Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: A posição do SENGE a respeito do Seminário da Famurs

20 de dez. de 2010

A posição do SENGE a respeito do Seminário da Famurs


A posição do SENGE a respeito do Seminário da Famurs !!!!

Estimados colegas funcionários da CORSAN e população,

Lamentável o Seminário promovido em [16/12]pela FAMURS para debater a situação do saneamento básico no Rio Grande do Sul.

Não quero acreditar que tenha sido intencional a forma unilateral como o referido evento foi organizado, sem sequer convidar a Diretoria da CORSAN e entidades que vem tratando deste tema como é o caso daquelas que compõem o Fórum de Entidades pela Infraestrutura do Rio Grande do Sul do qual o SENGE-RS é participante.

Sem o necessário contraponto o evento se prestou a passar para a sociedade uma imagem altamente negativa da CORSAN, empresa que presta relevantes serviços à comunidade gaúcha e, responsável pelos números significativos alcançados em relação ao abastecimento de água no RS. As deficiências quanto à coleta e tratamento de esgotos são fruto de uma política equivocada ao longo dos anos, cuja responsabilidade deve ser repartida entre o Governo Federal, Estados e Municípios.

Por certo a CORSAN, como qualquer empresa pública ou privada tem problemas que precisam ser corrigidos com vistas a melhorar sua eficiência e eficácia. Isso não significa, no entanto, estimular o seu enfraquecimento ou a inviabilização do modelo adotado que permite que este serviço essencial seja levado também aos pequenos e médios municípios do Estado.
Saneamento é responsabilidade pública. Fortalecer e qualificar uma empresa como a CORSAN é obrigação do Estado.
O SENGE-RS está ao lado dos engenheiros e funcionários da CORSAN na defesa deste patrimônio público e, dia 22 de dezembro estaremos presentes no Seminário que se realizará nas dependências do CREA-RS, para o qual conclamamos à todos visando demonstrar a importância que o poder público cumpra suas obrigações e de condições de trabalho e de investimento neste setor que está ligado diretamente à melhoria das condições de saúde da população.


Diretor Presidente José Luiz Bortoli de Azambuja

22 comentários:

Anônimo disse...

Corsan e Daer são empresas iguais.
São empresas gêmeas.
Foram muito importantes em suas épocas.
Foram superadas.
Hoje são ex-empresas.
A Corsan ficou quantos anos operando em Uruguaiana e até hoje não fez as Estações de Tratamento de Escotos?
Agora é tarde para chorar.
Nada contra seus funcionários mas os Gestores sempre foram mal escolhidos, estagnaram a Corsan, Muita chefia, muitos engenheiros mas poucos projetos.

Anônimo disse...

Pelo que estamos assistindo, começam a fortalecer a "Operação Desmonte" da CORSAN.Certamente que estão sendo incentivados por algum ou alguns prefeitos que estão louquinhos para realizarem a licitação do fornecimento de água e dos serviços de esgoto.Vejam o anônimo das 1744 que mistura também o DAER.Mas deixa estar que o novo governador, o Tarso Genro já está sabendo de tudo e vai tomar seríssimas providências para preservar tais empresas públicas.

Anônimo disse...

mas isso não justifica o amor do senhor prefeito por uma multinacional.

Anônimo disse...

Não morro de amores pela corsan, mas o Prefeito poderia, ter exigido uma outra modalidade de contrato com a corsan, para realizar as obras de saneamento, mas o intrigante é a veemência com que o prefeito defende a Odbrech, ainda não existia o edital e já existia decisão de favorita.

Anônimo disse...

Anônimo das 17:44 - a afirmação que a Corsan não fez Estação de tratamento de esgoto (ETE),não é verdadeira.Certamente quem postou ou não acompanha o de importante que é realizado em nossa cidade ou é da equipe do executivo.A ETE de Uruguaiana tem quatro bacias de tratamento,sua área é de 330.000 m2,já há quatro anos recebe da Estação de Bombeamento o esgôto que é tratado e conduzido ao Rio Uruguai com mais de 90% de pureza.
As afirmativas de que nada foi realizado pela Corsan nos últimos 40 anos,via jornais e programas de rádio,regiamente pagos com dinheiro público (do povo) é falso,repetido inumeras vezes para parecer verdade,serve e pano de fundo para tentar justificar a condução de troca de prestador desse serviço.A justiça vem derrubando cclicamente mais esse engodo.O saneamento esta atrazado em 3 anos;motivado pela insistência do executivo local em não aceitar reiteradas propostas feitas pela CorsanNão vou estender mais,por momento,este assunto.Mas ,se desejarem, poderemos postar cópia,não só das propostas,como editais,com valores,ruas etc.,estes somavam mais de R$ 15.000.000,00 para há três anos terem dado continuidade as obras que vinham sendo realizadas.

Anônimo disse...

Deixem outras empresas operarem aí!!!!!!
e verão o que é bom para tosse...

Anônimo disse...

O cara quer colocar a Odebretas aqui e depois ele vai embora.Não pode ser.

Anônimo disse...

A corsan explorou a água do rio Uruguai por mais de quarenta anos e o que a população ganhou?Mais de noventa porcento do esgoto a céu aberto,nossas crianças cresceram no meio do esgoto e agora ela quer fazer o que não fez todo esse tempo,já está na hora de mudarmos essa situação chega da população ficar sofrendo enquanto empresas ficam sugando nossa cidade.Vamos mudar essa situação,é só ir aos bairros e ver o que a corsan fez pela nossa cidade.Reflitam todos sobre este grave problema de saneamento de nossa querida cidade!Um abraço!

Anônimo disse...

O fato é: faz 40 anos que a corsan tá aí não é mesmo e como o anonimo das 21:00 escreveu faz quatro anos que a corsan construiu alguma coisa e os outros 36 anos faziam o que?!?!!abrir buracos na rua depois que a prefeitura asfaltava ah mas essa era sagrada asfalto e a corsan abrindo o buraquinho!!!mas faz isso antes gente!!!!

Anônimo disse...

Vanessaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

Não quero nem saber fazem 60 anos que tomO água da torneira, e nunca senti uma dor de barriga, pr mim a CORSAN É ÓTIMA.E na frente da minha casa tudo esta no seu lugar graças a CORSAN.

Anônimo disse...

Mas escuta aqui, hoje esta cidade vencedora está na mídia nacional por conta de uma tentativa de emprestimo forjada em 2007 em nome de Lula.É tão absurda a tentativa que no formulário como enderêço os caras colocaram impropérios como "rua vai T.F....", etc.Então como dar crédito a isso?Discrição senhores, mais discrição das autoridades e menos ímpeto, trabalhos mais silenciosos é o que se espera.

Anônimo disse...

Prezado Jornalista,
Peço que leia a matéria extraída do site da Famurs. O que o SENGE está falando é mentira. O próprio presidente da CORSAN era um dos palestrantes.

Um abraço

1° Seminário Estadual de Saneamento discute alternativas para fornecimento de água e tratamento de esgoto sanitário nos Municípios
Sex, 17 de Dezembro de 2010 16:16

Com cerca de 250 participantes, entre prefeitos, secretários municipais da área de saneamento e demais gestores públicos, o 1° Seminário Estadual de Saneamento, Desafios, Modelos e Financiamento, realizado hoje, 16 de dezembro, buscou alternativas viáveis para a melhoria do precário sistema de saneamento básico dos Municípios do Estado. Promovido pela FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, o evento contou com o apoio do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP).

Ao reunir as principais autoridades no assunto, os debates reforçaram a situação preocupante que atinge os 496 Municípios Gaúchos, já que apenas 19% da população têm acesso ao serviço de tratamento de esgoto sanitário, sendo que a média nacional é de 50%. O Estado ocupa o 16º lugar no ranking dos estados brasileiros.

De acordo com o presidente da FAMURS, Vilmar Perin Zanchin os principais desafios para que os Municípios mudem este paradigma se dará através da lei 11.445/2007, marco legal do saneamento básico no País. Zanchin frisou que os Municípios contam com o curto prazo para adequação a atual legislação, já que a partir de 2014, os que não cumprirem a determinação, serão impossibilitados de angariar recursos em outras esferas de governo.

- 180 Municípios já assinaram com a CORSAN a exploração da água e do esgoto, e contam com os Planos Municipais já elaborados. Nos demais há toda uma discussão a ser feita. Para aqueles Municípios que ainda não contam com a documentação, a falta de qualificação técnica é um dos principais empecilhos. Além disso, a execução dos planos demanda fortes investimentos em infraenstrutura, e nesse sentido há escassez de recursos – afirmou Zanchin.

O presidente da CORSAN, Luiz Zaffalon, chamou a atenção dos presentes para o fato de que para uma empresa de água e esgoto funcionar de forma eficiente deve operar em uma capacidade para atendimento acima de 100 mil habitantes. Nesse sentido, Zaffalon, criticou a municipalização do fornecimento de água e tratamento de esgoto para os Municípios menores.

- No RS, 250 Municípios atendidos pela CORSAN são deficitários. Corremos o risco de ampliarmos o problema, ao invés de resolver um bem mais simples – afirmou.

O empresário Jorge Gerdau Johannpeter, ao apresentar as conclusões da Agenda 2020, buscou transmitir aos presentes informações relevantes para que se amplie a capacidade de investimentos no Estado.

- Ao atendermos gargalos em outros setores como educação, tecnologia, logística, estaremos cooperando para o saneamento básico. Devemos analisar a macro política no Rio Grande do Sul, tudo está conectado. – afirmou.

Erik Camarano, presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC), explicou o funcionamento da entidade que, segundo ele, busca a modernização da gestão pública.

– Percebemos que para resolvermos a questão é necessário muito empenho e dedicação – afirmou.

A realidade do saneamento básico dos Municípios também esteve em pauta durante o encontro. Participaram do debates os prefeitos César Schirmer, de Santa Maria; Rossano Gonçalves, de São Gabriel; Jairo Jorge, de Canoas e Sanchotene Felice, de Uruguaiana.

Gladimir Chiele, advogado, falou sobre legislação e Plano de Saneamento Municipal, seguido, pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Hélio Saul Mileski, que discorreu sobre Autonomia Municipal. No último painel do seminário, as fontes de financiamento para o setor estiveram em discussão, com as presenças de Rogério Tavares, superintendente de Saneamento da Caixa Econômica Federal, e Marcos Thadeu Abicalil, especialista em Água e Esgoto do Banco Mundial.

Última atualização em Sex, 17 de Dezembro de 2010 16:19

Anônimo disse...

Sr Fred,
Levo ao seu conhecimento que a Santa Casa de Uruguaiana efetuou o pagamento do salário do mês de novembro e também pagou o 13º salário no prazo legal. Por que não falastes nada sobre isso. A verdade faz bem a saúde, segundo o simers!

Anônimo disse...

Anonimo do dia 21/12 às 10,00 hs.- como você orienta para fazer saneamento,(canos no sub solo),sem cavar para colocação dos canos?
O comando do executivo municipal,reiteradas vêzes,tem afirmado que dentro em breve toda cidade estará "asfaltada".

Anônimo disse...

Certamente o fanático imperialista das 19:07 deve ter incluído no pagamento o 13º dos obstetras também.Hã, não?Não tem carteiras assinadas?Como assim, a carteira assinada não faz bem a saúde?Temos que examinar melhor esse complexo do Alemão.

Anônimo disse...

Teum um matungo que escreveu que bebe agua da torneira e que nunca teve nem caganeira. Sorte tua bacudo. Mas esse teu mau vício não pode servir de modelo para as nossas crianças, tanto que "nehuma" autoridade de nenhum poder toma água da torneira, só tomam água minera com ou sem gás em seus luxuosos gabinetes refrigerados. Se tu gosta de tomar água com altos índices de clorifórmios fecais (bosta) é problema teu. Mas não vem querer induzir o resto da população a fazer o mesmo, principalmente as nossas queridas crianças.

Anônimo disse...

Parece que muita gente em Uruguaiana desconhece o que é regime jurídico vigente. Não da existencia da CLT. Não sabe que só entra no serviço público que faz concurso. Que a Santa Casa não pertence a Prefeitura Municipal. Que a Prefeitura não pode assinar carteira de ninguém que não seja concursado ou contratado com a concordância da Camára Municipal de Vereadores. A crítica faz bem, a ironia também, mas não abandonem a responsabilidade pois tentando induzir o povo de maneira errada é muito perigoso.

Anônimo disse...

Gente, sobre o esgoto, a Corsan não pode construir nada de esgoto enquanto o contrato de concessão com o município não prever isso. A um tempo atrás o MP cobrou isso da empresa, pois ela estava querendo investir em esgoto (algo que não estava no papel, me foge o município agora).
Hoje todos os convênios firmados com a empresa, a Corsan exigem que contemple a parte de esgoto, para que se possa investir nisso.
A água tratada sempre foi a prioridade dos financiamentos concedidos pelo governo, antigamente não existia financiamento para a parte de esgoto.
Hoje a Corsan tem como meta investir pesado na parte de esgoto, pois existe financiamento, e esta parte é vista como o futuro da empresa.
Atenciosamente;

Anônimo disse...

Esse impasse da água ja enjoo, no presidio de uruguaiana existe uma fabrica de artefatos de cimento, pq a pmu não faz um convenio fornecendo o "artefato" e a corsan a mão de obra e canalizam o esgoto da cidade.
Outras coisas aqui ditas, Estações de Tratamento existem na cidade sim, indice de mortalidade infantil elevado por causa da falta de sanaemento é mentira, de fato é uma das causas mas não a principal em uruguaiana, e só buscar o estudo no setor de epidemiologia da sec. de saúde. O que mais falta na PMU é diálogo!

Cleise disse...

Ao anônimo do dia 22/12 às 08:35
Esclarecendo ,
1º o correto é cloriforme fecal;
2º quero que mostre a análise da água com contaminação fecal,pois além da Corsan realizar coletas diárias para controlar a qualidade da água distribuída, a Sec. Municipal também realiza coletas na rede de distribuição para realizar estas mesmas análises.
3º ao referir-se ao outro anônimo ao qual chamas de matungo, diz que o mesmo tem sorte, então digo que nós, 13 funcionários da estação de tratamento de água de uruguaiana, temos uma responsabilidade muito grande, e não sorte,pois lidamos com a vida de pessoas,então sorte não basta.
4º alguma vez visitaste ou tens conhecimento de como se faz o tratamento da água? Convido para que vás até lá e informe-se.
5º se a água fosse contaminada afirmo com toda certeza que nós já estaríamos todos no hospital, ou mortos, pois no laboratório realizamos análises de gosto a cada 2 horas.
6º nem só de autoridades em gabinates refrigerados é habitada a nossa cidade, e o restante da população? Agora se preferes beber água mineral,se és a favor da privatização é uma opção tua mas não desmereça o nosso trabalho e a qualidade da água que distribuimos.
Deixo aqui o telefone da Estação para que ligues e possamos conversar: 3412-2125

Anônimo disse...

Então ta. Do jeito que foi escrito ninguém mais entende de água. Somos todos ingênuos. Não dá pra debater com uma página escrita. Mas, a literatura é farta. Os diagnósticos estão em multiplos laboratórios. Só pra lhe tranquilizr, já trabalhei, fiz cursos em São Leopoldo, São Paulo, Bagé e Rio de Janeiro. Se questiona [índice]. Nós da Vila Julia conhecemos muito bem o que é água da bica. Não temos escolha. Essa discussão so não interessa aqueles, como o matungo ora defendido, que por sorte bebe água da bica e nunca teve uma diarreia.Fácil, tem gente que fuma, bebe e como gorduras a vida inteira e nada sofre. São organismos diferenciados.