Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Sobre árvores

13 de nov. de 2009

Sobre árvores

Em minhas boas lembranças da infância está meu retorno para casa, da Escola Nossa Senhora do Horto, onde avistava uma árvore imensa e em alguns meses com flores amarelas debruçando seus galhos pela calçada da esquina das ruas 7 de Setembro com Tiradentes. Mesmo com pouca idade eu entendia que ela me transmitia segurança, bem estar.
Uma Canafístula com muita idade, com galhos vigorosos enfeitando aquela casa linda e toda nossa paisagem.
Agora, adulta, me preocupo com o planeta, com as mudanças de clima, de deslizamentos, enchentes, com o ar que respiramos, com a água que poderá faltar, com a poluição e principalmente com a falta de árvores para diminuir todos estes desastres ambientais. Tenho plantado árvores pela cidade pois sei que existe o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) que lançou a iniciativa mundial para o plantio de árvores Plantemos para o Planeta: Campanha 7 Bilhões de Árvores. E existe também uma campanha estadual que nossa governadora Yeda Crusius lançou para o plantio de árvores no estado.
E contei para uma amiga de Brasilia que me respondeu assim:
"Linda sua atitude de plantar as árvores. Esta preocupação com o futuro é uma atitude muito bonita. Em nome do planeta , muito obrigada. Aqui em Brasilia, não preciso fazer isto. Temos muitas e muitas árvores, também frutíferas e gramado maravilhoso. Isto é uma das coisas que já contribui para nossa boa qualidade de vida.Uma árvore para ser derrubada aqui, precisa de todo um procedimento que ás vezes até chega no jurídico. Depende de relatórios, pareceres e concordância da TERRACAP e da NOVACAP. Recentemente derrubaram uma aqui na minha quadra, mas depois de um estudo e ser verificada que ela traria problemas e poderia cair numa chuva, etc. É uma arvore grande, de origem africana , que ás vezes possui internamente um tipo de bezouros que aos poucos vai deixando o tronco oco e fragilizado podendo durante um vento forte ou chuva cair. Então eles são obrigados a cortar, pela seguranças das pessoas e do seu patrimonio."

Hoje de tarde encontrei uma máquina assassina serrando aquela imagem linda de minha infância. Senti um aperto em meu peito imaginando as lágrimas daquela árvore que estava agora cheia de folhinhas novas e que há tantos anos nos auxilia e protege, creio que fosse centenária. Me perguntei, por que estão podando deste jeito no mes de novembro?
Aqui em nossa cidade não existe órgãos protetores? Depois eu vi muitas árvores da cidade com cortes recentes, de hoje, por que isto? Não existe lei de proteção do meio ambiente ou as leis não chegam em nossa cidade?

Jussara Aymone de Almeida Schmidt

24 comentários:

Anônimo disse...

a secretaria do meio ambiente precisa dar algum esclarecimento. A derrubada de árvores eh ilegal em perímetro Urbano, para ser autorizada, é necessário todo um processo. è bom dar uma verificada e ver se não foi derrubada ilegalmente, mesmo que tenha sido pela p´ropria prefeitura.

Infelizmente, não há como repôr a dita.

Raphael A. C. Viera disse...

Mas que sacanagem, gostaria muito de saber o motivo de esta bela árvore ter sido removida. Desde a

minha infância, sempre quando voltava da escola, ou indo para ela, ou seja pra onde for, sempre a

admirava. Ela, como nenhuma outra, caracterizava a rua, no natal, era a mais interessante de todas.

Fiquei muito triste em receber esta notícia, é como se matassem um amigo próximo, que sempre estava

por perto. Realmente, não dá para entender os pobres desafortunados que fizeram isso. Seja o que for

que irão fazer no lugar dela, garanto que não será melhor.

Raphael A. C. Viera
Santa Maria - RS

Anônimo disse...

Mas que sacanagem, gostaria muito de saber o motivo de esta bela árvore ter sido removida. Desde a minha infância, sempre quando voltava da escola, ou indo para ela, ou seja pra onde for, sempre a admirava. Ela, como nenhuma outra, caracterizava a rua, no natal, era a mais interessante de todas.

Fiquei muito triste em receber esta notícia, é como se matassem um amigo próximo, que sempre estava por perto. Realmente, não dá para entender os pobres desafortunados que fizeram isso. Seja o que for que irão fazer no lugar dela, garanto que não será melhor.

Raphael A. C. Viera
Santa Maria - RS

Anônimo disse...

Eu já tinha estranhado que esta arvore ai citada ainda estava de pé. Porque estao retalhando as velhas e frondosas arvores??? Fazem cinco anos que esta pratica se repete nesta triste cidade. poda, poda, poda,poda. Podam até nossa imaginaçao....

Anônimo disse...

Matadores de sonhos! Até quando??

Ana Luiza disse...

Até que algum responsavel,tenha coragem de tomar as devidas providências.O que é muito raro em nossa cidade.Parece que todos estão hipnotizados pelas coisas erradas que aqui são praticadas.Uma pena triste é o povo que não vai a luta pelos seus ideais.

Marcia Pereira disse...

Aproveitando este espaço quero deixar este site.www.mp.rs.gov.Br.entre em transparência, depois ouvidoria.Faça sua denuncia.Aproveite a oportunidade que esta sendo oferecida pr o cidadão buscar ser ouvido.

José Francisco F. Valls disse...

Quem residia nesta casa da frondosa árvore era o casal Dr. Mario Ferrari Valls e sua esposa Encarnacion de la Hidalga Valls. Eles tinham muito orgulho daquela maravilha da natureza.Parabéns pela tua atitude Jussara. Insiste para que sejam repostas as árvores da rua Dr. Maia, entre Gen. Câmara e 7 de setembro.

EUNICE FLORES disse...

Que tristeza saber que aquela árvore que fez parte dos nossos sonhos de infância,foi tão cruelmente tombada,vencida por pessoas despreparadas para os cargos que ocupam.o grande paisagista BURLE MARX deve estar se revirando na cova ao ver esta bárbarie que estão cometendo em nossa cidade.Voces já notaram quanto tempo faz que o ZÉ CUPIM anda fazendo isso na cidade?Pense bem...Se deram conta de quem é a culpa?Opessoal que corta está tão à vontade que já se oferece e dá o preço,(ou em último caso levam a lenha para eles.É o PATRÃO paga uma miséria e eles (funcionários)tem que fazer "bico".A casa da Rua Santana com Gal.VITORINO teve uma árvore cortada,por esses funcionários(em horário de expediente)e para isso nem se importaram que essa árvore abrigava um ninho de pássaro.Tudo isso foi denúnciado em uma rádio local pelo saudoso Promotor Público aposentado Dr MÁRIO BRACCINI.É,essas são as CARGAS NEGATIVAS que temos que aguentar...

JoaoFPR disse...

Por definição, toda arvore está lá por um motivo, desde dar sombra, desde embelezar a cidade.
A remoção tem que ser justificada e não intransigente.
Mas o povo é isso ai, depois ficam chorando por bolsa miséria.

Lovaine disse...

Árvores em passeios públicos são sem sombra de dúvida necessárias e indispenávéis, entretanto a espécie a ser plantada deve ser criteriosamente escolhida de acordo com o limitado espaço urbano a fim de não causar transtornos na rede elétrica, esgoto calçamentos entre outros.

Lovaine Souto
Engenheira Florestal

tribunadeuruguaiana.blogspot;com disse...

Prezado anônimo das 14:06, agradecemos por sua opinião, mas devido a medida judicial, em liminar, não podemos postar seu comentário. Siga acompanhando nosso blog e o Tribuna. Sua participação é decisiva. Obrigado.

tribunadeuruguaiana.blogspot;com disse...

Prezado anônimo das 18:02, agradecemos por sua opinião, mas devido a medida judicial, em liminar, não podemos postar seu comentário. Siga acompanhando nosso blog e o Tribuna. Sua participação é decisiva. Obrigado.

Jussara disse...

Lovaine, estamos comentando sobre uma árvore centenária plantada dentro de uma residência.
Se ela nunca causou transtornos, queremos explicação por que foi cortada já que estava cheia de brotos natural da primavera.

tribunadeuruguaiana.blogspot;com disse...

Prezado anônimo das 18:59, agradecemos por sua opinião, mas devido a medida judicial, em liminar, não podemos postar seu comentário. Siga acompanhando nosso blog e o Tribuna. Sua participação é decisiva. Obrigado.

Anônimo disse...

Na rua General Canabarro antes de chegar na Domingos de Almeida estao derrubando outra arvore, esta com mais de 50 por cento cortatada amanha devem terminar o trabalho, creio que cortaram pois tinha muitas flores e sua beleza incomodava.......

EUNICE FLORES disse...

É,isso realmente está se tonando uma fábula.A DO SAPO E O VAGALUME.As flores das arvores estavam "incomodando"assim como o brilho do vagalume irritava o sapo.Como diz o secretário de obras,Trojan:Isto é uma "briga de beleza"!!!!

Anônimo disse...

Bem postado Eunice Flores!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Briga de beldades...

Anônimo disse...

Querem acabar com os centenarios? Que falta de sentimento desta gente.

Anônimo disse...

Mas o que é isso gente! Mais uma arvore ao chao? madeiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

Jussara Aymone disse...

Passei agora na General Camara entre Presidente Vargas e Santana e vi um plátano podado com os galhos verdinhos no chão. Eu não acredito que as pessoas que permitem podar no mes de novembro tenham feito faculdade de Agronomia.

Jussara disse...

O plátano não foi só podado, foi totamente cortado da quadra da cidade que deveria estar tombada, em frente a casa da familia Tellechea. Não dá para entender.

Anita Pimentel disse...

Não entendo esta prática: cortam árvores o tempo todo! Algumas calçadas parecem cemitérios de tantos 'tocos' sepultados.
Quem é que não consegue conviver com as árvores? Quem é que autoriza estes cortes?
Já vi muitas 'justificativas': fazem sujeira, dão alergia... caramba! Completamente sem noção!