Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Suicídio é tema da Tribuna Livre da Câmara de Uruguaiana

22 de ago. de 2017

Suicídio é tema da Tribuna Livre da Câmara de Uruguaiana


A importância e o funcionamento do Núcleo de Apoio à Vida de Uruguaiana (NAVIU) foram expostos na Câmara de Vereadores nesta terça-feira. No espaço da tribuna o presidente da NAVIU, general José Alberto Leal, disse que o órgão é encarregado pela gerência dos serviços do Centro de Valorização à Vida (CVV) a ser implantado no município. Durante a explanação, foram apresentados dados relacionados à incidência do suicídio. Entre eles que a cada 45 minutos morre uma pessoa no Brasil e nove em cada 10 casos poderiam ser evitados. “Uruguaiana ostenta o triste título de recordista gaúcha em número de suicídios, sendo registrados 18 casos apenas nesse primeiro semestre”, afirmou Leal.

        Também assinalou que em períodos anteriores o maior número no município foi de dez casos ao longo de um ano e frisou que após o início das atividades de divulgação no município não houve mais registros. “O sistema já recebeu 200 chamadas de Uruguaiana”, considerou.

        A respeito do CVV foram relatas as ações da entidade sem fins lucrativos voltada à prevenção do suicídio. “Partimos do princípio que o potencial suicida está no máximo do conflito pessoal e dando oportunidade ao cidadão pode-se diminuir a pressão que está sentindo. Falar é o melhor remédio”, afirmou Leal.

        O atendimento é realizado pelo telefone 188, sem custo e de qualquer telefone, ainda pelo site www.cvv.org.br via chat, skype e e-mail.

Studio na Colab55

Nenhum comentário: