Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Uruguaiana ganha nova Casa de Passagem - recepção a andarilhos e migrantes

15 de jul. de 2017

Uruguaiana ganha nova Casa de Passagem - recepção a andarilhos e migrantes

Inaugurada a nova Casa de Passagem de Uruguaiana sob a coordenação de Soraya Salomão – secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, além de equipe de seis funcionários. 
O prédio passou por adequação com custo de R$ 10 mil e ocupa a antiga sede da Escola Municipal José Francisco Pereira da Silva, rua Eustáquio Ormazabal – bairro Bela Vista. De acordo com Soraya o local tem capacidade para atender até 30 pessoas – sendo 20 albergados o número ideal diário de acolhimentos. 
Há três compartimentos individualizados destinados para receber homens, mulheres e famílias de moradores de rua, migrantes, andarilhos, viajantes que não possuam meios de hospedagem. Também está em funcionamento o Serviço de Abordagem Social – ronda realizada por viatura do município - das 21h às 23h - que oferece o abrigo na unidade. De forma independente o morador pode se dirigir ao serviço a partir das 18h. 
Conforme Soraya a maioria se nega a buscar atendimento preferindo permanecer nas ruas da cidade. A Casa oferece banho, alimentação, pouso e, às 8h do dia seguinte, café da manhã antes do cidadão deixar o espaço. 
Na recepção - uma assistente social promove o acolhimento do hóspede e avalia a possibilidade de retorno da pessoa ao núcleo familiar de origem, faz direcionamento à área de saúde (quando for o caso) ou ainda a algum setor produtivo com que tenha identificação e aptidão.  O projeto prevê a realização de um trabalho que ofereça um diagnóstico quantificando o número de sem-teto, moradores de rua e os motivos que os levaram a sair de casa e enfrentarem as naturais dificuldades do cotidiano, conclui a secretária. 

Studio na Colab55

Nenhum comentário: