Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Mangueira 90 anos alvorada lá no morro por Valéria del Cueto

5 de mai. de 2018

Mangueira 90 anos alvorada lá no morro por Valéria del Cueto



Mangueira 90 anos alvorada lá no morro.

Deixei por último o primeiro momento do dia dos 90 anos da Estação Primeira. No sábado, 28 de abril de 2018, a alvorada foi tardia, mas cheia de significados.

Como o contraste entre a tradição do samba e os traços arquitetônicos do Museu de Arte do Rio, o MAR, o que chamou a atenção nas atividades matinais foi a re-união dos mais antigos, baluartes, velha guarda, segmentos, diretoria e o acolhimento aos mais novos, aos meninos da Mangueira dos inúmeros projetos sociais desenvolvidos pela escola de samba e de vida.

Mangueira 90 anos alvorada https://www.flickr.com/photos/delcueto/albums/72157690704882530

No chocolate lembrado com carinho pelo moleque Wesley, hoje mestre de bateria, a memória de um gosto de infância disputado por todos os presentes. Da velha guarda as crianças dos projeto sociais da verde e rosa.

O link entre esses dois mundo foi novamente feito por Wesley quando, abraçado com a professora Terezinha Labruna, hoje vice presidente de Projetos Especiais da agremiação, lembrou o dia em que foi no CIEP querendo uma vaga para estudar. Antes do tempo, porque ainda não tinha a idade exigida...

Queima de fogos, bandeiras hasteadas, homenagens, saudações e, finalmente, o chocolate!

A lavagem do Palácio

Depois foi a hora de firmar o axé agradecendo o passado e pedindo proteção para o futuro. Ao som dos atabaques As baianas num ritual que marca a tradição das religiões afro-brasileiras lavaram e defumaram a quadra, as escadas e a entrada do Palácio do Samba. Para os presentes distribuíram flores e as bençãos dos orixás.

 https://www.youtube.com/playlist?list=PLNVGym3VNemAm9VsJprdcsnLNoiAzIygY
Os mangueirenses também receberam mimos como o calendário alusivo ao aniversário de 90 anos da Mangueira com fotos dos segmentos e textos de personalidades mangueirenses.

Era hora de voltar para casa e se preparar para a feijoada que começava a partir das 13hs.



Ensaio fotográfico  e vídeos (C)2018 Valéria del Cueto, all rights reserved
@no_rumo do Sem Fim… delcueto.wordpress.com
@delcueto para CarnevaleRio.com
#quemsambasabe

Clique

AQUI para acessar o álbum fotográfico Mangueira feijoada 90 anos, 
AQUI  acessar o álbum fotográfico Mangueira 90 anos no MAR
AQUI para assistir os vídeos da apresentação da Bateria da Mangueira na feijoada dos 90 anos da verde e rosa.

Bateria da Mangueira rumo aos 60 anos 

#aprimeiraala
Agradeço a Mestre Wesley, sua equipe e aos ritmistas!  Junto com Rafaela Bastos e Renato Moço, responsáveis pelas mídias sociais, construímos a cada encontro uma nova página dessa  história. É uma honra fazer parte da #primeiraala em seu caminho rumo aos 60 anos de existência.

O grupo Gres Estação Primeira de Mangueira, no FLICKR é o acesso para a coleção de registros da verde e rosa da fotógrafa.

Curta nossa página no Facebook e faça sua inscrição no Canal del Cueto no Youtube. Desde 2008 registrando momentos do carnaval carioca.

Quer ver o que tem por lá? Dá play.


Aqui tem mais pra você:

Já seguiu “No rumo do Sem Fim”?
Experimenta! Você encontrará o conteúdo produzido por Valéria del Cueto e também links para objetos e desejos produzidos no Studio@delcueto!
Ideias e design disponíveis nas plataformas:


Colab55
Redbubble
Siga os instagrans
@valeriadelcueto
@delcueto.studio

Studio na Colab55

Nenhum comentário: