Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: SANTA CASA DEVERÁ SER TRANSFERIDA PARA A UNIPAMPA

14 de jul. de 2011

SANTA CASA DEVERÁ SER TRANSFERIDA PARA A UNIPAMPA

A ideia é do Provedor do HSCC - advogado Lauro Delgado e as articulações já se encontram em avançado estágio de encaminhamento. Foram realizadas conversações e reuniões preparatórias para a reunião da Mesa Diretora, que acontecerá nesta segunda-feira, dia 18, às 18h na CDL. Nesta reunião serão definidos os trâmites e encaminhamentos da ASSEMBLEIA GERAL ESPECIAL que gerará a autorização final, para que o encaminhamento junto à UNIPAMPA seja realizad o. Os contatos iniciais com a Universidade também já foram realizados pelo provedor e restam poucos acertos para que este sonho se torne realidade. A reitora da UNIPAMPA, Maria Beatriz Luce, foi contatada e marcou reunião com a Provedoria para aprofundar as negociações.
A iniciativa do Provedor visa garantir a assistência de saúde a todos, algo que começa a se inviabilizar através do atual modelo, onde a população precisa apelar para a Justiça para receber muitos dos atendimentos essenciais à vida.
Segundo o Provedor Lauro, “a lógica torna real esta ação, pois a UNIPAMPA possui seu polo de saúde estabelecido em Uruguaiana e, nada mais natural, que este polo seja complementado pela estrutura de um hospital, o que permitirá o atendimento de todos os interesses envolvidos, sobretudo, o da população, que vê os serviços de saúde cada vez mais distantes de seu alcance, além de servir para a formação de profissionais de saúde e, também, viabilizar a criação de uma universidade de medicina em Uruguaiana”.
A transferência para a UNIPAMPA nos coloca a um passo de possuirmos um HOSPITAL UNIVERSITÁRIO FEDERAL, um status que irá garantir, se não a solução de todos os problemas, ao menos recursos federais e profissionais para atendimento dos nossos pleitos de saúde.
Ainda segundo o Provedor, “é responsabilidade da Mesa Diretora garantir que a Instituição cumpra seus princípios, que são basicamente os de garantir o atendimento qualificado para as necessidades da população de Uruguaiana e região, algo que está cada vez mais distante de acontecer pelo atual modelo, que politizou a instituição e transformou o hospital em ferramenta de atendimento de interesses políticos, antes dos interesses da sociedade”. Lauro Delgado completa: “as necessidades de saúde de uma população inteira não podem ficar mais ao cargo de gestões amadoras e comprometidas com interesses que não são públicos, por isso vamos dar à Santa Casa, a possibilidade de evoluir e se expandir na mesma velocidade com que a população aumenta em número e em necessidades.”
Agora é aguardar os próximos acontecimentos. Na segunda-feira a reunião da Mesa Diretora, no CDL, onde deverá estar sendo escrito o início de uma nova era para a Saúde Pública de Uruguaiana e região.

20 comentários:

DILMA PRESIDENTE.......TARSO GOVERNADOR........SÓ FALTA URUGUAIANA..... disse...

PARABÉNS A QUE ESTIVER A FRENTE DESTA IDEIA QUE SE TORNARÁ COM CERTEZA REALIDADE. CHEGA DE TODA HORA TERNOS QUE ACIONAR A JUSTIÇA PARA SE PODER REALIZAR PROCEDIMENTOS GARANTIDOS EM LEI. CHEGA DE CABIDE DE EMPREGO PARA O PESSOAL DO MANDATÁRIO MUNICIPAL. CHEGA DE BRIGAS ENTRE CORPO MÉDICO E PREFEITURA. CHEGA DE APROFUNDAMENTO DA DÍVIDA DO HOSPITAL PARA COM FUNCIONÁRIOS, FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS. CHEGA DE UM SÓ MANDAR NO DESMANDO. CHEGA DE TERMOS QUE ATURAR AS ATITUDES CONTRA A VIDA EM URUGUAIANA. CHEGA DE FALTA DE EQUIPAMENTOS, MEDICAMENTOS E PROFISSIONAIS PARA PRESERVAREM A VIDA EM URUGUAIANA. DR. LAURO NUNCA FUI SEU FÃ, MAS COM ESTA ATITUDE O SENHOR MOSTROU O QUE PODE E O QUE DEVE SER FEITO PARA NÃO TERMOS SIM QUE DAQUI ALGUNS DIAS TERMOS QUE LEILOAR O PRÉDIO DA SANTA CASA PARA SALDAR AS DÍVIDAS. PAREÇE-ME QUE ANTES DESTE MANDATÁRIO ERA DE 12 MILHÕES E QUE AGORA ABEIRA OS 30 MILHÕES, CRITICA-SE O PASSADO MAS O PRESENTE É BEM PIOR.
CHEGA DE CRÍTICAS A ESTE OU AQUELE.
MAIS UMA VEZ PARABÉNS A TODOS OS QUE DE VERDADE SE IMPORTAM COM A SAÚDE PÚBLICA EM URUGUAIANA.

debil mental!!!!! disse...

Parabéns!!!!!!,esperamos que tudo de certo, pois é uma vergonha, as pessoas tem possibilidades de receber tratamento aqui na cidade,pelo SUS e por causa de caprichos, tem que viajar pr outra cidade.

Anônimo disse...

Que bobagem.E por certo a União arcaria com as dívidas que chegam a trinta milhões?Papo furado é com ele mesmo.

Anônimo disse...

LAURO ficamos orgulhosos e agradecidos.

Anônimo disse...

Por favor senhor prefeito Felice não deixe que estraguem o nosso hospital.Precisamos dele.

o profeta disse...

será que lauro já leu o estatudo da santa casa?

sera que o autor desta matéria já leu o regimento interno da santa casa?

federalização de instituições como a santa casa é impossível. o que gerou o nascimento da unipampa foi exatamente um golpe como este, no caso da unipampa foi um grupilho de políticos demagogos que afirmavam que haveria federalização da urcamp e no final ficou claro que não podia então o governo federal funcou a unipampa. to errado?

Anônimo disse...

Parabens pela iniciativa;é o inicio da solução para corrigir a crise crônica de nossa Sta.Casa.Por falar em nosso hospital,foi lamentável o programa de hoje "Uruguaiana Vencerá".As asneiras,inverdades,calunias,demonstração de ignorar o setor (INCAR) foram evidentes.Certamente foi tentando fazer um contra ponto na reportagem do Correio do Povo de hoje a respeito do Instituto do Coração.Menos engodo,mais respeito com a comunidade.

Anônimo disse...

Unipampa vai mandar 600 mil por mes para sta casa assim como manda o prefeito ?

Anônimo disse...

Cada um quer aparecer mais do que o outro.Pobre cidade, pobre povo nas mãos dessa gente.Só mesmo a Neraí para nos salvar.

Anônimo disse...

Parabéns ao Dr. Lauro, buscando soluções a questão da Planalto se resolvendo em favor dos Uruguaianenses e dos que viajam entre as Rodoviárias de Porto Alegre e Uruguaiana. Agora com a brilhante idéia de uma parceria da Unipampa com a Santa Casa é jogada de mestre. O senhor empafia deve estar se remoendo por não ter pensado antes. E recursos não faltarão é só implantar o Sisfronteira e buscar verba até do Mercosul. Como já venho dizendo os politicos soberbos passam os profissionais bons ficam.

Anônimo disse...

Agora enlouqueceram de vez.Socorro, estou indo prá Libres.

Anônimo disse...

A idéia não é do Dr.Lauro e sim do Dr.Genaro.

Anônimo disse...

Espero que se concretize esta idéia! Parabéns ao Dr. Lauro ou Genaro.

Anônimo disse...

Uma correção: não existe "universidade de medicina", mas "faculdades" de medicina;
outro comentário: é fácil mandar a União resolver problemas que são da esfera municipal. Não se iludam!
anonimo

Vanessa disse...

23,24: lamento informar...o caos tbm reina do lado de allá.

Anônimo disse...

A idéia, toda boa ideia só tem tres DONOs: EU, EUZINHO E EU MESMO!!

o proifeta disse...

é a maior insanidade esta ideia de federalizar a santa casa.

isso nunca vai acontecer.

há entraves jurídicos e institucionais intransponíveis e o autor da ideia deve saber se não sabe é por que não quer, talvez esteja somente querendo chamar atenção com objetivos meramente políticos.

também acompanhei as heresias feitas por um bando de políticos que inventaram ideia semelhante dizendo que iriam federalizar a urcamp, deu no que deu em Bagé.

Mentiram descaradamente para o povo de Bagé.

Anônimo disse...

Quando vai sair o o curso de medicina na unipampa?

Anônimo disse...

Para quem interpretar e compreender os comentários escritos acima, entende que eles são ricos em termos jurídicos, administrativos e que esses " anônimos" são possuidores de informações que a população não as têm. Então, fica evidente que os comentários não são em defesa da sociedade porque temos aqui assessores de plantão.

Sabrina

Anônimo disse...

... isso é o que chamam 'CONVERSA PRA ENGANAR BOBO'...

também ... todos se chamam e são chamados de DOUTORES. SÃO figuras que só querem saber de entrar pra ESTÓRIA.

QUANTO a TERMOS JURÍDICOS, É verdade, felizmente existem pessoas com níveis de conhecimentos superiores a esses pavões de plantão que ficam criando lorotas.