Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Solo: recurso fundamental para a agropecuária - agricultura / RS

15 de abr. de 2017

Solo: recurso fundamental para a agropecuária - agricultura / RS

O solo é responsável por possibilitar o desenvolvimento de várias atividades econômicas produtivas, principalmente a agropecuária brasileira. É dele que se extraem água e nutrientes necessários à produção de alimentos, vegetais e animais. Desde 1986, o dia 15 de abril vem sendo usado para comemorar e discutir o assunto, como forma de alertar toda a sociedade sobre a importância de práticas conservacionistas para manutenção deste recurso.
“A degradação do solo e da sua capacidade de fornecer nutrientes e água para as plantas influencia diretamente a produção agropecuária. E se considerarmos que o Brasil tem na agropecuária sua principal atividade econômica, a questão da conservação dos solos ganha mais importância ainda”, salienta o pesquisador especialista em solos da Embrapa Pecuária Sul, Leandro Volk.
A Embrapa de Bagé vem realizando importantes trabalhos na área, como as pesquisas sobre serviços ecossistêmicos, boas práticas de manejo, emissão de gases de efeito estufa da pecuária e automatização do monitoramento de processos que têm o solo como fator primordial para os resultados positivos nos sistemas pecuários.

Dia Nacional da Conservação do Solo
Eventos locais estão sendo organizados alusivos ao tema, como o encontro que acontecerá no dia 20 de abril, realizado em parceria pela 13ª Coordenadoria Regional da Educação, o Ministério da Agricultura, a Emater e a Embrapa Pecuária Sul. Nesta oportunidade, no auditório da Embrapa, será comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo, com a mostra de trabalhos realizados sobre a conservação do solo. De acordo com Leandro Volk, para o fortalecimento de atividades como esta, está sendo montado um termo de cooperação entre estas instituições. O evento é aberto ao público.
Outro encontro também realizado para discutir as estratégias para a conservação do solo na Campanha foi o debate organizado pela Associação Bageense de Engenheiros Agrônomos (ABEA), no dia 11/04, reunindo diversos especialistas na área para discutir o uso e manejo do solo na região da Campanha e seus impactos ambientais.



Studio na Colab55

Nenhum comentário: