Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Iolanda Fiel coordena nova Cavalgada Distrital

22 de mai. de 2010

Iolanda Fiel coordena nova Cavalgada Distrital

Povo sem tradição, morre a cada geração. Palestra do presidente do MTG – (Movimento Tradicionalista Gaúcho) Oscar de Gress sobre o “Valor do Tradicionalismo”, jantar, tertúlia livre e a concentração dos integrantes, darão início neste sábado, às 20h, no Piquete Artilheiros da Fronteira – 22º. GAC-AP, a programação da 9ª. Cavalgada da Integração Distrital e Municipal– organizada pelo Grupo Cavaleiros da Fronteira Oeste. O projeto se estenderá até o dia 29/05 quando o Grupo estará de retorno com chegada prevista para 17h35min, no Piquete Saraquá.

28 comentários:

Priscila Brandão Freitas disse...

Bah.
Mas vão botar um trabalho nesse corpo.
Judiando dos animais dia e noite de festa e borracheira.
Nunca vi.
Em Santa Catarina acabaram com a farra do boi.
Não sei até quando isso vai se manter por aqui.
Cade o MP? Cade o tão cioso Meio Ambiente?
Cade a Patran?
O que mais me causa espanto é que isso - seguundo a noticia - é que vai acontecer com o apoio do EB. Instituição paga com os escassos recursos do sofrido povo brasileiro.
Por isso - tambem - sua credibildade está proxima de zero.
A mais de 500 anos atras um visionário já dizia: " Chegará o dia em que o homem conhecerá o intimo dos animais e nesse dia um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade". E o que parece é o que segue ocorrendo.
Porque não vão a pé?
Porque não montam uns nos outros se querem estar acavalados?
Pra que judiar dos animais?
Priscila Brandão Freitas

Alonso Quijano disse...

Convidaram-me a participar montando o Rocinante.Acho que aceitarei o convite.Já liguei a Sancho para que me acompanhe pois não gosto de cavalgar só.Uma vez fiz uma cavalgada com o Tunico, homem muito experiente, mas ele não aguentou a marcha intensiva que imprimi ao Rocinante e ficou para trás.A Dulcinéia fica furiosa quando invento esses passeios, por isso mesmo eles estão ficando cada vez mais raros.Agora é preciso ver que para quem andou tanto por terras de La Mancha, Aragão e Catalunha, uma cavalgada por nossas planices é um passeio muito fácil de ser cumprido.Se Sancho Panço chegar a tempo, estarei na largada, pronto para mais uma.

Anônimo disse...

Priscila, tenho pena de pessoas que pensam como voce, quanta diferença entre o que ocorria em Santa Catarina, e nossas cavalgadas. te orinte para não falar bobagem.

Everton Cantarelli disse...

Eu tb concordo com a Priscila.
Todo ano é a mesma coisa. Muita bebida, durante uma semana, cantam e gritam a noite toda. Instalam seus piquetes - desculpa pra beber - em qualquer lugar. E os animais ficam no olho do sol de dia encilhados e sem comida enm agua.Aí meus filhos me perguntam se era isso que os farrapos faziam e eu não sei o que dizer.
Acho que não.
Mas acho que da forma como está semdo conduzida a coisa parece que querem denegrir a iamgem dos farrapos com estas bebedeiras e descuido aos animais.
Obrigado.

Anônimo disse...

Everton, quem cultua a nossa tradição sabe diferenciar abusos e exageros de cultos a tradição,um povo que não conhece seu passado não saberá projetar seu futuro, o que voce e a Priscila falam não corresponde a verdade, saibam ambos que o culto as nossas tradições é motivo de orgulho para todos nós, mas para saber valoriar esses feitos a pessoa deve ter algum conhecimento, mas parece não ser o caso de ambos.

Anônimo disse...

Ah mas eu tambem vbou botar meu bedelho.
Eu e sei que muita gente tambem detesta toda aquela funçao da semana farroupilha.
Cavalos magros, bebedeira, brigas, buchinchos de toda ordem e principalmente todo o tipo de descuido aos animais que só servem para serem mal usados , maltratados e depois descartados na frente de bares, piquetes, cabarés, etc, altas horas da noite encilhados e isso quando crainaçs não os pegam para brincar. Acho sim que o ministerio publico tem de observar estas condutas, bem como a forma de reverenciar os farrapos. Confesso que não acredito que eles viviam assim nessa completa baderna.

Anônimo disse...

CONCORDO EM GENERO NUMERO E GRAU COM TODO MUNDO QUE SE MANIFESTA CONTRA ESSA BALBURDIA QUE VIROU A SEMANA FARROUPILHA. CHEIA DE EXCESSOS PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO AO VOLUME DAS GAITAS E VIOLÕES, AO EXCESSO EM BEBIDAS, E AOS MAUS TRATOS AOS ANIMAIS QUE ATÉ ALTAS HORAS DA NOITE ENQUANTO OS "FARRAPOS" BEBEMORAM FEITOS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ABUSAM DOS MESMOS. SEM OLVIDAR QUE SEM AGUA, SEM COMIDA, COM ENCILHA E NO OLHO DO SOL AGUARDAM OS VALENTES DOS SEUS DONOS CANTAREM E DANÇAREM A TARDE INTEIRA EM FRENTE A PIQIETES.

Anônimo disse...

Mas tchê vivente nunca lugar onde o pessoal acho maximo o prefeito que tem, só poderiam falar mal da semana farroupilha!
Para os incomodados Libres é logo ali... e dalhê Fellice pra intendente de libres.

Roberto A. Padilha disse...

Antes de vcs falarem este monte de baboceira, tenho certeza que os animais que vão nas cavalgadas, são bem mais tratados do que os SERES HUMANOS se é que podemos chamar assim, que estão atirados e acampados nas esquinas bebados, sem ninguem pr pelo menos tentar reergue los.Todos que estão a criticar saiam das suas casas agora e cheguem ali na esquina da Flores da Cunha com a Dr. Maia, perto da sinaleira é um horror um bando de homens, mulher e cachorro todos amuntuados, eles andam pr todos os cantos da cidade com colchão e um monte de coisa velha peregrinando.Isto sim é UMA VERGONHA!!!!!!!!.ESTES É QUE VCS DEVEM SE PREOCUPAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! DEIXEM OS GAÚCHOS EM PAZ.CUIDEM SIM DESTAS PESSOAS QUE ESTÃO SENDO TRATADAS COMO ANIMAL.E NINGUEM VÊ NADA.

Anônimo disse...

Acompanhando o monte de asneiras postados, da para perceber que vamos demorar a ter qualquer mudança em nossa sociedade, saibam que o movimento tradicionalista gera milhares de empregos, gera impostos e promove o conhecimento para quem deseja ter-lo, essa gente que critica deve ser daqueles que acha certo o prefeito dar milhoes de reais para o carnaval esse sim borracheira, putaria, e tudo que é nocivo ao crescimento do ser humano, mas se querem continuar na iguinorância sigam votando em quem iguinora o valor de nossa gente.

Roberto Injusto disse...

Anônimo daa 19:11 concordo em parte contigo, achei errado sim o PODEROSO DAR DINHEIRO PR O CARNAVAL, MAS ASSIM COMO ELE dá ele tambem tira, beneficiando muitos pr depois deverem favores a ele.E qto estas palavras feias que vc pronunciou existe em todo lugar nas melhores familias não só no carnaval.E outra não esqueça que o poderoso deu este dinheiro com aprovação de todos vereadores.Detesto gente ignorante.

Anônimo disse...

Coisa de quem não tem o que fazer. Ficar quase um mes sem trabalhar só de festa dizento que estão cultuando tradição. Mas tradição de que?
De bagunça e cantoria e descaso com os animais que ficam este monte de dias pra baixo e pra cima carregando - não sempre é verdade - mas na maioria bebados que nem sabem o que é tradição.
Mas que tradição é essa?
Será que os farrapos viviam assim?
E pensam que agradam? Bando de pacholas.
Pra que trazer os animais do campo pra cidade?
Só para maltrata-los?
Porque os tiram do seu habitat?
Porque não desfilam a pé que nem todo mundo?
E vamos sim denunciar ao ministério publico isso e tambem as autoridades - especialmente a patran - que deveria coibir este tipo de atitude.

Anônimo disse...

Lugar de cavalo é no campo. As pilchas também tem uma razão de ser. Botas e bombachas (culotes), são roupas proteger e para montar, no campo. Na cidade, não passam de fantasias. Se querem se fantasiar, entrem para alguma escola de samba ou entrem para um circo, vetindo aas roupas de palhaço.

Anônimo disse...

Este jorna deveria se chamar "Tribuna das borboletas"

Anônimo disse...

Cavalo não é animal para andar no asfalto.
Nem para depois do uso o deixarem abandonado sem agua ou comida no sol quente ou de noite como comumente se vê quando da festa farroupilha.
Tambem não acho que deva ser usado o animal para desfiles ou cavalgadas. A mim me parece mautrato sem autilidade alguma a não ser o divertimento de meia-duzia.
Entendo que na semana farroupilha os desfiles devessem ser motorizados - aí sim uma forma de agradecer o animal por tudo que ele fez no passado - uma forma de demonstrar respeito pelo animal que em outras epocas quando não havia outro meio de trasporte dele se utilizavam os valentes farrapos - e tambem nos piquetes deveria reinar a solenidade que o ocasião rememora e não musica, comilança, bebados e bebadas, e gritos e descaso total aos animais e aos cultos farrapos durante vários dias.

Anônimo disse...

Anonimo das 22.48, vai pastarrrrrrrrrrrr

Campeiro disse...

Basta de cavalos nas ruas.
Lugar de cavalo é no campo.
E de preferencia sem ninguem a monta-los.
Grandes empresarios - realmente preocupados com os animais - há tempos já substituiram os cavalos pelas motocicletas nos campos.
Como disse o anonimo ali de cima - chega - o cavalo já nos auxiliou muito em tempos idos. É hora de preserva-los. SEm desfiles. Sem ninguem a monta-los.

Anônimo disse...

Verdadeira algazarra estas cavalgadas.

Anônimo disse...

é verdade passei com esses bacudos que só sabem andar de cavalo beber cantar e fazer festa a custo dos pobres animais e inventam ssas tal de cavalgada-vagabundagem

JÚNIOR DORNELES disse...

Buenas, sou Júnior Dorneles e estou apavorado com tanta bobagem que muitos de vcs estão a falar.
Sou tradicionalista desde os 5 anos de idade participando de festas campeiras e cavalgadas!
Começei no piquete saraqua logo qndo foi fundado, fui o primeiro piá farroupilha do piquete saraquá lah aprendi muitas coisas uma delas é ter amor pelo tradicionalismo.
Depois fundamos o ctg centelha crioula dancei lah varios anos tbm e tbm fui o primeiro peão farroupilha, fui fundador do grupo de cavaleiros da fronteira oeste e dancei tbm em outros ctgs tais como ctg sinuelo do pago, piquete de laçadores esteio de japeju, ctg patrulha do oeste e dentre outros.
Há 4 anos eu abri mão de dançar em invernadas e passei a participar das provas campeira e continuei como desde criança a ir em cavalgadas hj mesmo cheguei da cavalgada distrital e acabei de receber o titulo de cavaleiro uruguaianense tendo percorrido 1.995 km cavalgados com certificados de autenticação !
Comentei um pouco de minha vida no tradicionalismo e vou responder a vcs sobre estas bobagens ke vcs estão a falar sobre cavalgadas.
Meus cavalos eos cavalos de muitos companheiros meus de cavalgadas vivem melhor que muitas pessoas vivem, experimentem sair do centro da cidade e dar uma volta nas vilas pra ver uke eh a miséria de quem não teve estudo e cultura os senhores vem aki e falam bobagens vou falar dos meus cavalos ke comem bem e dormem bem o ano inteiro tendo comida no cocho e agua em abundancia pra beber, borracheira tem em toda a parte mas nas cavalgadas tem regulamento ke temos ke seguir do contrario somos convidados a nos afastar da cavalgada.

VOU CITAR ALGUMAS PARTES DO REGULAMENTO !

B- É proibido carregar bebida alcoólica no arreio, bem como consumo durante a cavalgada.
16- Ao desembarcar, o egüino será revisado, caso a comissão julgue inadequado, voltará para a cidade.
17- Serão adequados os eqüinos quase gordo sem machucados e ferrados nas quatro patas.
4- O descumprimento de qualquer item do regulamento, caberá uma punição pela comissão organizadora.
5- A comissão poderá inclusive excluir o participante da cavalgada.

Primeiro procurem saber como são verdadeiramente feitas e projetadas as cavalgadas com quem realmente entende.
Ah e pra kem pensa que cavalgada eh pra vagabundo só pra avisar ke vagabundo e desocupado naum tem como se sustentar e muito menos manter os custos de um cavalo ke pode chegar a 400 reais por mes, somos trabalhadores e pra folga da lida aproveitamos nosso tempo de descanso pra viajar Rio Grande a fora cultivando nossas tradições.

muito obrigado

Anônimo disse...

Mas amigo. Não estamos falando dos tradicionalistas que seguem regulamentos e que tratam bem seus animais.
Estamos falando daqueles outros gaúchos, aos quais só interessa beber, que deixam os pobres dos cavalos ao léu, enquanto fazem farra...
Uma lei de proteção animal necessita ser promulgada.

Unknown disse...

como o povo e iguinorante que falo que nos judiamos de cavalo e pasamos so de borachera nos so temos cutivando as coisa do rs!!que falo ñ tem amor pelo rs!!

leonel reis disse...

Sou Leonel Reis, natural de Rosário do Sul, tenho 48 anos, atualmente moro em Formosa-GO, a 70 KM de Brasília, Capital Federal, e vou responder principalmente a esta pessoa chamada Priscila e a outros que covardemente não se identificaram neste comentário.
Não falarei sobre o Tradicionalismo, isto seria desperdício de minha parte, falar sobre um assunto que ignorantes não sabem, isso mesmo se não fosse assim jamais eles teriam colocados tais comentários.
Falo isso sem ter medo de errar, sou um homem que nasci no campo, e ali morei até ficar homem adulto, quando fui para a cidade estudar adquirir cultura de uma maneira pura e limpa. Hoje tenho título de cavaleiro riograndense, por andar mais de 5 Mil Km a cavalo, Fiz e ajudei organizar várias cavalgadas em Uruguaiana, como exemplo, Fizemos três cavalgadas ecológica, onde levantamos todos os problemas de má cuidado com o nosso rio Uruguai, Somos sabedores das Leis ecológicas, Fizemos várias cavalgadas da Paz, onde sempre foi levado uma mensagem de Paz aos mais longínquos recantos da fronteira oeste, Os relatórios das cavalgadas sempre levamos ao conhecimento das outoridades, Fizemos cavalgadas para nossas crianças, para mostrar aos nos herdeiros o exemplo de cuidado com os animais e também a cultura gaucha. Com certeza esses anônimos e essa tal de Priscila Jamais tiveram conhecimento sobre tradição de um povo, cultura de um povo, manter o legado dos nossos antepassados. Mas coisas como essas, digo comentários, não podemos aceitar, vcs com certeza devem ser daquelas pessoas que quando vão a capital, voltam falando no “DI”, para aparecerem. Solicitam a vcs que tenham mais cultura, e primeiro aprendo a respeitar os mais velhos, gente que viveu o bastante para saber o que faz .Outra coisa não sejam ignorantes para falar de algo que não tem o conhecimento. Ainda vai um ensinamento, vcs devem falar daqueles moços e senhoritas que andam na semana farroupilha de calça Jens em cavalos do seus pais pala cidade, bêbados, caindo pelas ruas, dando uma de gaucho tradicionalista, esses são irresponsáveis que as autoridades deveriam tomar providências, O gaucho de verdade cuida muito bem de sua montaria e quando seu animal não dá mais para o serviço que se destina ele cuida como um próprio filho. Respeita os animais. A vcs ignorantes será que sabem cavalgar? Nas cavalgadas primeiro se cuida do cavalo depois de si próprio, quando vai alguém inexperiente sempre aqueles mais velhos procuram transmitir o seu conhecimento. Vcs sabiam que nas cavalgadas se ensina tudo sobre os animais, através de palestra, e sempre que alguém desvia a sua conduta de cavaleiro/dama e cavalheiro/amazonas (Estes conceitos com certeza vcs não sabem) este pessoa é convidada a se retirar da cavalgada. Com certeza o seu conceito seja de alguém que nunca montou em um cavalo, não sabem nada, sem cultura, ignorante e metido a besta. Eu fico estarrecido com essas pessoas que falam sem ter conhecimento de causa. Vou colocar meu e-mail particular para vcs covardes debaterem comigo que defendo os gaúchos por toda minha vida, sei que o que fazem são coisas que vc jamais teve competência para fazer e pelo jeito é mal informado e mal intencionado. Vou encontrar a tal de Priscila, através da internet e mandar um chasque particular. (procura também o que é chasque) sua ignorância não permite saber, e aqueles anônimos por favor me adicione, meu e-mail é leonel-tio@ibest.com.br, isso se vcs tiverem cultura suficiente para falar sobre tudo isso, pois não gosto de tratar qualquer assunto com ignorante. Estou logo voltando ao meu riogrande do Brasil varonil e encontrarei pessoas como vcs para levar a cultura que aprendi com essas pessoas que fazem cavalgadas, nas estâncias, pessoas simples que não são bêbados nem fanfarrões, e sim pessoas que teem uma cultura simples e uma amizade sincera e respeita os animais. Sou Leonel Reis e estou muito preocupado com a cultura dessas pessoas que são uns verdadeiros animais. Meu cavalo é como meu filho, vcs vai o meu repúdio e vcs sim são os piores dos animais.

Ricardo Lima disse...

Meu nome é Ricardo Lima, sou gaúcho de fato e admiro muito a nossa cultura, procuro sempre fazer o melhor ensinamentos para os jovens e adultos que ñ conhecem o valor do nosso das coisas do nosso Rio Grande, pois vç Priscila e os demais anônimos vç são realmente as pessoas mais ignorante que eu já possa ter visto falar, pois
vçs, nunca tiveram a oportunidade de saber como funciona uma cavalgada, gostaria que vçs tivesse um pouquinho de humildade para acompanhar uma cavalgada daqui da nossa cidade, este final de semana terá mais com o titulo Cavalgada do Meio Ambiente, venha observar a distâcia não precisa te identificar e conhecerás o trabalho dos verdadeiros gaúchos e ñ borracheiroas e festas como vcs dzem, venham ver e mudar este conceito que vcs tem destas pessoas que fazem algo por nossa cultura gaúcha. Façam alguns trabalho e deixe de criticar o trabalho de que quem conhece este chão.

João Vitor disse...

meu nome é joão vitor tenho 11 anos e desde dos 4 anos eu ando de cavalo com a dona Iolanda eu e meu pai, eu acho que vcs falaram que o povo,morre em cada geração por que vcs nunca foram em uma cavalgada de uruguaiana

Anônimo disse...

Vai estudar guri.Cavalo só dá lucro pra quem vende crioulo.

júnior dorneles disse...

sou junior dorneles!
pelo contrario seu anonimo!
eu cavalguei desde criança como o joão vitor e pra mim o cavalo gero muito lucro, mas não o monetário como vc gostaria, eu vos falo em lucro de amizades e conhecimentos aprendi muito e continuo a aprender, deixem de ser ignorantes e bamo cultivar as tradições sem essa tal de hipocrisia...

Tradição não é grossura
E nem vergonha p'ra gente,
Pois tu deves ter na mente
O ventre que te gerou,
O berço que te embalou
Pois não nasceu da macega,
Honre o sangue que carregas
E a raiz que tu brotou.

e seu anonimo mostre a cara
é muito facil se esconder
atras do anonimato...

Mary disse...

Buenas,primeiro vou apresentar-me, Sou o DELAMIR, em maiusculo para os tolos nao esquecerem o meu nome,possuo mais de 3.500Km a cavalo e possuo o título de cavaleiro rio-grandense, e não admito que desocupados(as),mal amados, mal informados,sem cultura,sem o mínimo conhecimento de causa deturpem, algo que se faz com tamanha dedicação. Essa Sra. PRISCILA devia aprofundar-se no assunto e os covardes anônimos da mesma forma, vocês com certeza são daqueles que são como folha seca ao vento que vão para onde ele soprar, ou ainda numa forma mais insignificante como ¨merda aguas abaixo¨ pois vão aonde a correnteza levar, não obstante vocês devem ser daqueles que possuem o ¨QI¨ zero, e com certeza fazem parte daquele ¨seleto¨ grupo responsavel pelo nossso pais encontrar-se da maneira que está, principalmenete na cultura, e quanto as atitudes nobres de um grande cavaleiro eu vou abster-me de falar uma vez que o meu irmão lEONEL REIS já esgotou o assunto, até porque vocês não merecem tanta atenção assim, e se algum destes ¨ASNOS¨ resolverem aprender um pouco de tradição eu estou às ordens, e se assim não o fizerem aguardem em uma esquina até passar um padre a cavalo que ele os ensinará, obrigado bando de loucos. Há eu ia esquecendo-me, pois nao sou covarde, o meu e-mail delamirmaragato@hotmail.com, para os sem educação poderem esbravejar o que quiserem.