Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Renato Corrêa - presidente do Conselho Municipal de Saúde foi o 1º. a depor na CPI da Saúde - Uruguaiana

19 de abr. de 2011

Renato Corrêa - presidente do Conselho Municipal de Saúde foi o 1º. a depor na CPI da Saúde - Uruguaiana

Na terça, 19, Renato Correa, presidente do Conselho Municipal de Saúde depôs na CPI, com a presença dos vereadores Rafael Alves, Mauro Brum, Rogério de Moraes e Clemente Corrêa.
Sobre os desvios de medicamentos na Secretaria da Saúde, ele disse que há um processo administrativo em andamento no Ministério Público e que há indícios de que não é apenas uma pessoa a responsável. O valor estaria em torno de 2milhões.
Quanto à Santa Casa, a partir de abril de 2008 teve início uma perseguição aos funcionários, desde os de “mais baixo até o mais alto nível”. Antes havia uma equipe multiprofissional que se reunia mensalmente, coordenada por um médico de Porto Alegre, Rogério Pires, que fazia um levantamento geral de despesas e de como atender bem os pacientes. Atualmente as pessoas são mal recebidas, mal acolhidas e mal internadas em função de uma intervenção nefasta da administração. Começaram todos os tipos de assédio e perseguições. “Velhos, gordos e feios são advertidos de que tem de emagrecer”, diz Renato. Conta o presidente do Conselho que tudo isso é de conhecimento do prefeito.
Os funcionários realizaram assembleia com mais de 300 participantes, colocaram no papel todas as dificuldades que estavam passando para encaminhamento de providências, mas foram orientados a não assinarem seus nomes.
Foram demitidos mais de 60 % dos funcionários. As avaliações de currículos são feitas por uma só pessoa. São contratados funcionários com perfil muito similar ao da direção: perseguidores, ameaçadores e desagregadores.
Há uma praga instalada na Santa Casa que conseguiu destruir tudo o que havia de bom. Cada um no seu canto. Não existe mais reunião de enfermagem, nem treinamento, contratam empresas de fora a alto custo para fazer o mesmo serviço que os funcionários de Uruguaiana faziam.
O método de administração é arcaico, ameaçador, não precisa fazer muito para ser considerado “inimigo do sistema”.
Há graves problemas na Hemodiálise de pessoas que trabalharam por dois anos sem serem contratadas e com exigência de cumprimento de carga horária.
Alguns dos demitidos não foram substituídos. Há profissionais atendendo de 15 a 20 pastas. Hoje não se sabe mais se o auxiliar técnico que está na pediatria, estará amanhã, ou poderá ser mandado para a cirurgia. Há um relatório no Conselho Regional de Medicina e outro no Conselho Regional de Enfermagem denunciando o desrespeito com a formação e o treinamento dos profissionais. As prescrições não estão sendo cumpridas porque a administração decidiu que não vai comprar os medicamentos.
Sobre desistências de recursos, além dos R$300 mil que o município deixou de receber por falta de projeto em tempo hábil, está prestes a perder o recurso da UTI pediátrica (R$400 mil), pois o prazo está se esgotando.
O CAPS foi desapropriado para ser criado um CAPS AD (para alcoólicos e drogados). A verba está à disposição, mas não houve movimento para se habilitar.
Os agentes comunitários do PSF são 32, deveriam ser de 250 a 300. Quanto maior o número de agentes, mais recursos o município recebe para a saúde. Além disso, os agentes não conseguem cumprir as metas, por isso não estão recebendo o incentivo, ou seja, não estão recebendo o ganho que foi fixado.
Na opinião de Renato Corrêa, foi montado um esquema para desmontar o serviço. É criado um clima de perseguição, negação de material com o objetivo de dizer que o profissional é incompetente.


Por - M. C. Prati

14 comentários:

Anônimo disse...

Falaram em desvio de 2 Milhões de Reais na Saúde, é urgente que o povo seja informado com detalhes desse assunto, sem rodeios, chega de sermos enganados, e ainda tinha aquele vereador que falava que não precisava CPI, e agora como fica o povo que acreditou nele como seu representante?

Anônimo disse...

Engraçado, quando se demitem competentes nada de barulho, agora quando mandam embora preguiçosos e maus profissionais fazem um barulho...

Vanessa disse...

23.15
o preguiÇoso do motta, salvou uma vida de um esportista que teve um problema cardiaco NUM DIA SABADO...
ainda quando o senhor prefeito dispos que nos sabados e domingos, o sector cardiologico nao funcionasse.
pergunto... TEM QUE TER DIA E HORA PARA INFARTAR?

Vanessa disse...

"PREGUIÇOSOS, MAUS PROFISSIONAIS, INCOMPETENTES, MAFIOSOS, DELINQUENTES, MARGINAIS, INIMIGOS DE NOSSO GOVERNO, MENTIROSOS, FOFOQUEIROS, INVEJOSOS DE PLANTÃO"...

TEU discurso e bem parecido ao DELE.

Deito a gargalhadas quando escuto "perdeu a confianza..." hahahaha..

outra...

essa Ana Del Lito... ta procurando aposentaduria no INSS, por invalidez por problemas psiquiatricos...

aqui o processo> 001/1.06.0059537-8


entao...qual e o ASSSUNTO entre esses dois?

ela ESTA CAPACITADA ou NAO ESTA?


ACORDA URUGUAIANA...

Anônimo disse...

Achei pior, há alguns dias, um comentário sobre a Brigada Militar, ofensivo, inclusive, e o Fred deixou passar. Se é para bloquear, vamos bloquear tudo, não só o que interessa.Senão alguém poderá pensar que o Fred facilita as coisas para a Prefeitura (o que não é verdade).

Anônimo disse...

Ok volta o caio e o bonotto e td tá resolvido....

td é questão de grana.

A obstretas de noite que deixam de atender pois estão dormindo em suas salas, agora devemos pagar impostos para esse dinheiro ir pra um profissional que dorme em serviço? É esse tipo de profissional que se quer defender?

Engraçado é que quando teve-se a ideia de criar o instituto tinha gente que achava que era mais um disturbio do imperador, hj ele está ai. Se dependesse dos prefeitos anteriores , não existiria instituto o pessoal da hemodialise ou estaria sendo "assassinado" naquela clinica dos horrores do Dr. monteiro ou estariam indo a alegrete ou itaqui. E santa casa como é o desejo de alguns já estaria na mão do dr botelho e cia ltda.............

Anônimo disse...

Parabens ao Renato,sempre coerente e lutando pela verdade!E parabens a Vanessa pela capacidade de se informar sobre um assunto que não é da sua area,e analisar bem direitinho...

Anônimo disse...

A capacidade do Renato é tão grande ,que já estão chamando ele de vota lá em São Gabriel

Fantasticoooooooooo disse...

A verdade é uma só, escolhemos um homem que só esta feliz qdo esta na midia, seja ela desgraça ou não.

Anônimo disse...

O dia que o Felice não aparece na capa do "Diário Oficial", ele alega que estão boicotando seu governo, e fala o quanto isso custa para os cofres públicos, mas logo, logo desconversa, se da conta de que suas vaidades são bancada pelo povo que o elegeu esperando uma administração austera,e o que temos criação de várias secretarias novas cabides de empregos, carros oficiais a qualquer hora do dia e da noite visitando amigos e ou eleitores, um total desrespeito ao dinheiro público, isso é uma vergonha, e quem duvidar é só sair as ruas a noite, e aos finais de semana que vai constatar que é verdade.

Anônimo disse...

Um governante q se alimenta de disque disque tá ferrado ô meu!
Foi assim, houve perseguiçao de funcionaris da saude e tb de outras secretarias.

Livia Maria disse...

Tem homem que tem 7 namoradas e acha que é o bão, mas isso não passa de uma ilusão, porque quem acaba ficando com elas é Ricardão!!!

Anônimo disse...

Anônimo das 9:57, Falando em secretarias o então candidato Felice falou para um grupo de pessoas ali no calçadão que o número de secretarias na prefeitura era uma vergonha que ele iria reduzir pela metade, assim como os falados CCs, mas isso quando queria nossos votos depois de eleito mudou tudo criou tantas secretarias que várias se quer tem um escritório para atender o público, mas os cargos estão todos preenchidos, e não lembro de nossa prefeitura no passado antes do Felice ter tantas secretarias, uma vergonha.

Anônimo disse...

Livia Maria, teu recalque é por não ser uma das 7 ? não dá tanta bandeira que teu caso se agrava, vá que um dia ele lembre de você.