Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Uruguaiana terá Ambulatório Especializado em Hepatites

13 de nov. de 2009

Uruguaiana terá Ambulatório Especializado em Hepatites


A presidente do Comitê de Ação Solidária do governo do Estado do Rio Grande do Sul, Tarsila Rorato Crusius, anunciou em reunião na Prefeitura, a implantação no município, de Ambulatório Especializado em Hepatites Virais com Laboratório de Apoio e de um CAMMI – Centro de Aplicação e Monitoração de Medicamentos Invejtáveis. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que aproximadamente 3% da população mundial apresentem evidências sorológicas presente ou passada de infecção pelo vírus da hepatite. Seriam 350 milhões de pessoas cronicamente infectadas no mundo, sendo 2 milhões no Brasil. Um universo de contaminados entre 5 e 7 vezes superiores aos infectados pelo HIV. No Brasil, a estimativa oficialmente aceita pelo Ministério da Saúde é de que haja 2,6% da população infectada, ou seja, 4,5 milhões doentes, dos quais 95% deles ainda não foram detectados. A implantação do Ambulatório Especializado em Hepatites Virais com suporte laboratorial próprio, justifica-se, em Uruguaiana, por atender as demandas emergenciais de hepatites e, principalmente, que a aquisição de equipamento de automação para PRC, Genotipagem permitirá atendimento especializado em todas as infecções virais que tenham interesse epidemiológico na Fronteira Oeste. Na primeira fase do Projeto, será implantado um CAMMI, conforme determina a portaria nº. 554/2005, com estrutura para fracionamento de medicação, específica no tratamento de hepatites. Após, estruturação do Laboratório Específico para identificação dos tipos de hepatites e seu controle. Na etapa final, a implantação do Ambulatório de Hepatites, a contratação de profissionais médicos e a capacitação de quadro funcional. O CAMMI deverá funcionar ainda em dezembro de 2009, e o Ambulatório Especializado em maio de 2010.

10 comentários:

Anônimo disse...

Grande inciativa da filha de Yeda, afinal a Hepatite C, principalmente, é um caso trágico.

Anônimo disse...

É A GOVERNADORA IEDA SE PREOCUPANDO COM ESSA NOSSA PORTA DE ENTRADA DO MERCOSUL,SIM PORQUE ESSA INICIATIVA É DO GOVERNO DO ESTADO EM TODAS CIDADES FRONTEIRIÇAS PARA COIBIR O CONTÁGIO NESSES CORREDORES.DÁ-LHE IEDA!!!

Anônimo disse...

gostaria de saber mai sobre este assunto. Que quadro tecnico atendera neste Projeto? Que especialidades? Já existe em outra cidade ou somos os primeiros? De qualquer forma, parabéns ao Secretario da Saude extensivo ao quadro tecnico.
E nao excluo do mérito o sr. Prefeito.Que venha tudo que for bom pra nossa cidade independente de ideologia politica...

Anônimo disse...

Mas se faz algo bom, destroi outro. Querem extinguir a carreira de professor? Se nao tivermos professores, quem vai formar nossos filhos e com que qualidade?

Anônimo disse...

Sempre tem alguem querendo colocar a carroça na frente dos bois.

tribunadeuruguaiana.blogspot;com disse...

Prezado anônimo das 19:21, agradecemos por sua opinião, mas devido a medida judicial, em liminar, não podemos postar seu comentário. Siga acompanhando nosso blog e o Tribuna. Sua participação é decisiva. Obrigado.

tribunadeuruguaiana.blogspot;com disse...

Prezado anônimo das 17:39, agradecemos por sua opinião, mas devido a medida judicial, em liminar, não podemos postar seu comentário. Siga acompanhando nosso blog e o Tribuna. Sua participação é decisiva. Obrigado.

Anônimo disse...

Esse é um projeto local, não é da governadora, esse projeto foi elaborado por profissionais da área de saúde de Uruguaiana. É um excelente projeto, sem precedentes no estado. A senhora Tarsila Rorato Crusius veio apenas conhecer e aprovar o projeto.

Adriana Tamayo disse...

O ambulatório de hepatites virais é uma iniciativa de alguns profissionais da Scretaria de Saúde de Uruguaiana, que preocuparam-se com o assunto. Este projeto visa oferecer atendimento qualificado para diagnóstico das hepatites virais e acompanhamento adequado, o qual será realizado por profissionais com experiência e capacitados. Neste momento, o projeto ganha força pois o Estado vem incentivando este trabalho, e fortalecendo as ações em relação às hepatites virais. Estamos confiantes e esperamos em breve inaugurar o Serviço. Vale lembrar que o atendimento às hepatites já é realizado na Secretaria de saúde de Uruguaiana.

O bêbado e o ilusionista! disse...

Olha. Por melhor boa vontade que se possa ter com o pessoal da secretária de saúde do município é improvável que a filha da Governadora tenha vindo de IJUI onde implantara horas antes projeto idêntico. É um seriado. Já há em Pelotas, POA e agora aqui. Gente vamos aceitar a realidade - nem o 0800 funciona, falra remédios, m[édicos, e no hospital faz quatro 1,2,3 4 meses que os doutores não veem grana, e a turma comprou um tomógrafo errada. Tá bem, eu acredito é tudo ideia do gringuinho.
Mas azaaaaaa...