Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: O jardim no outono - por Alice Isabel / Uruguaiana

13 de abr. de 2017

O jardim no outono - por Alice Isabel / Uruguaiana


Quer aproveitar o feriadão de Páscoa e dar uma renovada no jardim? Veja nossas dicas:

Com a chegada dos primeiros dias frios as plantas também sentem a mudança climática, abaixo algumas recomendações básicas para cuidar do jardim no outono e prepara-las para enfrentarem as temperaturas baixas do inverno:

Em regiões onde há maior incidência de chuvas nesta época, as regas devem ser reduzidas, principalmente após dias mais chuvosos. A evaporação no outono é menor, então deve-se tomar cuidado para não deixar o solo e os vasos de plantas encharcados, evitando assim que se formem fungos no solo que atingem as plantas. Lembre-se de hidratar suas plantinhas sem deixá-las com excesso de água.

Esta é a estação ideal para limpeza de galhos secos e a adubação do solo de jardins e vasos. Lembre-se que o mês de abril ainda não é tempo de poda, mas sim da limpeza, preparo do solo e adubação! Para a retirada de ervas daninhas, galhos e folhas secas faça uso de um rastelo. Nas lojas especializadas há diversos tamanhos e formatos que se adaptam as suas necessidades. Antes da adubação prepare o solo revolvendo a terra superficialmente e tomando cuidado para não arrancar raízes ou machucar os galhos mais baixos de suas plantas. Se possível utilize ingredientes orgânicos para a adubação: cascas de vegetais tem função de isolamento térmico e detém a umidade (em dias mais frios não abuse do uso delas!). Húmus de minhoca, torta de mamona e farinha de osso também podem ser utilizados para garantir saúde ao solo e as suas plantinhas e gramados.

Não esqueça: Neste mês faça somente a poda de limpeza retirando os galhos secos e as folhas amareladas favorecendo assim a incidência solar nas suas plantas.

Nenhum comentário: