Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Uruguaiana pode ganhar um observatório social

1 de mar. de 2017

Uruguaiana pode ganhar um observatório social

Na próxima segunda-feira (06), às 19h30min, no auditório do Senac de Uruguaiana será realizada palestra sobre atividades, estrutura e metodologias de trabalho de um “Observatório Social (OS)”. O evento promovido por entidades de classe e sindicatos do município, tem como objetivo informar o público sobre o que é um “Observatório Social” e debater a possibilidade de implantação de uma unidade em Uruguaiana.
Atualmente o Brasil conta com 95 Observatórios Sociais, os quais vêm promovendo a cidadania fiscal nos municípios.
A palestra aberta ao público terá como ministrante Pedro Gabril Kenne da Silva, vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS).

O que é um Observatório Social?

Observatórios Sociais são organizações instituídas e mantidas pela Sociedade Civil, cujo objetivo é promover a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal e propor aos governos locais a adequada e transparente gestão dos recursos públicos, por meio de ações de participação e controle social.
Diferentemente de outras iniciativas de controle social, que atuam denunciando erros e fraudes já ocorridos, os “OS” agem de forma preventiva, no fluxo de processos, antes que os recursos sejam gastos. É, sem dúvida, um trabalho inovador, pois quando se fala em controles sociais da gestão pública em nosso país, associamos o tema às frentes, movimentos e grupos de interesses que lutam por demandas setorizadas.

Fonte: Giovana Petrocele


Studio na Colab55

Nenhum comentário: