Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Encontrado morcego contaminado pelo vírus da raiva

7 de mai. de 2009

Encontrado morcego contaminado pelo vírus da raiva

O Departamento de Vigilância em Saúde da secretaria municipal de Saúde e Meio Ambiente, encaminhou ao Instituto de Pesquisa Veterinária Desidério Finamor (IPVDF), em Eldorado do Sul-RS, um morcego, não hematófago, encontrado caído no chão, por um morador no centro de Uruguaiana.

A análise no exemplar positivou para o vírus da raiva. Destacam as autoridades da secretaria de Saúde e Meio Ambiente, que diante o fato, serão tomadas as seguintes medidas:
- bloqueio vacinal em cães e gatos nas adjacências da área em que o morcego foi localizado;

- Orientação à população, informando que, se algum morcego entrar nas residências ou se encontrar caído no chão, deve-se tentar imobiliza-lo com uma caixa, balde, bacia ou pano, e encaminhá-lo para o Departamento de Vigilância em Saúde;

- Jamais toque no morcego, pois ele pode morder para se defender;

- Caso alguma pessoa entre em contato direto com morcegos, deverá procurar orientação médica.

Os morcegos são protegidos pela Lei Federal nº. 9.605/98, e a eliminação indiscriminada do mamífero é considerada crime contra a natureza. Há técnicas para afastá-los das residências.

Para maiores informações e orientações, o Departamento de Vigilância em Saúde, está atendendo na avenida Presidente Vargas, e/ou pelo telefone (55) 3411-0689.

Há dois lugares, segundo moradores e transeuntes, em que existe grande volume de morcegos. Nas antigas instalações do Mercado Público Municipal e praça (ao lado da própria secretaria de Saúde) e também na avenida Presidente Vargas próximo a Escola de Samba Os Rouxinóis.

Um comentário:

Anônimo disse...

Existem outros lugares em que encontramos muitos morcegos, pessoal!!!No pátio da casa de meus pais existe um pomar e lá vocês não imaginam a quantidade de morcegos à noite! Tivemos várias vezes problemas com os bichinhos que "fizeram moradia" no telhados das dependências superiores da casa, em que a proliferação foi tamanha que fezes e urina passavam pelas paredes. As autoridades competentes na época quando contatadas por nós somente nos fizeram menção à tal LeiFederal, mas não nos disseram como resolver o problema! Tomara que agora os morcegos sejam melhor observados! Eis aqui um desabafo!!!