Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: NA RÁDIO CHARRUA...

1 de out. de 2009

NA RÁDIO CHARRUA...

de Jayme del Cueto
Na historia de toda e qualquer comunidade alguns mistérios sobrevivem por anos a fio sem que ninguém consiga desvendá-los e em Uruguaiana não poderia ser diferente.
Lá pelos idos de 1940, em meados do século passado, num dia de verão de canícula atroz um acontecimento inusitado veio a abalar a modorrenta cidade fronteiriça. Naquele então lá existia uma única emissora, a ZYZ-6, Radio Charrua de Uruguaiana, onde pontificava a voz sonora e bem empostada de Mario Pinto.
O noticiário do almoço era audiência obrigatória em toda a região. Era lá que o povo se informava e mandava mensagens para o interior do município:
- Alô, alô Toropasso. “Seu” Elesbão, na Estância da Pedra: Dona Emengarda pede que mande o carro grande esperar na estação que ela está indo com a gurizada pras férias.
- Alô, alô, alô Plano Alto. Dona Florência Silva: seu irmão, Pedroca pede que venha urgente. Seu tio está muito mal na Santa Casa. E... traga vestido de luto.
- Alô, alô Estância do Lagoão. “Seu” Nicácio Yrala: Sua esposa pede que quando vier, no fim de semana, traga um quarto de ovelha gorda. Não precisa trazer a lingüiça.

*continua no blog do nosso colaborador DEU NO JORNAL

5 comentários:

Anônimo disse...

A título de colaboração: Alô, alô Touro Passo, estância Sto. Antonio: " Aperta João pelos ovos, casamento sai sábado, manda saco na porteira da Nair".

Anônimo disse...

Outro comunicado histórico: " alô, alô Ibirocái, estância Santa Marta.Pedro, negócio da égua fechado. O do cavalo está duro mas tá pra ti".

Anônimo disse...

Atenção no Santo Aniceto,Recanto do Flor, Adroaldo: vê se no sábado traz a velha de caminhão.Só não bota atrás porque ela vomita.
Abraços Eleutéria.
É claro que a "velha" era a senhora mãe deles.

Anônimo disse...

Fantástico, estou rindo até agora.

Jayme del Cueto disse...

Amigos leitores Anônimos, agradeço as colaborações que vieram completar, em muito, minha homenagem à ZYZ-6, Rádio Charrua de Uruguaiana.
Na verdade citei muitos outros "Comunicados para o Interior do Município" mas tive de corta-los para não me estender demasiado.
Uma hora dessas volto a tratar do assunto...