Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Novas perspectivas, por Gabriel Novis Neves

12 de jun. de 2015

Novas perspectivas, por Gabriel Novis Neves

Novas perspectivas 
O mundo capitalista, sempre sôfrego por novas oportunidades, começa a se voltar para Cuba, a bela ilha do Caribe há cinquenta anos isolada por todo tipo de embargo econômico. 
Negociações iniciadas há mais ou menos um ano pelo renovador Papa Francisco entre o governo cubano e o presidente americano, redundaram no quadro atual, que se mostra bastante promissor para os dois países, desde que respeitadas as diferentes correntes ideológicas. 
Até o presidente socialista francês se animou a fazer a sua primeira incursão à ilha, logicamente buscando empreendimentos futuros.  É a primeira vez, nos últimos cinquenta anos, que um presidente europeu visita Cuba. 
A maior potência mundial, os EUA, com certeza, em função da grande proximidade, será a grande beneficiária de um maior intercâmbio.  
A ilha caribenha, além da grande beleza natural, conta com uma mão de obra saudável e de bom nível cultural, e isso muda tudo no tocante a concessões que precisarão ser feitas bilateralmente. 
De qualquer forma, já o simples desbloqueio dos embargos econômicos será o grande passo no sentido de entendimento entre os povos. 
Melhor que vejamos a coisa por esse lado, já que o mundo não mais aguenta a discriminação e a espoliação dos mais fracos que, quando esgotadas as riquezas dos países em que vivem, são abandonados à sua própria sorte. 
Esse quadro tem sido escancarado para nós pelos vários países africanos com suas populações atônitas fugindo da fome e, ultimamente, por países asiáticos, como Mianmar, que enfrentam o mesmo problema.

Nenhum comentário: