Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA

20 de ago. de 2009



PERNALONGA:

Não tinha corrida de F1 domingo. Mas, levantei, cedo. Caminhei, andei de bicicleta. Meu objetivo era ver a final dos 100 mts rasos, do mundial de Berlim, à tarde. Afinal, é a prova mais tradicional e charmosa do atletismo. Rivaliza em importância somente com a maratona. Era a atração de domingo.
A minha expectativa era grande. Queria ver cair mais um recorde, ver consagrado mais um superatleta. Reforçar a tese de que vivo numa época especial, privilegiada. Um desfile constante de grandes desportistas passando a minha frente, na tela, na minha casa. Muitos já familiares ao meu convívio.
Com a chegada da tarde, veio à semifinal. Ali estava, o recordista mundial da prova, Usain Bolt, um jamaicano completamente irreverente, confiante, engraçado, com físico pouco habitual para a velocidade dos 100 mts. Aliás, corpo que contraria por completo o biótipo dos antigos recordistas, todos atarracados, cheios de músculos. Ele, magro, esguio, pernas longas. Passadas largas. Rápido e esperto como a figura do desenho animado. (***)
Classificou-se com extrema facilidade, deixando claro que poderia superar o seu recorde (9,69s, em Pequim). Marca que foi conquistada com um misto de irreverência e irresponsabilidade, já que se deu ao luxo de comemorar, batendo no peito e perdendo velocidade, muito antes da linha de chegada.
O momento mais aguardado no meu domingo chegou por volta das 16h30min. Larguei o jogo do Grêmio. Larguei a Nascar. Quando me dei de conta estava sozinho em casa, repetindo o que já faço a muitos anos, frente à televisão, nas largadas da F1: de joelhos. Olhos grudados na tela; deu tempo de limpar os óculos para facilitar a visão prejudicada pelo alto grau de miopia. Não queria perder nenhum detalhe.
Oito velocistas. Todos com tempos abaixo dos 10segundos. Coisa que era inacreditável, quando - anos atrás - eu comecei a gostar tanto de esportes.
Largaram! Gritei: - Vai, vai, vai... Com receio de não ver o novo recorde, por força de mais uma travessura do jamaicano. Gritei: - Não para, não para... E não deu mais tempo para nada. Já havia se passados exatos 9,58 segundos.
Novo recorde mundial. Quase a certeza de que este tempo cairá, facilmente, breve. O meu domingo foi completo. Apesar de ter durado menos de dez segundos.

*** PERNALONGA é um coelho do desenho animado, apaixonado por cenouras e, sempre engraçado e confiante, em vez de fugir, enfrenta seus adversários, pois é muito esperto.

PS.: USAIN BOLT acaba de bater, também, o recorde dos 200 mts. Com o tempo inacreditável de 19.19 segundos. Certamente, assisti a prova de joelhos.

URUGUAIANA, 19/20 DE AGOSTO DE 2009.

VICENTE MAJÓ DA MAIA, ADVOGADO, JORNALISTA, RADIALISTA E DOENTE POR ESPORTES.

Um comentário:

Anônimo disse...

Senhor Maia:assistir a prova de Bolt de joelhos não pode ser considerado um ato de penitência, a não ser para pecados mais leves do que as plumas.Quero ver você assistir de joelhos uma tomada de tempo de Rubinho.Aí sim, pobres de seus joelhos senhor.Preparo assim só para quem temn academia em casa mesmo.