Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Curso de Artesanato Rural capacita mulheres em Uruguaiana.

8 de nov. de 2012

Curso de Artesanato Rural capacita mulheres em Uruguaiana.



Mais uma etapa do Curso de Artesanato Rural, que vem sendo ministrado em localidades do interior de Uruguaiana ao longo do ano, foi cumprida nesta. Desta vez – por meio de uma capacitação de duas semanas promovida pela Emater/RS-Ascar, Senar e Sindicato Rural – o Grupo de Mulheres da comunidade de Imbaá recebeu novos aprendizados relacionados à lã crua. Durante o curso, as participantes aprenderam a lavar, cardar, tingir e fazer o fio.
Ao concluir a capacitação, foram confeccionados produtos em lã como boinas, palas, tapetes e xergão, através de técnicas de urdidura e tecelagem nos teares de pregos e de pente liço – processos também ensinados no treinamento. “O objetivo da Emater é fazer ressurgir em Uruguaiana essa atividade artesanal que agregará mais renda na propriedade rural, incentivo à criação de ovinos de lã e ocupação da mão de obra feminina numa atividade que já foi bem lucrativa, e que agora pode fazer parte das atividades que geram renda às produtoras artesãs”, desacou a extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar Ana Cláudia Silva da Rocha.
“Muitas delas já investiram na compra de cardas, teares e rocas, o que demonstra a possibilidade de alavancar esse tipo de artesanato na região”, completou Ana. Além da comunidade de Imbaá, em 2012, já foram treinadas artesãs em outras três localidades: João Arregui, Charqueadas e Assentamento Imbaá. 

Nenhum comentário: