Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Argentinos avisam: vão invadir o Brasil. Que venham...

19 de nov. de 2016

Argentinos avisam: vão invadir o Brasil. Que venham...

O delegado da Polícia Federal, André Luiz Epifânio, revelou que a estimativa do órgão é que ingressem pela Ponte Internacional de 15 de dezembro de 2016 a 15 de março de 2017 pelo menos 1,5 milhão de turistas, majoritariamente argentinos, seguidos por chilenos e uruguaios. Um crescimento de 25% em relação ao mesmo período da temporada 2015/2016. De acordo com Epifânio, 60 homens da PF trabalharão na aduana, em sistema de rodízio, para enfrentar a demanda do setor de imigração.

A valorização da moeda "hermana" em relação ao dólar e a inflação interna da Argentina impulsionam o movimento aguardado por comerciantes e hoteleiros da fronteira, avaliam os analistas. Para tratar da matéria o deputado Frederico Antunes, vice-presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia, coordenou reunião na manhã desta sexta-feira, na sede do Sindilojas de Uruguaiana, com lideranças de uma série de setores do município.

No encontro foram tratadas matérias ligadas às melhorias no atendimento aos turistas argentinos e brasileiros durante a temporada de verão, além de aprimoramento nas condições da Ponte Internacional que liga Uruguaiana a Paso de los Libres/AR e seus acessos.

A Comissão de transição da prefeitura, durante o encontro, encaminhou às autoridades pauta de reivindicações contendo sete itens para a aplicação no menor espaço de tempo possível. Melhoria no sistema de iluminação da Ponte, implantação de banheiros móveis para atender aos turistas, colocação de placas de sinalização em espanhol, aumento de policiamento nos níveis federal, estadual e municipal na área de abrangência da aduana. Limpeza e capina dos acessos ao terminal aduaneiro. Implantação de pórticos com informações turísticas e de deslocamento visando atender aos turistas. Implantação de câmaras de monitoramento no entorno da aduana. Regularizar a situação dos vendedores ambulantes também foi abordada durante o encontro, como regras sobre produtos e forma de comércio.

Os representantes das Policias Federais, Receita Federal e Policia Rodoviária Federal informaram que há previsão de reforço do contingente de servidores para o período de férias.

O número de turistas pode atingir dois milhões caso um conjunto de fatores como clima, câmbio e inflação favoreça concluíram os debatedores.

Nenhum comentário: