Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Parceiros Voluntários seleciona Projeto Leãozinho da Unimed Uruguaiana

4 de abr. de 2013

Parceiros Voluntários seleciona Projeto Leãozinho da Unimed Uruguaiana





Transformar o imposto de renda em ações sociais dentro da comunidade. Este é o objetivo do projeto Leãozinho criado em 2009 pela Unimed Uruguaiana.  Há quatro anos a unidade busca sensibilizar os médicos cooperados a destinarem parte do Imposto de Renda a ser pago para entidades de assistência social da cidade por meio do COMDICAU (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Nesse modelo é possível destinar até 6% na Pessoa Física e 1% na Pessoa Jurídica.
O primeiro repasse feito em 2009 contou com a destinação de recursos de três profissionais e uma soma de R$ 3.400,00. Hoje são 26 médicos apoiadores e um total de R$ 129.039,69 destinados a entidades de assistência social do município. Os resultados foram apresentados durante o Workshop Região Fronteira da Parceiros Voluntários, realizado na Associação Comercial de Uruguaiana (ACIU).
O programa da cooperativa de saúde foi um dos selecionados para concorrer ao prêmio Parceiros Voluntários 2013. Segundo o coordenador da rede no estado, Guilherme Borba, a organização busca reconhecer iniciativas realizadas por empresas, órgãos públicos e privados. O prêmio tem como meta valorizar ações diferenciadas, criativas e bem-sucedidas, que podem ser multiplicadas e, com isso, fortalecer a cultura do voluntariado. “O projeto Leãozinho atende a todos esses critérios, tem caráter dinâmico, já que pode crescer e ser implantado em qualquer lugar do país”, conta.
Para o presidente da Unimed Uruguaiana, Lourival Gonçalves, a meta é incentivar outros médicos a aderirem ao programa. “Não é uma doação, é apenas destinar recursos que já não são nossos. O custo dessa generosidade é zero”, enfatiza. Entre as entidades que recebem os recursos estão o Lar da Criança, S.O.S Mulher, Centro de Equoterapia e CACAU.  Os valores são utilizados para o pagamento de funcionários das entidades, investimentos na infraestrutura e alimentação, além da compra de material didático. De acordo com o presidente do Centro de Equoterapia, Luis Antônio Duarte Sodré, desde o ano passado o projeto tem auxiliado na manutenção do centro. “O Leãozinho é um das formas de dar um ótimo destino para Imposto de Renda. Para nós esses recursos são extremamente importantes para a manutenção e o atendimento dos nossos alunos”, conta.  Assim como o Projeto Céu, o Leãozinho é uma das referências no auxílio a crianças pela Unimed Uruguaiana.

Nenhum comentário: