A CNEC [Campanha Nacional de Escolas da Comunidade] está ameaçada a fechar as portas antes mesmo de completar os 50 anos de fundação em 14 de novembro de 2012. A determinação partiu do presidente nacional da instituição, deputado federal carioca Alexandre José dos Santos. Entre os motivos estaria o déficit acumulado pela escola no último triênio. Segundo a professora Fernanda Zadra, dirigente da entidade, a comunidade escolar local será informada da provável desativação ainda nesta segunda-feira [24]. Fernanda pretende unir pais, alunos, professores e funcionários para mobilizar os segmentos sociais da cidade visando que todos participem de ações direcionadas a manter a CNEC em funcionamento. Hoje, em sede própria, o educandário conta com 212 alunos divididos entre os cursos técnicos de enfermagem, segurança do trabalho e contabilidade, além de 1ª, 5ª, 6ª e 7 séries do ensino fundamental. Na terça-feira [25] está agendada uma reunião contando com a participação de representantes da Câmara de Vereadores, Prefeitura, Sindicatos de Classe, gestores da saúde, entre outros setores pró-ativos. O documento de apoio à permanência, que deverá ser formulado neste encontro, será entregue em mãos ao dirigente das 26 unidades cenecistas existentes no RS, mestre Edson D’Ávila Junior, que vai estar no município na próxima quarta-feira [26]. A professora espera poder reverter o quadro e diluir as indicações que apontam para o encerramento das atividades. “Novamente o uruguaianense será chamado a ser protagonista do destino que querem dar à educação no município”, conclui.
*Fonte Correio do Povo.
*Fonte Correio do Povo.
3 comentários:
Esta notícia muito me entristece. Perda irreparável para a comunidade uruguaianense, atraso para o planeta... Fui aluna desta Escola no período de 1975 a 1977 – Técnico em Contabilidade, quando a Escola funcionava no prédio do Romaguera Corrêa. Boas lembranças: Diretor Prof. Saul Rosa de Lima, Professores: Adão Nei Valença, Amélia, Neiva, Orival Bilhalva Orimar Bilhalva, Jaureguy, Glademir Hernandez João Pedro Santa Maria, Cyrilo Pitotegues, Aljair Costa, Rita Ceccon, Daniel Fanti, Luis Alberto Jacques, Fernando Melo Dias, José Carlos Fernandes; as sessões cívicas às quartas-feiras, cantar o hino de Uruguaiana sob a regência do Mestre Bira.... Meus colegas e amigos, parceiros das promoções para angariar fundos para a formatura... Nosso paraninfo o inesquecível Deputado Jorge Alberto Mendes Ribeiro. Major Argemi muito batalhou para que essa escola se instalasse em Uruguaiana. Professor Luis Alberto Jacques deu o seu tempo, o seu suor... para que o CNEC tivesse prédio próprio. Mestre na educação, mestre na construção, mestre em liderança, pois sempre soube agregar valores, agregar pessoas. Com certeza esse grande missionário deve estar com o coração sangrando. Mas Deus lhe dará força para continuar construindo valores e erguendo a bandeira dessa Escola para chamar a atenção das autoridades competentes que ainda não perceberam quais são as suas responsabilidades.
COMUNIDADE URUGUAIANENSE, DIGA NÃO AO FECHAMENTO DO CNEC!!!
Fernanda, professores, funcionários, alunos, pais... vamos todos abraçar esta causa!
Um forte abraço,
Ilda Soares de Castro
VAMOS MUNICIPALIZAR O "CNEC", É UMA SAÍDA, PARA AMENIZAR A SITUAÇÃO.
VAMOS IMPLANTAR ALI UMA ESCOLA TÉCNICA MUNICIPAL, POIS A ESTRUTURA JÁ ESTA PRONTA É SÓ QUERER E A POPULAÇÃO APOIAR, MAS VAMOS TRABALHAR TECNICAMENTE ALI E NÃO POLITICAMENTE.
Professora Fernanda, não faça tempestade em copo d´agua por favor pois a senhora sabe que a escola não fechará.Agora é preciso saber administrar, isso sim.
Postar um comentário