Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: SDAERGS PARTICIPA EM CUBA DE ENCONTRO DE DIRETORES ADUANEIROS

24 de mai. de 2017

SDAERGS PARTICIPA EM CUBA DE ENCONTRO DE DIRETORES ADUANEIROS

O presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul (SDAERGS), Lauri Kotz, participou da XX Conferência Regional de Diretores de Aduanas das Américas e Caribe ocorrido em Havana, capital de Cuba. A 20º edição do encontro Latino-americano debateu temas relativos à agilidade e transparência na construção de políticas voltadas para o Comércio Exterior. Paralelo a conferência aconteceu a 38º Encontro de Administração Nacional das Alfândegas da América Latina, Espanha e Portugal – COMALEP, onde se discutiu temas como a especialização em ferramentas de gestão de risco, o estudo sobre os prazos para a liberação das mercadorias, acordos de facilitação do comércio e estratégia de apoio ao bloco.

Um dos temas em destaque na conferência internacional foi à conformidade com os regulamentos aduaneiros através da implementação de programas alinhados com as normas internacionais. A informatização dos processos aduaneiros, a exemplo do que ocorre no Brasil, com a aplicação do DU-E, DU-I, COD, OEA e Operador Logístico, vem sendo uma prática mundial, o que torna as relações comerciais no âmbito aduaneiro cada vez mais unilateral.

“A globalização, não só no aspecto econômico, mas também das relações entre os blocos comerciais mundiais, nos exige uma constante busca por ferramentas que facilitem nos tramites aduaneiros, o mesmo dinamismo que presenciamos no comércio internacional. Por isso, é fundamental a realização da Conferência e da COMALEP, assim como a efetiva participação do SDAERGS nesses encontros internacionais”. Comentou o presidente Kotz.

As lideranças presentes formalizaram através de um manifesto à Organização Mundial das Aduanas (OMA) e a Organização Mundial do Comércio (OMC), uma participação mais efetiva dos despachantes aduaneiros nas decisões relativas ao setor, a nível mundial.
Studio na Colab55

Nenhum comentário: