaux e Cavalcanti. Estiverram presentes na inauguração o prefeito em exercício Brasil Carús, o diretor de Cultura Ricardo Peró Job e diversos membros da família Villela, entre eles Guilherme Socias Villela, ex-prefeito de Porto Alegre e Mário Hamilton Villela, ex-diretor da PUC em Uruguaiana, idealizadores do projeto de regate histórico do busto.


Nenhum comentário: