Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Denúncias levam vereadores ao CACAU - Uruguaiana.

26 de mar. de 2012

Denúncias levam vereadores ao CACAU - Uruguaiana.

A Comissão de Serviços Municipais da Câmara de Uruguaiana visitou (22/03) às dependências do CACAU (Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Uruguaiana), com o objetivo de averiguar a veracidade de denúncias feitas à Comissão sobre irregularidades no local. As denúncias diziam respeito a monitores que utilizavam a mão-de-obra das meninas internas para a limpeza da instituição, o oferecimento de refrigerantes e alimentos com data de validade expirada, além das péssimas condições do prédio. Foi constatado que as condições em que estão abrigados os menores realmente são precárias, pois o teto possui infiltrações, as paredes são sujas e têm mofo, as portas são quebradas, os banheiros mal conservados e inclusive as crianças e adolescentes estão expostos a situações de risco em razão de fiação elétrica sem proteção. Não foi possível averiguar a denúncia sobre a má conservação dos alimentos, pois a despensa estava fechada.  Também houve relatos de alguns funcionários que, em dias de chuva, os corredores ficam alagados pela falta de conserto no telhado. Após a visita, os vereadores José Clemente da Silva Corrêa, presidente da Comissão, e Ronnie Peterson Colpo Mello, vice-presidente, deslocaram-se até a Promotoria da Infância e da Juventude, onde o Promotor Vitassir Edgar Ferrarezi confirmou ter uma vistoria agendada e comprometeu-se em dar atenção especial aos fatos relatados. Já na sexta-feira, dia 23/03, a Comissão da Câmara enviou o relatório com as verificações ao Ministério Público. (Fonte: Imprensa da Câmara Municipal de Uruguaiana).

27 comentários:

Anônimo disse...

Um bom destino aos salário doados pela tituar da ação social e habitação sra. elisabete brete felice.

Anônimo disse...

Ela ficou dois meses de férias - todo janeiro e fevereiro - nem sabe de nada. Tadinha da doutorinha...

Anônimo disse...

NA JUSTIÇA DEMORA, FANTÁSTCO NELES;

O PROFETA disse...

primeiro que essa demagogia de destinar doações é o simbolismo de uma sociedade escravagista
que doando migalhas cobra do povo subserviencia
permanente. ningué doa nada sem cobrar altos juros.

o ser humano tem direitos, de ser livre e de bons constumes. o ser humano tem que ser dono de sua liberdade. o ser humano tem que ser respeitado em suas necessidades básicas, de vida, de sobrevivencia.

o ser humano precisa é de trabalho, salário digno, casa pra morar, assistencia média o dia inteiro, educação igual a das escolas partidculares como colégio santana e laura vicunha.

o ser humano não pode ficar a espera de ajudas de clubes de serviços, de promessas da esposa do profeito.

não é bondade do governando fazer as obras pelo povo é obrigação. todo o governante é muito bem pago pra fazer.

não há atendimento médico de graça como dizem erroneamente. pois todos os médicos e funcionários são mensalmente PAGOS, RECEBEM SEUS CONTRACHEQUES CHOVA OU NÃO CHOVA.

pORTAnto anonima, a indireta, a ironia ou a charada como dizem em uruguaiana não tem nenhum sentido pois parte de pessoa que só sabe mamar nas benéces governamentais tanto quanto a acusação feita contra essa que prometeu DOAR.

aINda bem que ela só prometeu e não cumpriu. pois do contrario mais pessoas ficariam enroladas, devedoras de favores, devendo gratidão impagável pois voces que se dizem DOADORES cobram o resto da vida do povo.

Não doem nada a ninguém mas não soneguem os direitos do povo. não escravizem o povo.
deixem de demagogia.

Anônimo disse...

Mas bah, ainda tem gente que acredita no Felice, chega dar nojo ver esse homem mentir sem se preocupar com quem sabe que ele esta mentindo, que vergonha.

Anônimo disse...

pode crer que agora vai aparecer verbas para a tão famosa reforma .

Anônimo disse...

Duvido muito anônimo das 08:31, o que eles chamam de reforma é uma mão de tinta, e olhe lá, só pra uma inauguração com alguns puxa sacos, aquele lugar é um depósito em todos os sentidos depósito das vergonhas da sociedade, cabide de empregos pra gente que não serve em nenhuma outra secretaria e sem função alguma. A memória do povo é curta em seguida nem os vereadores lembram mais do que viram lá até por que nem foi a primeira vez que foram e digo até antes estava bem pior e eles não viram nada, será que a proximidade com as eleições melhorou a visão???

Anônimo disse...

ESSA É UMA RESPOSTA AO DOUTOR PROFETA:NÃO HOUVE ACUSAÇÃO CONTRA QUEM PROMETEU O SÁLARIO,O QUE HOUVE É COBRANÇA PELA PROMESSA ELEITOREIRA DA LACRAIA VELHA EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO,NINGUÉM PEDIU,FOI ELA QUE PROMETEU QUE NÃO IRIA FAZER USO DO SÁLARIO DELA,NUNCA CUMPRIDO.CHEGA DE ENGANAR O POVO TÃO SOFRIDO,CHEGA DESTA BALÉLA DE CARNAVAL,DESVIANDO O DINHEIRO DE OUTRAS RUBRÍCAS TÃO NECESSÁRIAS COMO REMÉDIOS,MELHORIA DE ATENDIMENTO NO PLANTÃO DA SANTA CASA,+ MÉDICOS,TANTO É ASSIM QUE AONDE FOI O DINHEIRO PAGO PELOS CONTRIBUÍNTES NO DIA 29/02?FOI O DINHEIRO PAGO AOS JULGADORES DAS ESCOLAS,PAGO ÀS ESCOLAS QUE PEDIRAM+VERBA PRÁ DESFILAR,PAGAMENTO DE DIÁRIAS DE HOTÉIS,PASSAGENS E OUTROS MIMOS PRÁ ESSA GENTE QUE NEM SABIA QUE URUGUAIANA EXISTIA.É,DOUTOR PROFETA,ACHO QUE VAMOS FAZER IGUAL À TI,MUDAR DE LADO PRÁ SE DAR BEM.

Anônimo disse...

Pô d. Elisabete! Menos laquê no cabelão, menos cigarros e mais ação! Vai lá pelo menos, sai da fumaça do gabinete. Atitude de secretária bem paga. No mínimo!!!É só até dezembro, depois vá cuidar dos netos.

Anônimo disse...

que engraçado né e so o cacau que e mau visto sera que os outros setores são perfeitos exemplo:na prefeitura os funcionarios estão sempre trabalhando?ou sera que quando passamos por la funcionarios estão tomando chimarrão ,cafezinho e funcionarias lichando unhas na hora de expediente .isssoé certo?QUE TAL ALGUEM DAR UMA FISCALIZADAHEEE.SEA AS CRIANÇAS SÃO TÃO MAL TRATADAS ASSIM PORQUE NÃO ESTÃO COM OS PAIS ?PESSOAL PARTICIPEM MAIS ANTES DE FALAR BOBAGEM

Anônimo disse...

ELA NUNCA DISSE PARA QUE ENTIDADE DOARIA O SALÁRIO. ERA PURO ENROLATION ELEITORAL.

Anônimo disse...

penso exatamento assim profeta. as pessoas devem exigir viver do seu trabalho. ninguém doa nada a ninguém de graça. no mínimo estão visando ganhar um trofeu ridiculo daqueles que fazem um grande jantar e dizer. OS MAIS MAIS ... e não interessa do que, é só dizer que se ocupou de obras chamadas assistenciais.

isto significa que encontraram pessoas que seus direitos foram sonegados, amassadas, que um bando de espertos decidiu que suas famílias devem sobreviver de migalhas assistenciais e nunca do seu próprio trabalho.

chegaram a criar um curso chamado ASSISTENTE SOCIAL Que os formados nunca vão na vila, no problema, vão no papel, no palhativo para manter as pessoas fisgadas pelos tais bolsas familia, etc ...

AQUI TD É PERMITIDO. disse...

Vcs notaram que a única coisa a funcionar nesta administração, são as desapropriações??????.O antigo Hospital Santo Antonio, era de quem?????????, a firma que a pouco saiu dali, vcs saberiam dizer quem era o socio???????????.

Paulo Silva disse...

Meu amigo das 04:11 PM, cabide de emprego de quem??? Falarei dos monitores que lá trabalham, são dignos de serem chamados de heróis, pois trabalham contra tudo e todos, sobrevivem com migalhas, aguentando os surtos de algumas crianças que ao verem que os monitores não têm apoio, praticamente "montam" neles. Muitos, as vezes, são agredidos verbalmente e fisicamente e quando precisam de apoio, cadê??? A lembrar o caso de 1 monitor que tempos atrás foi levianamente acusado de abuso sexual, sendo até capa de jornal, mas o caso foi arquivado por falta de provas, não sem antes "arrebentar" com a vida desse profissional. O jornal divulgou a inocência do mesmo em sua capa??? Claro que existem maus profissionais, mas me digam quem qual profissão isso não ocorre? Devemos assim colocar todos no mesmo saco? Quantos as portas e telhas quebradas, os próprios internos que produzem isso, com seus ataques de fúrias e que ao serem contidos, acabam quebrando tudo que encontram pela frente, ou até mesmo saem para o pátio para assim jogar pedras no telhado. Claro que isso não justifica o abandono, são seres humanos que precisam de ajuda, mas não que passem a mão em suas cabeças, aceitando tudo que eles fazem pelo simples fato de serem crianças. Temos sim, é que cobrar responsabilidades deles também, responsabilidade de cuidarem do que é deles e da sociedade. Custa alguma coisa eles ajudarem na limpeza e manutenção da ordem nos seus dormitórios e banheiros que eles mesmo usam? Até porque, acredito que muitos que lêem esses comentários, fazem esse tipo de serviço e nem por isso deixaram de ser boas pessoas ou até mesmo ficaram doentes! O profissional que lá trabalha é esquecido pelo executivo e só é lembrado quando acontece denúncia ou outro tipo de coisa que possa ser cobrada pela sociedade. Pergunte aos prefeitos que passaram e ao que está no poder o que de fato eles fizeram pelo Cacau, Se dispensaram carinho e atenção àquelas crianças que lá estão? Vou mais além: Tu que hoje critica ou lê esses comentários, já foi lá pára ver a real situação e de alguma forma ajudar? Sim, porque não é apenas o poder público que tem obrigação. Temos que sair de trás da cortina do anonimato e assumirmos o que falamos e fazemos, não podemos ser covardes ao ponto de tudo isso estar acontecendo na nossa cidade e ficarmos no anonimato. Grande abraço!!!

Anônimo disse...

Paulo Silva, eu estive lá e concordo com vc. Os funcionários de lá pareceram bem dedicados e comprometidos, apesar dos pesares. Alguns são exceção, como sempre acontece. Tem também aqueles que são "mandados" e são "bem" obedientes, até porque esse é o custo de seu emprego e, "por acaso" ou não, são os que detém mais poder de decisão no CACAU.
Gostaria muito de poder me identificar, mas meu trabaho não permite. E essa é uma das mazelas de ser funcionário público municipal, sujeito a perseguições ou antipatias.

Anônimo disse...

Eles não querem enxergar a verdade, se quisessem chegariam de surpresa. Não agendariam dia e hora ...
Estranho .... muito estranho ....

Anônimo disse...

Quem conviveu no Cacau por algum motivo, como eu, que fui várias vezes prestar serviços voluntários, sabe bem, que a precariedade do local é devido a falta de incentivo municipal e o pouco que tem as próprias crianças e adolescentes quebram, como uma parede de madeira, onde presenciei a quebra pelos mesmos para poderem entrar na brinquedoteca chaveada, um ar condicionado (velho) mas que eles conseguiam tirar para que passassem pelo buraco e saíssem para rua...
Quanto aos alimentos, sempre foram de ótima qualidade, chega coisa nova lá toda semana..
Mas aos monitores tenho que discordar, já vi muitos maltratando crianças, gritando e xingando pq o menino não sabia fazer uma simples tarefa escolar, enquanto uns, realmente apanham quietos de jovens com problemas... Ao trabalho das crianças eu presenciei limpeza de chão, elas limpando quando aquilo enche de água da chuva e lavando suas próprias roupas...

abraços

Anônimo disse...

ano de eleição e uma maravilha, viram o ronie e o clemente que nunca fizeram nada, agora querem mostrar serviço, nas vesperas da eleição, não vão levar. acorda uruguaiana, tchau ronie, clemente, mauro brum, rogerio e cia ltda.

Anônimo disse...

Pena que o CACAU só vai pra jornais sob acusações, realmente como em qualquer outro lugar tem muita coisa boa e algumas péssimas. Pena que nenhuma administração se comprometa em resolver as dificuldades sem somente CULPAR esses ou aqueles pelos problemas, sempre tem que haver um bode expiatório, um monitor geralmente. Se houvesse uma vontade real de mudar aquilo lá as coisas seriam mais transparentes, poderiam ouvir esses monitores que afinal são os que fazem o 'serviço', pois esses são os que realmente conhecem as crianças, bem ou mal sem eles aquele lugar não funciona, eles e as crianças é que são as vítimas de todas as situações, eles passam dia e noite lá e se está sujo, estragado ou em risco eles estão lá junto com as crianças, se tem que estar em hospital, se passam frio, se se molham na chuva dentro do abrigo), se passam calor, se dormem tapados de mosquitos, eles crianças e MONITORES, não os CCs, os CONTRATADOS, por que esses só cumprem suas 8 horas, os monitores trabalham 12 horas lá dentro, coisa até que deveria ser bem estudada pelo Ministério Público tão justo e sensato...QUE CONDIÇÕES FÍSICAS TEM UMA PESSOA QUE TRABALHA COM CRIANÇA DE PASSAR 12 HORAS SEM INTERRUPÇÃO, MUITAS VEZES SOZINHA COM VÁRIAS CRIANÇAS, E DESEMPENHANDO FUNÇÕES DESDE ATENDER A PORTA A DAR MEDICAÇÃO. QUE CONDIÇÕES TEM DE REALIZAR UM TRABALHO SATISFATÓRIO E SE MANTER COM EQUILÍBRIO??? Vamos aproveitar esse espaço e vamos olhar o CACAU, olhar os trabalhadores de lá, sem pedras nas mãos mas estendendo essas mãos e ajudando a dar voz aquela casa. Sim por que se pudesse me identificar, adivinhe por quê não é possível dar nomes aqui???

Anônimo disse...

A visita foi de surpresa segundo as informações que tenho e pelo que sei aqueles que aqui se manifestam contra os Vereadores que cumprem seu papel, são puxa saco por isso o ressentimento em defender um governo ipócrita e demagogo. A verdade doi.

Anônimo disse...

No anonimato é fácil acusar e falar dos monitores. Porque tu, ao invés de criticar os que lá trabalham, não questiona o porquê das pessoas que lá trabalham não têm cursos de especialização na função, atendimento psicológico específico. Que eu saiba, os monitores, ao entrarem lá, nem 1 curso fazem para exercer a função, chegam de pára-quedas por lá. Infelizmente é assim. Culpa dos monitores??? Claro que não, culpa das administrações que largam os profissionais lá, sem respaldo algum, mas na hora que acontece algo, são os 1º a cobrarem. Porque os vereadores não cobram investimentos na especialização dos monitores ao invés de fazer "policiamento" depois que algo acontece?

Anônimo disse...

Mas que verdade??? A verdade dos vereadores que sequer sabem o que a instituição realmente passa? Não falo do prefeito e nem tenho que defender ele, pois tenho visão diferenciada dele, muitas vezes critico-o por ele achar que está tudo as maravilhas, mas os fatos comprovam que não. Não sejamos hipócritas em achar que a culpa é desse governo, as coisas acontecem(ou não) desde o tempo que aquela instituição foi criada. Até conselheiros tutelares não gostam de ir naquela casa. Tudo está errado, a muitos anos!!!

ernesto maximiliano demerval vilanova disse...

Kinder Ovo e Guarda Belo. não sabem onde fica o Alegrete. De obras entendimento zero, um só entende de escola de samba o outro de fazer protesto contra a governadora Ieda e seus netos (crianças e adolescentes.

Esse tipo de inspeção é coisa séria, tem que ser feita por profissional do ramo do contrário vira fofoquinha alimentada pela imprensa da própria camara, imprensa esta que nada faz pois não tem serviço pra jornalista naquela casa.

Anônimo disse...

Engraçado os conselheiros não gostarem de ir lá???não faz parte do trabalho deles atenderem as crianças que eles abrigam lá?? e mais alguns já passaram lá antes mesmo de serem conselheiros, como a Soraya, a Mara, o Renato este que até o que me lembro concorreu por lá. Palhaçada é se há mesmo muita coisa errada e tantos escrevem aqui que nada se prova, e ninguém se acusa de dizer o que viu e quando. De diz que me diz, pegue uma mate e um cigarro e vá papear com cumadres esperando que o mundo mude. Vamos esperar quando a prefeitura esfregar a reforma na cara de muito olho gordo aí, aí diga você o que fez pelo CACAU.

O PROFETA disse...

Quando é que a falsa eleite se preocupou com pobres? em especial com pobres nessas condições? Pura demagogia política. A começar pelos médicos que atendem mal e porcamente. Nem cumprem o horário integral vão se preocupar em treinar pessoas para assistirem essas crianças???

Anônimo disse...

Ai, é brabo o quanto ainda, se tem falta de amor, nesses coraçoes, se vamos opiniar é p fazer crescer, dar enfase a coisas boas e positivas, criticas sao bem vindas se, se constroi com elas, absurdos, medos, amargura, se os principais, "ELEITOS" p que sejam assistidos por tudo, isso ja estam levando um peso, na curta vida que tem, vamos dar, atenção, sempre que lembrar, ou vir a reclamar daquilo q tem, ir lá, dar um tempinho, estar presente, fazer, um "pequenos, grande, ser"" que lá esta, lembrar de você e se sentir melhor, isso não é demagogia, mas é assim , q ate agora, ainda estamos, vivos, por temos amor uns pelos outros, esqueça, o prefeito, a sociedade, não que não se deva cobrar, mas, viva sua vida, faça o bem, ajude como puder, se ver algo errado, frio, grotesco, fale na hora p causador de tudo, isso, daqui de traz, do monitor somos so observadores, a realidade de lá. é outra, e isso é que importa não é mesmo?? Se fizer pouco, não importa, mas faça algo""

Anônimo disse...

Discordo, não acredito que p se trabalhar lá, tem que se investir tanto em capacitação assim, afinal, como é que eles entram p trabalhar, lá, em primeiro lugar deve-se leva a mão na consciencia que nõa se faz p alguem aquilo que não quer que façam p ti, e q apesar dos " acontecimentos, ruins de ambas as partes, quem precisa ser assistido lá, sao os internos, afinal, quem nao tem a familia, ali, sao eles, que pessoas estao juntos a estas crianças? Que se ao fizerem algo, a eles, é por falta de capaçitação, credo, com quem que penssam qu estao falando???? Ensinem, mostre como é certo, falando, ensinando, como era antigamente, olho,no olho,tenho certeza que assim, vai dar certo,