A antiga musa
Texto e foto de Valéria del Cueto
Querida cronista, voltei para você! Aqui fala seu extraterrestre
preferido, Pluct Plact, que há vários anos procura mantê-la informada do mundo
exterior.
Reconheço que cada vez esses informes estão mais espaçados. Não
pense que é desleixo ou falta de carinho. Ao contrário. Acontece que os
filtros de notícias e assuntos inerentes a nossa amizade e convívio estão cada
vez mais aprimorados e seletivos.
Não acho justo invadir a santa paz que você escolheu para se
isolar do mundo nesta cela do outro lado do túnel com o mais do mesmo que,
sinto, não traz novidades significativas nem tampouco amplia seu bem-estar ou
acrescenta qualquer benefício à sua proposta de vida.
Sim, é melhor ficar na ignorância do que mergulhar nas armadilhas sempre renovadas e cada vez mais sofisticadas que este mundo apresenta.
Por aqui, tudo está em oferta.
Mas cada uma delas traz inúmeras e variadas pegadinhas. As que, quando pegam, nos levam para um (ou diversos) buraco(s) sem bula ou instruções para sair deles. Tudo brilha, mas nada entrega o que promete. Quando se descobre
que o produto é mais falso que nota de três reais, não tem mais devolução.
É surpreendente a capacidade humana de propor maravilhas! O povo
embarca para depois, não muito depois, descobrir a canoa furada que naufraga ao
primeiro clique. Pronto! Alguém já passou a mão no que é seu. Expertise das
bets que infestam a vida e são impossíveis de exterminar do convívio. Quer
apostar que ainda nos livraremos delas?
Cronista, faz tanto tempo que esse seu isolamento perdura que
tenho sérias dificuldades em explicar o que move o mundo atualmente.
Me refiro a cliques e likes ou curtidas (para aportuguesar). Coraçõezinhos, joinhas e estrelinhas nas redes virtuais são os códigos atuais de validação humana.
Esqueça os sorrisos, os olhares, afetos e os apertos de mão. Abraços, então, quase nem pensar. Agora,
mandatários informam e governam pelas redes sociais. Sabe o
que é cancelamento? Pois é... A pessoa submerge na ignorância coletiva!
Sei que tudo isso não faz parte do seu show. Mas, caso haja interesse, posso fazer um resumo deste way of life e enviar-lhe um arquivo pelo próximo raio de luar que invadir a sua cela aí do outro lado do túnel.
Faço a sugestão por desencargo de consciência a que, você me explicou em nossos primeiros encontros, todos os seres humanos possuíam. Pois alerto, cara amiga, não possuem mais. Pelo menos a grande maioria. Afinal, quem, em sã consciência, é capaz de produzir tantas maldades?
A humanidade anda assim, caprichando no direito de se
autodestruir. Entre uma guerra e outra sem direito à reconstrução ou
regeneração, tentando, por meio de genocídios executados com planejamento
milimétrico, apagar as civilizações que não se adequam aos seus modus vivendi.
Nada de novo no front além da intensidade e da perversidade, agora explícitas, declaradas e, sim, cronista, glorificadas. Não se finge mais gentileza, solidariedade ou bondade. Tudo é
na base do grito e, hoje, quem grita mais não são os excluídos, os desvalidos.
Quem tem mais "poderes" nas redes sociais é quem banca o
desamor...
De novo, não queria escrever estas mal traçadas linhas para falar do arrasa-quarteirão e da destruição da Palestina temperada pela guerra dos Estados Unidos com o Irã que, entre outras mazelas, fechou o Estreito de Ormuz e deu um peteleco no frágil sistema econômico mundial.
Também gostaria de pular a advertência da chegada de um super El
Niño e da falta de prevenção adequada aos desastres tantas vezes anunciados.
Agora, é correr atrás do prejuízo que se anuncia com a chegada de uma frente
fria glacial. Pede os cobertores extras, amiga, porque, dizem as previsões, o
frio será de rachar.
Então... a antiga musa canta e vamos falar de Copa do Mundo? Essa,
a mais longa de todos os tempos, tem mais uma novidade. Acontece em três sedes.
México, Canadá e EUA. A-di-vi-nha onde será a final?
A parte boa é que alguns países surpreenderam na primeira fase.
Caso, por exemplo, de Cabo Verde um estreante no certame.
Deixei esse assunto pro final porque ele se mistura com o aviso da
chegada de mais outros extraterrestres no planeta. Dizia a lenda que a
apresentação tem data e hora marcadas no dia do jogo Brasil x Escócia. Com
direito à abdução de alguns jogadores e centenas de torcedores!
Se essa cartinha lhe alcançou é porque o alerta dado era falso. Ou
seja, o Brasil passou incólume à próxima fase do campeonato. Detalhe: no
momento estamos na cabeça do grupo e até o menino cai-cai andou em campo. Quem
sabe se para ser nosso embaixador intergaláctico. Porque futebol que é bom...
*Valéria
del Cueto é jornalista e fotógrafa. Crônica da série “Fábulas
Fabulosas” do SEM FIM... delcueto.wordpress.com


Nenhum comentário:
Postar um comentário