Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: APEMU - O DISCURSO E A REALIDADE DOS REPRESENTANTES DO POVO –

4 de set. de 2011

APEMU - O DISCURSO E A REALIDADE DOS REPRESENTANTES DO POVO –

No palanque eleitoral das últimas eleições o então candidato a governador do RS, Tarso Genro, disse que não precisaria do STF para pagar o Piso Salarial dos Professores.
No início de sua gestão, demagogicamente, entrou com a solicitação, junto ao Supremo, de retirada do RS da Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADIN 4167 – promovida por sua oponente, no pleito eleitoral, a ex-governadora Yeda Crusius. Ninguém tem dúvida que o Governador, ex-Ministro da Justiça, era sabedor da impossibilidade desta desistência.
Em 29/08, p.p., ingressou no STF com embargos de declaração contra a implementação imediata do Piso, objetivando o cumprimento somente em 2013, considerada a “grande” repercussão financeira na fazenda pública do estado.
Os embargos declaratórios interpostos são meramente protelatórios. O STF não é Poder Legislativo, portanto não lhe cabe alterar a Lei do Piso quanto à data da vigência de lei, nos termos aprovados pelo Legislativo Federal.
Em que pese a “afinidade” do Prefeito Prof. FELICE com o Governador Prof. TARSO GENRO quanto a relutância no cumprimento da Lei Federal do Piso, resta-nos, salvo se a justiça for, de fato, dever de ofício do Poder Judiciário, esperar que próximo Prefeito de Uruguaiana pague a conta.
Em princípio, a “incapacidade” destes dois grandes professores gestores em pagar um piso salarial equivalente a um salário mínimo, quando outros já remuneraram, com piso de dois salários, com as vantagens constantes nos atuais Planos de Carreira, é estarrecedora. Parece coisa diabólica, realidade muitíssimo afastada do quilate supostamente atribuído, haja visto suas expressivas votações para a prestação de serviços públicos de qualidade.
Incoerentes demonstram-se ao não adotar as mesmas preocupações com a fazenda pública ao lotar e lotar cargos de confiança e ao fixar seus subsídios e os vencimentos dos seus afilhados políticos, que ingressaram a convite, enquanto o professor entrou pela porta da frente, submetido ao concurso público.
Aqueles que deveriam ser exemplo no cumprimento da lei, de modo a influir positivamente no exercício da cidadania, envergonham-nos perante nossos alunos e, estes, não merecem na sua formação deste tipo de referencial.
DIRETORIA APEMU.

13 comentários:

Anônimo disse...

Berthold Brectch:"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não deve, não fala nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito, dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o lacaio das empresas nacionais e multinacionais

Anônimo disse...

É isso aí.Que governantes são estes????Quando vão cumprir????O povo está vendo tudo isso!!!!!As eleições estão aí!!!! Esperem que a resposta virá nas urnas!

URUGUAIANA....... ENFIM..... TÁ COMEÇANDO A VENCER. disse...

PUTZ..................................sintam-se
MIJADOS em alto nível, pois palavra melhor NÃO me vem a cabeça palavra melhor, para NÃO insinuar outras do mesmo nível.
Estão com a PALAVRA senhores detentores e juramentados CUMPRIDORES DE LEI, senhor TARSO GENRO e JOSÉ FELICE, pois quero ver a desculpa que vão dar agora para a NÃO IMPLANTAÇÃO DO PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO.
Vai segurando esta batata quente Delmar e José, pois com certeza vocês que, PROFESSORES QUE SÃO, vão querer a IMPLANTAÇÃO IMEDIATA do Piso do Magistério, NUNCA esquecendo da sua RETROATIVIDADE ao reconhecimento pelo STF.

Uruguaiana esta começando a vencer........

Anônimo disse...

Tenho acompanhado todo o movimento da APEMU, desde a não implantação do novo plano de carreira do municipio, onde mostraram a sua força, acompanho agoa essa luta pela implantação do piso nacional do magistério.
Porém acho que essa tática não está dando certo, somente os textos não podem ser a ação da APEMU, assim como o CPERS vão entrar como uma ação no STF o que a APEMU pode e ou vai fazer nesse sentindo.
Os textos alertam a nós "LEIGOS" no assunto mas não vão amolecer o "JOSÈ" como aqui chamam o alcaide que governa nossa terra.

Anônimo disse...

e a apemu é a favor a gratuidade do mandato para vereador

Anônimo disse...

Devem é fazer um grande movimento, gente vcs tem, sair as ruas, pr que todos vejam, filmem e passem em rede nacional.Mostra que Uruguaiana vencerá!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Grande coisa. Todo mundo é a favor da gratuidade dos mandatos para vereadores.
Sindicatos não fazem mais que sua obrigação.

Jurema disse...

como é que é? os professores vão sair as ruas pela gratuidade do mandato dos vereadores? ah, nos vamos também e queremos uma audiencia publica pra discutir quantos serão eleitos tambem eu já estou com meu cartaz pronto aqui na minhaescola

Anônimo disse...

Sou membro do Conselho Geral da APEMU e registro que a entidade não tem se limitado ao uso da coluna do Tribuna (nesta faz esclarecimentos públicos). Em maio foi formalizada denúncia junto ao Ministério Público Federal do Trabalho, visto o não cumprimento da Lei do Piso; em conformidade com as orientações jurídicas municipais, estaduais e federais, aguardou publicação do acórdão do STF para proceder reclamação constitucional ao Supremo para buscar o cumprimento da lei, bem como ajuizar ação na justiça do trabalho (CLT) e cívil (estaturários), além da responsabilização do gestor público pela inobservância da lei. Neste sentido, t.b, denúncia aos órgão de controle externo (Tribunal de Contas do RS e Cãmara de Vereadores). O objetivo da coluna é, entre outras ações, conscientizar a comunidade, com informações e dados concretos, do que são e o que fazem aqueles gestores ( Prefeito e Secretário de Educação), procurando desmascá-los, contrapor as inverdades ditas na imprensa, politicagem paga com o dinheiro público, a exemplo do aluguel de imóvel em POA, entre outras barbáries de uma administração autoritária, prepotente, arbitrária, "sem classificação". Será que o povo tem o governo que merece? Acredito que não, pois como eu, mais de 40000 uruguaianenes, foram enganados e continuam sendo (parte deles) ludibriados.

Anônimo disse...

o presidente ronie melo gelou
vai chamar uma audiencia para discutir os "subsidios" dos edis
os sindicatos estarão lá, pode apostar e o povo - pelo que vejo - também

Jerusa disse...

O povo do Santo Inacio, Hipica I e Hipica II também irão nessa manifestção dos professores.

Anônimo disse...

Professor não luta pelos pelos seus próprios salários vai se mobilizar contra o salário de vereador. é só o que faltava pra nossa categoria que historicamente ganha menos do que um brigadiano, do que um policial civil, federal, etc ... e tal. de repeten sair esgualepado gritando contra o salário do vereador que ele mesmo elegeu.

não tão vendo que isso tudo é uma camanga de uns que estão fora do poder e querem se eleger na próxima eleição?

não contem comigo. pensem antes de votar em roni melo e cia. raciocinem antes de votar. não reelejam ninguém seja do partido que for.

EU SIM SOU PROFESSOR O RESTO É PELEGO disse...

SE TIVER MOBILIZAÇÃO PELA REDUÇÃO DO NUMERO DE VEREADORES PROPOSTA DO MAURO E REDUÇÃO OU GRATUIDADE DOS VENCIMENTOS PROPOSTA DO RONIE A GENTE VAI ESTAR LÁ
PODE APOSTAR