Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Câmara trata sobre Educação Inclusiva – Uruguaiana.

5 de jul. de 2014

Câmara trata sobre Educação Inclusiva – Uruguaiana.



Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 03/07, as ações desenvolvidas para promoção de educação inclusiva nas escolas de rede municipal de ensino foram detalhadas na Câmara. Profissionais da área relataram a busca pela garantia do direito ao acesso, à permanência dos portadores de deficiência nas instituições e à qualidade do ensino.
Utilizou a palavra, através de requerimento do vereador Irani Fernandes, o secretário municipal de Educação, Delmar Kaufmann, com equipe da Secretaria que coordena os trabalhos relativos ao assunto. Diretora do Departamento Pedagógico, Mara Elaine Cardoso, coordenadora da orientação educacional ao Atendimento Especial, Sandra Krause, e professora Ana Goulart, que utilizou a palavra por indicação da vereadora Jussara Osório.
“Anualmente, tem aumentado o número de matrículas de crianças com necessidades educacionais especiais e consequentemente, a atenção à modernização da infraestrutura e da pedagogia”, considerou o vereador Irani. O secretário de Educação relatou que o tema é tratado como desafio no sistema de ensino em todo o Brasil, em razão da recente incorporação aos currículos de formação dos profissionais e à adequação das condições estruturais.
Na rede municipal de ensino, há 428 alunos matriculados, sendo a maioria no ensino fundamental. “Não nos atemos às deficiências, mas ao potencial e às habilidades de cada aluno”, afirmou a professora Ana ao destacar a qualidade da orientação educacional e pedagógica oferecida no município.
Em outra oportunidade, o assunto foi tratado na Câmara com a presença da Coordenadoria Regional de Educação que relatou as ações nas escolas estaduais. Os vereadores reiteraram a importância de ampliar o debate e as políticas inclusivas para garantir do direito de igualdade a todos e destacaram a carência de profissionais da saúde especialistas na área.

Nenhum comentário: