Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Franciscanos - 800 anos de Humildade e Justiça

16 de nov. de 2009

Franciscanos - 800 anos de Humildade e Justiça

No dia 16 de novembro de 1209, há exatos 800 anos, São Francisco de Assis fundava a Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos. Sua regra esteve na base da Segunda Ordem Franciscana - a Ordem das Clarissas, fundada por Santa Clara de Assis e também a Ordem Franciscana Secular para leigos. Os franciscanos não são monges, mas sim religiosos: realizam voto de pobreza, castidade e obediência. Vivem em fraternidades, que se designam por conventos e não como abadias ou mosteiros. Os seus conventos são tradicionalmente junto das cidades.

Humildade, simplicidade e justiça. Humildade significa acolhida para escutar. Quem abre os sentidos para perceber o maior e o melhor não tem medo de obedecer e mostra lealdade a um grande projeto. Simplicidade é valor de quem sabe colocar tudo em comum, é a coragem da partilha. Justiça é transparência, castidade, verdade. É revelar o melhor de si.

Oração de São Francisco de Assis

Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão,
Onde houver discórdia, que eu leve a união,
Onde houver dúvida, que eu leve a fé,
Onde houver erro, que eu leve a verdade,
Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido,
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe
é perdoando que se é perdoado
e é morrendo que se nasce para a vida eterna...

2 comentários:

Calando a Verdade disse...

Esta oração é muito linda, só que já estamos cançados de conviver com tantas falcatruas, tanta cara de pau, tanta injustiça,tanta gente passando por cima de quaisquer principios pr um unico objetivo que é a ganancia pelo poder.Pisam, machucam, e saem sempre por cima.sempre estão no patamar mais alto, sendo aplaudidas.Os mal feitores sempre são protegidos pelas LEIS, pela impunidade.E o pobre coitado, este, sempre sendo vitima de tudo.As vezes chegamos até a descrer que o BEM existe.

Anônimo disse...

Lembre-se "Calando a Verdade" que é preciso não esmorecer diante das injustiças.Como lenitivo, quem sabe levar em conta as bem-aventuranças tão enfáticas nas pregações de Cristo.Para compensar as frustrações e decepções, nada melhor do que a crença na futuridade.Lembre-se dessas palavras:-....Bem-Aventurados os que tem fome e sede de justiça porque serão saciados....Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus".Mt 5,3.
Nos atuais dias, a Oração de S.Francisco parece ser a Norma Espelhada do nosso jeito de viver.É tudo ao contrário.Que pena.