Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Luz de outono em Ipanema, vídeos e fotos de Valéria del Cueto

28 de mar. de 2018

Luz de outono em Ipanema, vídeos e fotos de Valéria del Cueto

Luz de outono em Ipanema

Março está chegando no final. Além de conferir no calendário dá para ver as mudanças na luz do Arpoador e na paisagem registrada no caminho até o posto 9, em Ipanema, no Rio de Janeiro.

Apesar do mesmo cenário explorado, existem sutis diferenças entre este e o ensaio apresentado na postagem Arpoador, fevereiro no Rio de Janeiro: a posição do sol, que agora está caindo entre as montanhas e os prédios (antes caía entre as ilhas e a ponta do morro do Vidigal), o tipo de nebulosidade que abraça o Morro dos Dois Irmãos...

No primeiro caso, a direção em que os raios solares no final do dia incidem sobre o relevo da areia e sua conformação, desenhada pelas marés outonais ( no caso dessas, as fotos foram feitas durante o final de uma ressaca) definem e colorem no contra-luz os contornos dos corpos e objetos. Já as nuvens, parecem mais compactas e com menos franjas, devido aos ventos e correntes aéreas.

Tudo muda. Tudo se re-desenha.

Nos vídeos o paredão do Arpoador e o mar subindo pela faixa de areia e batendo nas pedras são exemplos da proposta do plano fixo e do "deixa rolar".

Apenas com a movimentação, se houver, dos personagens em cena. Os registros têm em média, mas não obrigatóriamente, um minuto. Tempo necessário para o principio da desaceleração e início da contemplação. Por isso estão reunidos no playlist MAR, do youtube, para seu deleite.




O que me inspira? O tempo que morei fora do Rio e precisei fechar os olhos e reconstruir de memória essas cenas tão simples e essenciais para quem nasceu na beira do mar, ou o ama perdidamente, como eu....

O ensaio fotográfico e os vídeos são de Valéria del Cueto para @no_rumo do Sem Fim
Clique AQUI ou na foto para ver o álbum no FLICKR


Além das fotos, os vídeos que mostram o ambiente local. Curta nossa página no Facebook e se inscreva no canal del Cueto, no youtube.

Aqui tem mais pra você:

Já seguiu “@no_rumo do Sem Fim”?
Lá você encontrará o conteúdo produzido por Valéria del Cueto e também links para objetos e desejos produzidos no Studio@delcueto!

Ideias e design disponíveis nas plataformas:
Colab55
Redbubble
Siga os instagrans
@valeriadelcueto
@delcueto.studio

Studio na Colab55

Nenhum comentário: