Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Entrevista exclusiva com Dr. Lauro Delgado!

4 de fev. de 2011

Entrevista exclusiva com Dr. Lauro Delgado!

O coordenador do Fórum Permanente para o Desenvolvimento de Uruguaiana, o advogado Lauro Beheregaray Delgado, presidente da Comissão de Serviços Públicos da OAB-RS, que recebeu, do governador Tarso Genro, o convite para integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado. Durante a conversa, foram abordados 3 temas:
Saúde
Para Lauro Delgado, Uruguaiana enfrenta um atraso lamentável na área. “Nós aprendemos com o dr. Mocelin a importância do Programa Saúde da Família. Isso é uma prioridade, e ainda não funciona em Uruguaiana. A implantação depende da Prefeitura Municipal e do Conselho de Saúde. Em Uruguaiana, como não existe secretário de pasta nenhuma, isso depende exclusivamente do prefeito”.
Transporte Intermunicipal de Passageiros
“Isso é matéria de mobilidade social, não tem trem, não tem barco, o meio de transporte é rodoviário, e está nas mãos de uma única empresa.” Segundo Lauro Delgado, o sistema todo, além de imoral, opera na ilegalidade. “A ilegalidade está embutida no preço da tarifa”. O processo, a documentação de uma luta de 15 anos pela quebra do monopólio e pela elaboração de uma lei mais adequada que a atual, que é da década de 50, e os 12 mil quilômetros viajados entre 2009 e 2010 para as audiências da Assembleia Legislativa no interior do Estado, acompanhando as discussões sobre o tema, são a base em que sustentará sua posição neste tema que, espera, deva ser um dos pontos fulcrais da reunião do conselho.
Desenvolvimento
“A economia de Uruguaiana é, fundamentalmente, arroz. Falam muito do transporte, mas esses valores são irreais, eles passam por aqui. O que nos falta é empreendedorismo. Uma vez o BRDE ofereceu um crédito, metade a fundo perdido, excepcional, para a metade sul, não pedia garantias, porque a garantia era o próprio empreendimento planejado, e, mesmo assim, aqui em Uruguaiana só uma pessoa usou este crédito. Acontece que o empresariado tem que se conscientizar da sua função social, que é gerar emprego. O comercário, o bancário, o profissional não vai gerar emprego, quem vai gerar emprego é o empresário.” Segundo Lauro, a única forma de promover um desenvolvimento equânime é dinamizar a sociedade, através de uma “diversificação da produção, baseada, é claro, nas potencialidades da nossa matriz”.

26 comentários:

Anônimo disse...

Por sua luta contra a exploração da manada (povo) contra a toda poderosa planalto (nem o prefeito pode com ela, nem o ministério publico) esse homem merece respeito.
Como um Sansão contra Golias escreveu seu nome na história.

Anônimo disse...

Entrevista exclusiva...? mas o Lauro já se exibiu para o Diário da Fronteira e até para o Cidade... hehe hhe estamos apoiando ele na luta contra o monopólio da planalto. Dá-le Lauro, futuro Prefeito de Uruguaiana, chapa pura do PMDB. Ele e o Mauro Brum, aí sim Uruguaiana triunfará.

Anônimo disse...

Vejo de longe pavão que ta pensando só nele.
Ele tem solução e os demais estão errados.
Só o arroz gera emprego.
Só o arroz é emprendedorismo.
O Transporte não é nada.
Lauro ta errado. Ta querendo criar um factoide pra enganar bobo. Ta por for Lauro, tua praia é outra. Tu não é o dono da verdade e nem o salvador da patria.
Não gosto desse discurso arrogante. E só.
Não se fala mais nisso.
Ninguém vai discutingo as opiniões do Lauro pois [é exatamente isso que ele quer.
Há quem o admire mas há também que não o reconhece como o tal.

Anônimo disse...

Manada é a PQTP carapálida.
Esse é o estilo da candidatura a prefeito de Lauro.
Essa rebeldia contra a planalto é de voces não tentem enrolar a "manada" como disseste erroneamente.
O PMDB é como uma assoalho de caminhão boiadeiro.
Tai Temer, Sarnei, Pedro Simn, ....
Não vem que não tem, se quizer mostrar as cagadas desse partido é só provocar.
Luro é um ultrapassado que não inspira progresso nenhum.

Vanessa disse...

alguem que me ajude no portugues...
uma coisa e primicia
outra.. é exclusiva.
a primeira significa de primeira mão... primeira produção...
a outra, se interpreta que ele deu exclusividade para o Tribuna..
pergunto TRIBUNA: no momento que vcs estavam entrevistando o senhor Lauro... tinha outros jornalistas de outros meios?


help! s.o.s.! socorro!

expertos em lingua portuguesa (que aqui SEMPRE tem se sobra na hora de me tirar o couro... estaram aqui para tirar as minhas dúvidad tbm?... espero a ajuda de todos os masters deste idioma que ja me encheram o saco com meu portunhol por aqui.)

Anônimo disse...

Anonimo das 14;29-Como o prefeito vai se meter neste assunto, se a referida empresa oferece muitas cortesia para a prefeitura, tem um onibus desta empresa que vai a Rosário de manhã levar pacientes e volta com saida da propia rodoviaria, alguem deve pagar esta conta ok? Ai pergunto, e os 10 onibus que só passearam pela cidade, comprados da carris?

Anônimo disse...

É com enorme honra e prazer que recebo essa tão louvável notícia, a de que um uruguaianense comporá o CONSELHÃO DO GOVERNADOR TARSO. O Dr. Lauro Delgado é um visionário, veja a Esplanada da Justiça, ídéia e projeto desse grande homem público (5 vezes presidente da OAB de Uruguaiana. A batalha contra a Planalto não é do Dr. Lauro, é apenas encabeçada por ele. A batalha contra o monopólio da Planalto é do povo de Uruguaiana e medirá a capacidade cidadã desse povo e de seus governantes de enfrentar o monopólio. Essa batalha medirá o quanto somos responsáveis pelas gerações do futuro de Uruguaiana ou irresponsáveis...
Viva o Dr. Lauro, viva a democracia e viva a liberdade com respeito ao Estado Democrático de Direito.

Anônimo disse...

Anônimo das 14h51min, a entrevista foi exclusiva sim. A entrevista com o Dr.Lauro Delgado no Tribuna foi realizada no dia 27/01 e publicada na edição de sábado, dia 29/01. No Diário saiu entrevista dele, no dia 03/02, certamente, pautados pelo pioneiro Tribuna. Outra coisa: Não mistura o Dr. Lauro com o Mauro Brum. Dr. Lauro merece consideração e respito por sua atução comunitária.

Carlos Alberto Delgado disse...

Uma bela entrevista, deste homem que dedica sua vida em prol do interesse público.
Tenho a oportunidade de cada dia aprender e admirar essa pessoa que me inspira a lutar e a me indignar com os absurdos que ocorrem na cidade, estado e no país.
Nessa próxima missão, estamos te apoiando e torcendo por ti.
Uruguaiana em primeiro lugar!!!

Vanessa disse...

bah!!! eu so quero saber por que a planalto tem os preços elevados das tarifas, se já e fato conhecido que esta empresa abastece faz aaaaaaaanos em libres.
ou vao me disser que nao era esse seu unico interesse quando adicionaram o serviço internacional libres-uruguayana??/

bueno... como nao sei quem e este senhor lauro delgado, e como nao gosto de me pindurar das opiniões alheias..so posso disser o seguinte: to nem ai com o que ele fez, com o que ele fala, com o q ele declara, com o que ele promete.. e bla bla bla bla.
não bato palmas antes do show terminar... entao, deixo que o espetáculo começe... e depois de uma determinada trajetória desta tragicomedia verei se me levanto da cadeira e tiro o chapéu ou fico sentada olhando para os lados.

Anônimo disse...

Graças a "luta" desse senhor, que cada vez mais os jovens buscam oportunidades fora de uruguaiana. Não conseguem gerar desenvolvimento em uruguaiana e querem participar do conselho estadual... Faz me rir!

Anônimo disse...

parabéns!!!!!!!!!!!!!!!,cuidado!!!!!!!!!!!!!! que Deus o proteja.As vezes por falarmos a verdade neste país, sofremos retalhações , apesar que o sr, não é homem de se encolher.

Anônimo disse...

sansão contra golias? pqp! tem gente que quer dar uma de culto e só consegue dar uma de louco.

Anônimo disse...

Cresci ouvindo dizer que o Dr. Lauro "é bom de briga", e pude constatar isso na sua perseguição incansável, seja contra situações que prejudicam a sociedade, à exemplo do monopólio do transporte, seja em prol de coisas advem em prol do progresso da cidade, como a batalha que travou à construção do Esplanada da Justiça. Foi Presidente da Caul, e, por CINCO VEZES, Presidente da OAB/Uruguaiana. E, sendo como é, Peleador Desprendido, tornou-se imune contra a mesquinharia, a inveja e a vingança dos poderosos, de quaisquer dos poderes. BRAVO, Dr. Lauro.

Anônimo disse...

Carlos Alberto,feliz daquele que se espelha e orgulha-se,de um amigo,de um conhecido e principalmente de um ascendente.Nem mesmo Jesus em sua pregação pelos oprimidos,onteve unanimidade;contrariou interesses de ditos "poderosos".O Dr. Lauro,tenho o privilegio de conhece-lo há mais de trinta anos,SEMPRE foi um idealista,SEMPRE LUTOU POR UMA URUGUAIANA MELHOR,MAIS JUSTA,MENOS DESIGUAL,querido amigo, siga em frente que nos te daremos o respaldo que for necessario.Com respeito e carinho faterno.Muita atenção na área da saúde publica onde o caos esta instalado.

Anônimo disse...

Um sobrinho veio do Rio de Janeiro passar uns dias com a familia daqui. Fui comprar as passagens de volta. Vai pagar quase o mesmo valor Uruguaiana Porto Alegre de ônibus que Porto Alegre Rio de janeiro de avião. Alguma coisa está errada.

Carlos Alberto Delgado disse...

Lamento o comentário do anônimo das 02:14.
Criticar é muito fácil! Complicado é dar a cara a tapa e ir a luta sim, pior ainda é não reconhecer quem pelo menos LUTA!
Acredito que tu não deves fazer nada para que a cidade melhore.
Acredito sim, que Uruguaiana deve ter mais oportunidades para os jovens, mas isso não é problema do Dr. Lauro e sim do prefeito.
Os problemas são vários e o comodismo é enorme!

Vanessa disse...

carlos delgado:

pelo menos tem luta, mas os jovens desta cidade precisam de AÇÕES IMEDIATAS.
muitos de nossos jovems emigram para outros paises, outros estados, e o pior e saber que muitos deles nao queriam ir embora mas precisaram tomar tal atidude na marra.
igualmente, vamos reconhecer.. que pelo menos a Luta esta ai...pior e nao fazer nada..
abraço e feliz domingo carlos!

Anônimo disse...

Ontem vim de Porto Alegre, sai de lá as 17:00hs e cheguei aqui as 3:00 hs da madrugada, parece impossivel levar dez horas de viagem. Concorrencia por favor...

Bruce disse...

Jovens emigrando de Uruguaiana... só se for para empregos subalternos, pois aqui as familias mais pobres não plantam um pé de alface pois dá trabalho de colher... vá nas vilas as 15:00 e verá um monte de gente tomando chimarrão na sombra da casa, porque plantar uma árvore da trabalho... as reformas culturais para mudar a fronteira são precisas para mostrar resultados daqui a 50 anos.

Vanessa disse...

Bruce:
entao, ou vc so conheçe gente folgada ou eu moro dentro de um termolar.
começo: uma profesora de educação fisica, uma licenciada em pedagogia, outra professora de jardin de infancia, um laboratorista, uma radiologa, e um contador.
nem falemos desse monte de filhos de comerciantes que conheço que foram parar em santa catarina.
me escuta uma coisa: a moça que faz a limpeza na minha casa e muito esmerada...
tem 4 filhos pra sustentar e nenhuma vontade de ficar parada.
as reformas culturais, nao e a prefeitura que vai fazer coisa alguma.. e sim começa desde pequeno, desde o seno familiar.
filho de vagabundo, vagabundo será... isso muitos afirmam..
mas nao entendo.. pois tem monte de gente pobre e se vira nos 30 pra comer todos os dias.
e vamos ao caso novamente.. nao preciso ir nos bairos pobres, nem vilas para ver o que vc afirma.. pois conheço muitos filhos de papai, que so querem saber de bebidas, drogas e farra... isso tbm e uma questão cultural.

eu conheço e com certeza absoluta vc tbm conheçera, filho de rico que nao estudou e filho de pobre que com muito sacrificio chegou a se formar numa universidade.
nao coloquemos a culpa nos pobres... vagabundice tbm posso encontrar NO CENTRO;.
Olha ao ser redor e perseverá.

Anônimo disse...

A Industria Ervateira agradece e enriquece.
Essa estória de que chimarrão é a bebida do gaúcho já enriqueceu muita gente que conlhe umas folhas, amaça e empacota pra vender a 5,00 reais um só quilo, que o chupador de mate consome em apenas dois dias.
Se é verdade essa crítica que os "um monte de conterrâneos tomam chimarrão às 15:00 horas o problema não é somente com os que bebem o chimarrão pois se eles pararem o comércio também vai ter problema.
Então, o vício, e seja ele qual for, cachaça, cirrago crioulo ou feito, todos os vícios devem ser extintos pois alguém esta ganhando muito dinheiro com tal consumo.

JOÃO ARREGUY

Anônimo disse...

Carlos Delgado, o problema dos jovem que saem da cidade em busca de emprego é somente do prefeito? E os participantes do conselho municipal de desenvolvimento? E a secretária de industria e comercio? e a as associações ligadas ao comercio, industria, etc?
Os que tem que fazerem algo em uruguaiana, não fazem e não querem largar o osso! Só não encherga quem não quer!

Carlos Alberto Delgado disse...

Cara Vanessa, concordo com suas palavras. É uma pena Uruguaiana "perder" cada vez mais jovens, também penso que isso veem de anos e já estamos atrasados para tentar reverter esse quadro.

Acompanho seus comentários, queria lhe dar os parabéns por expor suas opiniões e se identificar. Assim como tu, eu não devo nada pra ninguém, não sou cargo de confiança da prefeitura nem ligado a partido algum. Então quando eu coloco aqui as minhas críticas, são críticas de um cidadão uruguaianense que deseja o melhor para a cidade.

Anônimo das 20:39. Concordo que essas áreas tenham suas parcelas de responsabilidade, mas acredito sim que o prefeito é o maior responsável, tanto o atual quanto os anteriores, porque isso ocorre não é de hoje.
Com sua vaidade e autoritarismo, nossa cidade está em estado de alerta.

Vanessa disse...

CARLOS alberto].me identifico sim...não devo nada a ninguem, nao tenho ´´patrão´´, nao sou foragida da justiça, não tenho bandeira politica...
quando acho que esta certo, reconheço..
quando vejo que algo esta errado, coloco a boca no trombone e reclamo.
so que antes colocava a foto com meu rostro e agora coloco o cabelo,rssss.
acontece que muitos por aqui mandaram calar a minha boca...pela condição da minha nacionalidade, ou quiseram me humilhar pelos meus erros fatais no portugues.
mas como diz a minha avó. deixa os outros falar de ti...bem ou mal, esta sendo lembrada.
mas tudo bem, sou argentina, não sei escrever em portugues, mas pago meus impostos e me custa muito caro ter todos eles em dia...
entao...quando eu pago um imposto ninguem me pergunta se eu sou argentina ou se meu portugues e perfeito.
entao
opino sim... gostem ou nao.. jhehjeheh..
abraço carlos...continuamos nos lendo. tenha vc uma tarde calorosa porém excelente...

Anônimo disse...

Um zebu ai reclamando do tempo de viagem entre Porto Alegre e Uruguaiana.
Tu qué o quê?
Uruguaiana é o Fim do mundo e não adianta que não vai poder se mudar pra mais perto de PA.
Podem até conseguir mais uma empresa que se arrisque a enfrentar essa linha, mas o tempo de viagem será o mesmo.
Vai de avião bacudo. Ou pega o trem, aquele com dormitório, toma um vinho e dorme a noite inteira, de manhã cedo ta chegando na farrapos fedendo a trem. kakakakakakakakakakakakak
Bem feito, quer morar em Uruguaiana,
aguenta!!!!!!