Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Autistas sem perspectivas e devido apoio!

24 de nov. de 2016

Autistas sem perspectivas e devido apoio!

O Grupo de Pais e Amigos de Autistas de Uruguaiana, Caminho Azul, recebeu o título de utilidade pública pela Câmara de Vereadores em reconhecimento às relevantes atividades desenvolvidas pela garantia do direito dos autistas. A associação Caminho Azul é uma sociedade civil, de caráter assistencial, sem fins lucrativos que desenvolve programas de preparo, auxílio, adaptação, reabilitação e integração dos autistas e promove o incentivo a pesquisas sobre o transtorno. Durante a apresentação da matéria no plenário, o trabalho da presidente, Gladis Dal Pra Almeida, e demais componentes do Caminho Azul, foi reverenciado.

A utilidade pública atesta o alcance social da instituição e possibilita a isenção de impostos municipais à entidade, garantindo melhor desempenho das suas atividades. Segundo Gladis há em Uruguaiana estimadamente 1,5 mil autistas, número que pode ser maior devido as famílias não aceitarem o espectro e negarem a existência. A educação e inclusão à clientela é fictícia, assinala a dirigente da entidade. Lamenta a falta de acompanhamento multidisciplinar que inclui fonoaudiólogos, neuropediatras, neurologia clínica e psiquiatras. O paciente chega a aguardar um ano por uma consulta, destaca.

Desde o surgimento do grupo, vive-se uma luta incessante e importante em busca dos direitos das pessoas autistas. O Conselho dos Direitos de Pessoas com Deficiência é uma ponta de esperança de que o quadro possa ser gradativamente alterado, diz. O Caminho Azul favoreceu a visibilidade do autismo, com índices cada vez maiores, e, chamou atenção, principalmente, para a preocupação com a dificuldade gerada nas famílias que não estão preparadas para tratar desse assunto, destacou o vereador Irani Fernandes sobre a atuação da entidade.

Nenhum comentário: