Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: TRIBUNA nas bancas 01º. Maio - novo em folha

1 de mai. de 2011

TRIBUNA nas bancas 01º. Maio - novo em folha

TRIBUNA - indispensável para ler e pensar!

* Além da devassa na saúde feita pela CPI há ainda dois casos tocantes: um senhor de 99 anos não consegue ouvir e nem tratamento para a surdez. Um outro homem de 87 com problema gravíssimo de próstata - teve a operação marcada afinal [para daqui nove meses]...isso e muito mais nesta edição nas bancas.

30 comentários:

Anônimo disse...

E. é necessário complementar a noticia, em Uruguaiana existe um profissional médico da especialidade e que não atende pelo sistema Único de Saúde.
Com relação a marcação de procedimentos os mesmos obedecem a uma fila e a uma central que regula o atendimento, e não o município.
Do modo como a noticia é colocada me parece ser a municipalidade a única culpada do caos que é o sistema como um todo.
Em casos especiais em que ha risco eminente a vida o ministério publico tem sempre se mostrado favorável dando liminar e obrigando o estado a cumprir o seu papel, não sei se os srs são sabedores que de acordo com x PEC 29 – Além de fixar os percentuais mínimos a serem investidos anualmente em saúde pela União, estados e municípios, a emenda obrigou a União a investir em saúde, em 2000, 5% a mais do que havia investido no ano anterior e determinou que nos anos seguintes esse valor fosse corrigido pela variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB). Os estados ficaram obrigados a aplicar 12% da arrecadação de impostos, e os municípios, 15%. Trata-se de uma regra transitória, que deveria ter vigorado até 2004, mas que continua em vigor por falta de uma lei complementar que regulamente a emenda.

De acordo com o MS, aprovada a injeção desses novos recursos no SUS, seria possível reajustar a tabela SUS, adquirir mais ambulâncias e helicópteros para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ampliar os programas Saúde da Família e Saúde Bucal em todo o Brasil, criar 500 novas Unidades de Pronto
Atendimento (UPA’s), 450 Caps, 20 novos centros de tratamento do câncer, 300 novos serviços de hemodiálise, 300 serviços de cardiologia etc.

Então senhores, entendo como nobre e mui digna a profissão de jornalista, mas as vezes me questiono, como seria bom se invés de mero sensacionalismo, os fatos fossem encarados com verdade, sem juízo, sem cunho político e não apenas com intuito de comercializar mais exemplares. Pode ser utópico, mas continuo sonhando com isso. Também sonho com o dia em que os profissionais, que saem dos bancos universitários federais e estaduais, custeados pelo povo, se dignem atender o povo, pois são treinados e capacitados para isso, mas o que a maioria faz? Vem para o interior onde se encontra a grande maioria da população desassistida? Não! Vai para os grandes centros, montão seus "negócios", sim uso termo negocio, pois a muito tempo é isso o que a medicina se tornou para muitos. Para ilustrar o que digo, um tempo atrás uma criança muito doente, precisando de um atendimento especializado no PS, determinado profissional estando no hospital, foi solicitado para fazer uma avaliação,pasmem sabe qual foi a resposta? Depositem R$ 500,00 reais na minha conta que vou ai e resolvo.

Então Srs.! Quando vamos olhar para a causa raiz do problema? Porque ainda existe a ambulancioterapia? Sabem que na ultima década o RS foi um dos únicos estados que nunca chegou a 12% de investimento em saúde? Sabem que Uruguaiana e a maioria dos municípios devido a este fato variam de 15 a 22 %, tendo desta forma que suprimir esta falta de investimento com recursos de outras áreas. Pois é pessoal, entre o céu e a terra existe muito mais do que podemos imaginar, como diz o bacudo "o furo é mais embaixo" Devemos alargar nossos passos, ampliar nossa visão, a causa raiz com certeza não é o município, continuamos desnecessariamente a envidar esforços pra bater em homem morto, posto, ou deposto.p

Anônimo disse...

e.68% das verbas da saúde vão para emendas parlamentares!!! isto é, para doação muitas vezes de equipamentos desnessários, predios sem utilização ou seja os recursos não chegam para o atendimento especializado. Quem irá mudar isso? Os deputados e senadores, cujas as fotos são publicadas nos jornais das benditas entregas e doações nas suas bases e redutos politicos?

É responsabilidade do muncipio a assistência primaria, aquela feita nos postinhos e policlinicas, todo o demais éra para a União e estado, mas eles não fazem trazendo esta responsabilidade aos gestores municipais.

Vejam o caos que seria a educação!
Municipio: educação fundamental
Estado: Ensino médio
União: Ensino Superior

Agora imaginem como seria se Uruguaiana, tivesse que prover, escolas de 2º grau, e faculdades? Seria o orçamento suficiente?

Nesta simples analogia é isto que se esta cobrando do municipio, isto é, fazer todos os procedimentos de baixa, média e alta complexidade, sendo que os recursos são apenas para a baixa.p.

Anônimo disse...

Espero que esta não caia nos poderosos "filtros"

e.Imprensa marrom ou Imprensa cor-de-rosa é a forma como podem ser chamados órgãos de imprensa considerados publicamente como sensacionalistas e que busquem alta audiência e vendagem através da divulgação exagerada de fatos e acontecimentos. É o equivalente brasileiro e português do termo yellow journalism. Em todos os casos há transgressão da ética jornalística tradicional.

Poder-se-ia citar vários órgãos tanto da imprensa escrita quanto da falada ou televisiva como veiculadores da assim chamada imprensa marrom. Entretanto estas citações sempre teriam como bojo o viés político daquele que cita, de acordo com a visão que este possui do mundo e da realidade em que vive.

Fato é que, frequentemente, veículos de imprensa divulgam notícias amparados em sua linha editorial ou em suas próprias crenças políticas, econômicas ou sociais, de modo a influenciar aquele que recebe a notícia no sentido de se engajar em sua própria visão de mundo. Cabe àquele que recebe a informação, deste modo, verificar se possível em várias fontes para se inteirar da realidade dos fatos e formar sua própria opinião.

A prática de um órgão de imprensa divulgar informações e notícias segundo sua linha editorial não constitui, em si, um problema ético. Grandes e respeitados jornais mundo afora, como o Daily Telegraph, Le Monde ou New York Times fazem isso, porém sempre deixam claro suas posições ao eventual leitor, de modo que o mesmo possa entender sob qual ótica a notícia está sendo dada. O "jornalismo marrom" de fato se manifesta quando essa posição é propositalmente omitida, e fatos são distorcidos ou apenas parcialmente divulgados para levar o leitor ao erro.

A ideia é que os recursos jornalísticos usados pela imprensa marrom criam um ar de desconexão entre a responsabilidade dessas empresas com sua informação e origem da informação (colunistas, especialistas, apresentadores "irados").

Contra a prática deste tipo de jornalismo, em países democráticos, há sempre o recurso do processo judicial, onde aquele cujo direito foi ferido por informações falsas ou distorcidas obriga o órgão difamador a indenizar pelos prejuízos causados, seja de forma financeira e/ou fazendo uma retratação pública sobre o ocorrido.p.

Então tribuneiros, busquemos todas a fontes possivéis, pois a moeda sempre tem dois lados.

Anônimo disse...

mas bah tchê, 99 e só precisa de tratamento para a surdez, eu tenho a metade e ja todo escangalhado.
Parabens véio.

fredwm disse...

São eficientes e teoricos para se defederem das ausências, omissões e incompetência... e tão pouco práticos nas soluções.
Liguem-se! Esses problemas são de única e exclusiva responsabilidade de quem gerencia a saúde. A MUNICIPALIZADA SAÚDE. Você "senhor governo".
Se há gastança pq não haver investimento em profissionais e procedimentos?
Sigam se defendendo com ladainhas senhoras, sigam conosco.
abs

Anônimo disse...

a vanesa tá postando anonima só pra incendiar

Anônimo disse...

Parabéns Fred, é assim mesmo, é facíl fazer uma reza para tentar justificar o injustificável, afinal quem acompanha as reuniões do conselho municipal de saúde sabe que o município tem devolvido recursos a união e ao estado por não usa-los portanto em matéria de saúde o problema nunca foi falta de dinheiro e sim falta de planejamento e competência gerencial e o povo pobre que sofre as conseqüências.

Anônimo disse...

realmente tenho que concordar com os depoimentos acima.
o jornalista senhor fred demonstra uma estranho fanatismo que certamente pode confundir muitas pessoas da comunidade.
por que o senhor frede se acovarda nas críticas que deveriam ser feitas a presidente dilma e ao governador tarso.
sabemos que a saude é capitaneada pelo governo federal/estadual.
o municipio só faz dividir na hora da aplicação.

não sei a quem o senhor frede quer agradar sendo tão injusto e até pouco profissional.

fique sabendo sen hor frede que talvez só consiga alguns poucos da nossa cidade.

senhor frede: o senhor é viúva de quem mesmo?

fredwm disse...

A Presidente sim,
Ao Governador [que até 31 de dezembro era do seu partido]
e o Prefeito que há 7 anos diz estar tudo em seu lugar na saúde,
e o absolutamente "neutro" Schneider.
Prezadíssimo anônimo - não somos do SIMERS, mas que a saúde faz bem à verdade faz. Como a verdade muito melhor à saúde também.
abs e siga conosco.

Anônimo disse...

TEM SECRETÁRIO ANÔNIMO NO BLOG...

Anônimo disse...

O que têm de ave de rapina...

Anônimo disse...

Bah, anonimo.
Na hora de colher os louros, URUGUAIANA VENCERÁ. Quando o assunto é assumir a responsabilidade que lhe cabe por lei, aí o problema é estadual, federal e do Fred?
No mas, é muito lorota e vontade de justificar o injustificável.
CPI neles!

CIDADÃO DE URUGUAIANA disse...

a solução estava na mão do sr. prefeito: havia um concurso público que poderia ter contratado todos os médicos necessários e por bem menos que os 30 ou 50 mil reais que anda se falando na CPI da Saúde. sim, com 5 ou mesmo 10 mil reais por mês, concursados, muitos médicos viriam para Uruguaiana em definitivo, com suas famílias pra estabelecer-se na cidade, fazer suas vidas pessoais. agora, contratando a título precário, sem nenhuma estabilidade, não se está pensando na saúde pública de verdade, que deve ser feita pensando a longo prazo, com pessoal estabilizado e concursado. agora, a prefeitura tem um monte de máquinas e prédios e nenhum médico do seu lado. nenhum corpo clínico efetivo e eficiente se faz com médicos "estepes", tapa buracos, contratados sem concurso público e corridos quando o administrador quer. quem irá vir para Uruguaiana, contratado precariamente, depois dessas histórias todas de assédio moral e perseguição à classe médica? e isso que a prefeitura teve sorte de não ser enquadrada em diversas irregularidades administrativas pelo Ministério Público por estar contratando e recontratando os mesmos médicos por 7 anos baseada no critério de "excepcional necessidade pública". talvez a CPI se dê conta que, além de ilegal, essa era uma maneira de precarizar a atividade médica e tentar deixar todos os médicos na mão do administrador municipal...

Anônimo disse...

Prazado Schinaider, concordo com seus comentários das 12:48 e também concordo com o Fred, lembrem-se : uma moeda sempre tem dois lados.
Mas, prefiro morrer tentando (me elejo para tentar mudar as coisas) do que me esconder atrás de um blog.
Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos, isto todos os jornalistas (marrons ou não) mais cedo ou mais tarde, homossexuais ou não, terão de admitir.
Eu parabenizo o Schinaider por isto, votarei em ti onde quer que esteja ou faça, parabéns !

Vanessa disse...

1/5/11 14:18

nao estimado...nao aprendi de ti, nem precisso utilizar o seu mesmo recurso..aqui eu posto com meu perfil por todos conhecidos e que pode ser acessado por qualquer um.

igualmente, lhe desejo um feliz dia do trabalhador.


e para os baba...tambem...

ja dizia o maquiavelo...o fim justifica os meios..


uffff[

Vanessa disse...

nao entendo.
.quero pensar e nao tenho outra escolha que estas pessoas que justificam as atitudes do senhor perfeito, so podem ser bem alimentados pelo seu propio ego e o deste senhor ...
e pelo leite do povo...CLARO
ta na hora de acordar e na hora de reconhecer que aqui nao e tudo cor de rosas, e que aqui TEMOS PROBLEMAS SERIOS QUE PRECISSAM SER RESOLVIDOS ENQUANTO ANTES.
e quem posta o que tanto defende, com certeza deve ser algum coitado que sabe que nao pode manifestar contrariedade ou será expulso do seu trabalho..
COMO JA ACONTECEU NESTA CIDADE.,..NE.

aqui nao estou inventando NADA.
so parar para pensar e LEMBRAR...

Anônimo disse...

Aos vereadores e críticos recalcados do ditador : "A suspeita sempre persegue a consciência culpada; o ladrão vê em cada sombra um policial !"

William Shakespeare

Anônimo disse...

- senhor fred:
vamos nos tratar como todo o cidadão divorcia- do de qualquer teta política que nunca tivemos
que certamente não desejamos nos submeter, se
ja qual for a cor da militancia do grupo que
venha compor o estado de direito,
seja qual for a facção política do governante.

- o senhor com as responsabilidades de um editor
que é, evitando emoções parciais, eu no meu
escritório como profissional liberal, sem qual
quer subordinação nem a presidencia e muito me
nos a qualquer governador, somente desejando o
estrito cimprimento da lei vigente.Observo que
o senhor nao tem perfil de subserviente.


- em momento qualquer lhe coloc0 como o problema
das ineficiencias de aplicação das politicas
publicas, saude não é um problema de partido
de partido é uma problema de todos nós que PA-
GAMOS A NOSSA PREVIDENCIA PÚBLICA, seja qual
for o partido que estiver no poder.

- somente me dirigi a vossa senhoria por reco-
ce-lo como grande editor que é, também, pelo
pouco que sei de comunicação, o editor
faz a linha editorial de uma jornal e normal
mente atua de maneira imparcial.

- agradeço seu convite, retribuo o abraço e con
tinuarei acompanhando seu trabalho que é mui
to bom, dai me arrisco contrapor algumas opi-
niões. Nada pessoal, incluso dona vanessa que
por vezes se apressa um pouco nada que nos in-
comode.

Anônimo disse...

é a vanessa sim que posta anonimsa de vez em quando ela fica se fazendo

Anônimo disse...

fredwm disse... 1/5/11 13:55
e.Tinha esperança que entendesse a natureza do post, mas por sua resposta é fato que não o entendeu ou finge que não. Não é ladainha, é a verdade colocada de forma nua e crua. E ESSA VERDADE QUE FARÁ BEM A SAÚDE. Não a sua verdade que foi por muito tempo a da classe dominante, a verdade daqueles que por falta de políticas eficientes de saúde publica, que durante décadas levaram a saúde ao estado de colapso em que se encontra. Afinal a divida da Santa Casa onde começou? Muitos negócios privados dentro de uma entidade filantrópica, alguns exemplos: Serviços de imagem, com suspeitas de fraude ao SUS, Laboratórios e tantos outros onde o lucro auferido ia para as contas dos donos do negocio e em caso de ma gestão e conseqüente prejuízo o passivo sempre foi para a entidade.
1/5/11 18:17 - Vanessa
Não vou gastar chumbo com chimango, se é que me entende, apenas vou dizer que esta equivocada em sua linha de raciocínio.
Ainda para o Sr FRODO, não existe saúde municipalizada. Ela é sim uma responsabilidade de todos os intervenientes do processo. Só que alguns cumprem e outros não, e o peso que deveria ser partilhado fica nos ombros de apenas um.
Para a tribuneira Vanessa, o fato que se identificar não a torna maior, melhor ou pior que os demais tribuneiros, nem o seu post mais avalizado, é uma prerrogativa que os preceitos do blog permitem. Alias não vejo algum post seu com alguma idéia inovadora, até mesmo com idéias próprias ou sugestões factíveis que tragam algo positivo na resutibilidade dos questionamentos, vejo sim a srª repercutindo idéias de outros ou simplesmente fazendo criticas azedas em um assunto que não domina, que não conhece os fatos ou as leis ... mas isto é típico de ignorantes, e não se ofenda ao ler esta palavra, vá ao dicionário e veja o seu real significado antes de responder verborragicamente. Algo que me ocorreu, não me identifico pois não tenho necessidade de reconhecimento publico, não preciso não serei canditado nem a sindico de meu prédio, quanto faço algum post é na simples intenção de contribuir. Também não sou o Shinaider ou Schneider, que seria o correto, mas o conheço, esse sim merecia ser valorizado pela população e até acredito que na hora certa o será, pois este é um trabalhador da saúde, valoroso, fidalgo, incansável e que muito tem feito a frente da SMS não é espalhafatoso, não usa da política da galinha, de por o ovo e cacarejar para que todos saibam. É um homem serio, não pavoneia como se diz. Mas o povo, aquele que recebeu e recebe o atendimento e os serviços da SMS, sabe de uma forma simples reconhecer o que muitos sábios, letrados e entendidos não, ou seja a enorme diferença COMO ERA E COMO É.
Ao Sr. FRODO, quando fala de gastança, se tivesse o entendimento da gestão de verbas publicas, alias acho que tem, mas posta de maneira a confundir o menos favorecidos de informações. As mesmas são em sua maioria especificas e devem ser aplicadas em programas específicos, ou seja se aplica onde se é possível haver o investimento.
Uma boa noite a todos, feliz fim de dia do trabalhador!p.

Anônimo disse...

Oh o fred chamou o chapolin colorado para defende-lo?

Não entendi o " Agradeço o convite" pensei que as manifestações do blog eram espontâneas!

Tem convite???

Eu nunca recebi???

E tu Vanessa???

Anônimo disse...

Tudo o que foi postado foi muito certo, muito bonito, mas cadê a responsabilidade do município na baixa complexidade?? onde estão as equipes de saúde da família?? será que ninguém se dá conta que só em Uruguaiana não dá certo essa estratégia, pq será??? super competência??? duvido... Com uma atenção primária de boa qualidade, infinitamente menor será o nº de pessoas que precisarão de atendimento especializado e hospitalização. Não se pode pensar em Saúde Pública tendo como prioridade a assistência hospitalar, o que deve ser o norte é a atenção básica. Os governantes devem investir fortemente na Estratégia de Saúde da Família, esse é seu dever e não usar (mal) os milhões apenas no hospital. Exemplos não faltam e bem perto de nós (São Borja, Bagé, Barra do Quaraí), essas cidades investiram forte em PSFs e os indicares de saúde são infinitamente melhores que os nossos. Mas veja bem, nessas cidades os profissionais são respeitados e muito bem remunerados.

Anônimo disse...

Lendo os comentarios, pergunto a CPI, O Ministerio Publico conseguirá mudar alguma coisa na saúde?
Votei no Felice, a cidade melhorou 100o/o e a Santa Casa também, mas a briga com o Dr. Marty e o cardiologista conseguiram apagar todo o bem que fez ao usar termos baixos e tentar denegrir a imagem destes profissionais. Na saúde sabemos que tivemos sobra de caixa no ano de 2010, verbas estaduais e federais e que no municipio existe falta de agentes de saúde. Existem leís que não são cumpridas, o blog é uma forma de demostrarmos o nosso descontentamento com certas atitutes tomada por nosso prefeito e com outras coisas que não estamos de acordo. Creio não estarmos numa ditatura e podemos no manifestar livremente, gostando as pessoas ou não.

Anônimo disse...

UM GOVERNO QUE GASTA 3 MILHÕES EM UM CARNAVAL DE QUINTA CATEGORIA NÃO CONSEGUE UM EXAME PARA UM SENHOR DE 99 ANOS. ISTO É UMA VERGONHA. UM DEBOCHE. UMA FALTA DE RESPEITO COM O DIHHEIRO DO POVO.

Anônimo disse...

FRED,TEM ALGUEM POSTANDO ADOIDADO AÍ,VEJO ISTO PELO ASSUNTO TUDO ESQUEMATIZADINHO E NO FINAL...PIMBA!SAI AQUELE ELOGIO PARA O VICE PREFEITO.ELE VAI DIZER QUE SAIU SEM QUERER.JÁ VI TUDO O CARA É FISSURADO NO VICE...SAI DO ARMÁRIO,CARA!!!!

Sandra disse...

Concordo com o anônimo das 23:01, uma vez que todos se unem pr dar dinheiro a uma cambada de gente, que poderiam busca los com promoções.Deveriam se unir e mudar a cara da saúde de URUGUAIANA.

Vanessa disse...

1/5/11 20:00
eu nao vim aqui para repetir o que os outros falam...achei que a minha postura era clara,, ate porque sempre postei por aqui o que penso, opino e acredito.
acredite ou nao...tenho direito a me manifestar...como parte da cidadania que paga seus impostos e emite voto por aqui tenho plenos direitos em escrever o que penso.
se o que opino esta de acordo ou não com seus conceitos..isso ja não e assunto meu.
Nao sou melhor nem pior que ninguem aqui...
nem na minha vida real nem muito menos na virtual.
mas nao entendo essa postura de muitos... não tenho nada a esconder..não tenho nada a perder..não sou candidato a nada...mas opino como anonimo..
se e para que a verdade seja escrita e utiliza o "anonimo" para não sofrer com a mão dura..entendo
mas quando se posta como anonimo para ofender ou denegrir o nome de alguem..acho isso sim, uma covardia.
so para ACLARAR...nao fui eu quem escreveu que o senhor fosse o schneider...
so para ACLARAR de novo..nao uso o recurso de anonimo..
primeiro, porque nao e necessario...
e segundo...vcs ja conheçem meu portunhol...então...impossivel escrever num portugues perfeito..
terceiro: nao me ofendo ao ler a palavra ignorante porque esse chapeu nao e para a minha cabeça...
ignorante e aquele que esta vendo que tudo esta errado mas insiste em continuar cego ou consentindo atitudes que estão tocando a demencia de uma certa pessoa.
não fui eu quem persegue profissionais de area alguma..nem quem nao paga salario de outros, nem quem demite a quem esta na minha contra...com muito sacrificio pago meus impostos, e pode crer...e sacrificio MESMO...nada e facil em parte alguma...mas tambem nao ando cometendo locuras e logo querer justificar elas...
esse chapeu nao me cabe..sei bem dos meus direitos e sei que eles tem que ser garantidos aqui e na china...
esta postura que tenho, nao e de agora, nem de dois meses atras...basta ler os historiais de topicos que estam neste blog disponiveis.
com todo o respeito lhe respondi.



1/5/11 20:12: de que convite esta me falando?

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo das 23.01 e a Sandra das 8.53. Quem gasta milhões em Carnaval, para aparecer e nada mais, deveria usar este dinheiro na saúde pública. Nos últimos anos temos a pior saúde do Brasil em Uruguaiana. Um fiasco. Pobre do povo que precisa de atendimento.

Anônimo disse...

Srs verbas destinadas a cultura não podem ser desviadas para a saúde.

Princípio elementar da gestão publica.

Erro, não da pra misturar alhos com bugalhos.

Anônimo disse...

Que besteirol Vanessa.