Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Democracia, por Gabriel Novis Neves

12 de jul de 2015

Democracia, por Gabriel Novis Neves


Democracia 

Impressionante constatar o pleno exercício da democracia grega frente a uma das maiores crises econômicas de sua história. 
Basicamente, democracia é a forma de governo em que o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através de seus representantes legitimamente eleitos. 
Criada na Grécia antiga, berço da civilização, esta forma de governo – democracia - atravessou os séculos e, mesmo aos solavancos, mostrou ser o melhor regime político na prevenção de sociedades injustas. 
Sensacional o exemplo que o sofrido povo grego vem dando ao mundo!  
Em uma mesma praça, em frente ao parlamento, a população organiza, em dias alternados, manifestações através do “sim”, ou através do “não”, em resposta a um plebiscito que determinará a que tipo de sistema econômico o país deverá estar vinculado. 
Já não se trata das imensas mudanças macroeconômicas do país, mas também do perigo de contaminação de outros países europeus tais como, Portugal, Espanha e Itália, que já se encontram em crises sucessivas. 
Essa compreensão global é que, a meu ver, leva o povo grego a esse exercício constante de democracia. 
Estão cônscios de que seu destino, na perspectiva de saída do euro, envolve toda uma situação europeia, não apenas econômica, mas, principalmente, geopolítica, que, após vivenciar duas grandes guerras mundiais no último século, vem mostrando crescimento de movimentos de intolerância por todas as partes. 
Mais do que nunca os gregos estão mostrando ao mundo que democracia é a institucionalização da liberdade, ainda que isso custe um alto preço.

Nenhum comentário: