Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Deboismo, por Gabriel Novis Neves

24 de out. de 2015

Deboismo, por Gabriel Novis Neves

Deboismo
Em todo verão, ou com a proximidade dele, surgem nas grandes cidades os modismos e os neologismos, principalmente nas mais modernas, como o Rio de Janeiro. 
Começa, geralmente, nas novelas ou nas periferias e, em poucos meses, toda a cidade está tomada por esses bordões que, em seguida, se espalham por todo o país. 
No momento o “de boa” é o novo bordão, especialmente entre os jovens. 
Dessa forma, já se fala no “deboismo” como antídoto para a grave crise social e econômica que vem atingindo o Brasil. 
Difícil imaginar que diante de tanta preocupação com o futuro possamos ver algumas pessoas “de boa”, a menos que se encontrem sob efeito de drogas ou em total desajuste de suas funções mentais. 
Tudo muito ligado ao modismo digital de postar fotos que transmitam momentos de felicidade explícitos. 
Só serão “seguidos” aqueles que, através de caras, bocas e fotos, conseguirem passar essa sensação de realização e poder totais. Ainda que falsa. 
Pelo andar das coisas, essas “fácies de felicidade”, talvez tenham se estendido às nossas classes dirigentes, numa verdadeira atitude de “deboismo”, enquanto manchetes nacionais e internacionais escancaram o mar de lama  que envolve esses elementos. Muitos deles continuam ocupando posições chave na direção do país. 
Talvez essa alienação generalizada seja mesmo cultivada pelo sistema, uma vez que esses modismos rapidamente são divulgados pelas diversas mídias, contaminando toda uma sociedade. 
Só mesmo uma pequena minoria de cabeças pensantes não consegue atingir esse estado invejável “de boa” num momento tão crítico para as nossas instituições! 
Lamentavelmente!

Nenhum comentário: