Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Tem jabuti nesta árvore! Editorial jornal TRIBUNA - 23/05.

24 de mai. de 2009

Tem jabuti nesta árvore! Editorial jornal TRIBUNA - 23/05.

Em viagem pela República Popular da China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou, mais uma vez, a hipótese de se candidatar a um terceiro período no Palácio do Planalto, caso sua candidata, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), não tenha condições de disputar as eleições, pois enfrenta problemas de saúde.
Na segunda-feira, dia 18/05, a ministra Dilma foi transferida de Brasília a São Paulo, onde foi hospitalizada para a realização de exames após ter sentido dores em consequência da reação à sessão de quimioterapia a qual está se submetendo para o tratamento de um linfoma (câncer do sistema linfático).
Mesmo com a discordância pública do presidente Lula, a hipótese de novo tem sido mencionada informalmente como "plano B" por alguns aliados do governo e líderes petistas, caso os problemas de saúde impeçam a candidatura de Dilma. Para que Lula pudesse se candidatar a uma nova reeleição, seria necessária a aprovação de uma emenda à Constituição o que, se tratando de Brasil e do renomado fisiologismo de nossos parlamentares, não é muito difícil. Todavia, o ora cauteloso Lula, tem repelido uma mudança constitucional e o desejo de concorrer novamente.
No entanto, o deputado federal Jackson Barreto (PMDB-SE) em entrevista a Agência Brasil informou que pretende protocolar, até o final de maio, uma proposta de emenda à Constituição (PEC), que abre caminho para um terceiro mandato. A proposta prevê que seja realizado, ainda este ano, plebiscito para verificar se a população está de acordo com sua proposta.Na Câmara já existem algumas PECs que tratam do terceiro mandato, uma delas do deputado Devanir Ribeiro (PT-SP). Pelo menos publicamente, a tese não é assumida no Congresso. A PEC do deputado peemedebista recebeu duras críticas. O ministro-chefe de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, disse é contrário à discussão. A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) também não aprova. Segundo ela, em conversas informais da bancada petista no Senado, o assunto já foi discutido e a posição majoritária é de que “a discussão não é oportuna”, acrescentando que analisar um terceiro mandato para o presidente Lula seria “ruim para a democracia”. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), foi mais incisivo na crítica ao tema que é recorrente no Congresso: “Isso é golpe. Nós da oposição vamos tratar como tentativa de golpe. O PT e o PMDB já afastaram essa hipótese”. Barreto colheu 171 assinaturas que viabilizam a apresentação da proposta de emenda constitucional. Segundo ele, a PEC só não foi apresentada até agora para não criar constrangimento à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, candidata do presidente Lula e que está em tratamento médico. O que causa surpresa é o silêncio da grande cúpula do PSDB frente a esta possibilidade, pois dois de seus expoentes postulam o cargo de presidente: o paulista José Serra e o mineiro Aécio Neves.

Nenhum comentário: