Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: TrIbUnA é cultura - 70 anos da morte de Freud

23 de set. de 2009

TrIbUnA é cultura - 70 anos da morte de Freud


Sigmund Freud (Příbor, 6 de maio de 1856 — Londres, 23 de setembro de 1939) foi um médico neurologista judeu-austríaco, fundador da psicanálise. Nasceu em Freiberg, Morávia (hoje Příbor), quando esta pertencia ao Império Austríaco.

Interessou-se inicialmente pela histeria e, tendo como método a hipnose, estudou pessoas que apresentavam esse quadro. Mais tarde, com interesses pelo inconsciente e pulsões, entre outros, foi influenciado por Charcot e Leibniz, abandonando a hipnose em favor da associação livre e da interpretação dos sonhos. Estes elementos tornaram-se as bases da psicanálise. Freud, além de ter sido um grande cientista e escritor (Prémio Goethe, 1930), possui o título, assim como Darwin e Copérnico, de ter realizado uma revolução no âmbito humano: a idéia de que somos movidos pelo inconsciente.

Divisão do Inconsciente
Freud procurou uma explicação à forma de operar do inconsciente, propondo uma estrutura particular. No primeiro tópico de sua teoria ele estava preocupado em estudar o que levava à formação dos sintomas psicossomáticos (principalmente a histeria, por isso apenas os conceitos de inconsciente, pré-consciente e consciente eram suficientes).

Quando sua preocupação se virou para a forma como se dava o processo da repressão, passou a adotar os conceitos de id, ego e superego. O id representa os processos primitivos do pensamento e constitui, segundo Freud, o reservatório das pulsões, dessa forma toda energia envolvida na atividade humana seria advinda do id. Inicialmente, considerou que todas essas pulsões seriam ou de origem sexual, ou que atuariam no sentido de auto-preservação. Posteriormente, introduziu o conceito das pulsões de morte, que atuariam no sentido contrário ao das pulsões de agregação e preservação da vida. O id é responsável pelas demandas mais primitivas e perversas.

O ego, permanece entre ambos, alternando nossas necessidades primitivas e nossas crenças éticas e morais. É a instância na que se inclui a consciência. Um eu saudável proporciona a habilidade para adaptar-se à realidade e interagir com o mundo exterior de uma maneira que seja cômoda para o id e o superego.

O superego, a parte que contra-age ao id, representa os pensamentos morais e éticos internalizados.

21 comentários:

Anônimo disse...

O carinha poderia explicar pq o Felício é tão td. Tão prepotente, ambicioso, assustado, não aguenta uma ralhada, tão bobalhão e mandão. Freud inventaria o complexo do tão tão.

Anônimo disse...

Já o vice seria alvo de um estudo ao reverso. Como se fazer de loko e conseguir emprego aos amigos, pular duas casas nno jogo político e conseguir ser vice. Comprar carro novo que faz eco. O ECO deverá repetir, sim dr, sim dr, sim dr, s i m d o u t o r r r r r r r r r............

Anônimo disse...

Meu Deus do Céu.Por favor dr.FRED coloque no blog já já o divã.

Anônimo disse...

Seus frescos me ganharam de mão.

Anônimo disse...

Tem muita gente aqui que nem o Freud conseguiria explicar.

Anônimo disse...

O consciente do super F. se divide em eu, eu eu eu eu eu eu eu eu e ela.

Anônimo disse...

Nota-se

Anônimo disse...

Qualquer coisa que encoraje o crescimento de laços emocionais tem que servir contra as guerras.
Sigmund Freud

E alguns homes acham que encurtar laços significa vitoria

Anônimo disse...

TEM COISAS QUE NEM O FREUD EXPLICA....PRINCIPALMENTE...A DOCE LOUCURA DE EU EU EU EU EUUUUUUUU

Diretor Social do Piquete dos Marques disse...

Mas de que homes tu fala vivente?

Anônimo disse...

Chama os enfermeiros! Os anônimos do blog agem conforme a postagem. PIRARAM...

Analista de Alegrete disse...

Através das pesquisas e ensinamentos de Sigmund conseguimos esclarecer muitos comportamentos atípicos.O Narcisismo, por exemplo, ainda que não tenha estudos exclusivos dele, foi melhor detectado e entendido após a divisão da psiquê em Id.Ego e Superego. O comportamento de Nero, por exemplo, ainda que tardiamente(se Freude estivesse por lá poderia ter evitado)colocando fogo em Roma, é perfeitamente explicável pelas teorias freudianas.O Id exacerbadamente ficou surdo aos apelos e protestos dos demais "recintos" da psiquê, principalmente não ouvindo o superego, dando vazão aos recalques construídos nas frustrações e disfunções das fases fálicas e orais.O fogo se opõe a água e a tudo que o combata.(bombeiros, Mangueiras, etc).Estou abrindo consultório, depois comunico o enderêço.Creio que terei muuuuiiiitos clientes por aqui.

Anônimo disse...

Os homens briguentos ora pois vivente Diretor Social do Piquete dos Marques. Conclusao obvia excelentissimo.

Decrifa o q foi escrito pelo Freud, ora ora...

Anônimo disse...

Agora sim.Analista de Alegrete.Era o que faltava.tinha que ser de Alegrete tão logo.

Anônimo disse...

Q Bom, do Alegrete! Venha nos salvar.
Na sua terra hai tanto desmor assim?

Anônimo disse...

Valéria del Cueto disse...
Oi anônima

Sempre fui da madrugada. É quando dialogo melhor com o silêncio.

Quanto aos comentários, liga não nem se choque. Aos poucos eles vão sendo depurados. O que acontece é que o número de acessos do blog se multiplicou e todo mundo quer opinar (que bom!).

Se tem gente que ainda não pegou o espírito da coisa, não não se preocupe. Quem é bom, fica e se diverte. Quem não é, acaba cansando. O importante é que consigamos manter as portas abertas, respeitando as diferenças de postura e opinião, valorizando quem se dá ao trabalho de nos ajudar a construir o blog e o jornal Tribuna de Uruguaiana.

Viva os anônimos, nossos maiores parceiros!

Aliás...se você quer saber, aproveitando Raul informo que vem mais novidades por aí.
Aguarde!

Analista do Alegrete disse...

Estou pronto a receber consultas.Bsta fazer o seguinte:
Cria um nome que pode ser fictício, apenas para que eu possa diferenciar na análise.
Conta resumidamente um sonho que tens e querendo, poderás contar um sonho que tens acordada(o)
Te enviarei análise daqui mesmo.Podem começar.
2-

Anônimo disse...

Reclamam que não apareço.Parece que não entenderamEstou pronto, no AGUARDO das manifestações postas por acá para que sejam analisadas.Vamos lá, ao DIVÃ DO TRIBUNA interessados.

Anônimo disse...

Nós estamos te encaminhando a Maria uma anonima com nome. Parece que é imperial a moça.
Tua primeira paciente do blogs.
Aqui tu sabe, todos ficam famosos e vc analista do Alegrete tb ficara famosios.
Com este monte de acessos vc vai ficar rico. Se resolver um caso,corre o risco de aparecer 2 mil casos ao dia pro teu divã.

Anônimo disse...

Atende a Maria vai.Ela é monarquica e tem grana.
Parece que morou na Italia, é culta pra chuchu, mas a parafuseta dela nao tá boa.
Uma paciente linda tipo Leticia Sabatela, pro teu divã...

Anônimo disse...

Para aiiiiii,nao enganem o anal.do alegret, essa tal dizem que falta mui pra linda...