Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Hoje, no piano, todas as teclas são negras. Morreu Cid Güez.

3 de jul. de 2010

Hoje, no piano, todas as teclas são negras. Morreu Cid Güez.

Morreu agora no início da noite deste sábado (03), na Santa Casa de Caridade, o maestro Cid Güez. O velório será a partir da 1h30min na Capela 04 da Ângelus. O sepultamento acontecerá neste domingo, às 14h.
O maestro Zeferino Alcides Grazioso Güez, tinha 74 anos, era solteiro e sofreu as consequências de uma pneumonia aguda. Um artista que transitou por todas as áreas musicais e pintura. Um dos últimos resistentes e apegados ao melhor da música ao vivo.

22 comentários:

Valeria del Cueto disse...

Meninos, eu vi. As noites no Bar do Cid foram memoráveis. Para mim, ele sempre fará parte do universo uruguaianense.

Música, maestro!

fredwm disse...

Meninos, eu tb vi e ouvi.
O Bardo Cid..bons tempos baby Val.
Saudade dele e dos tempos aqueles...

gLe disse...

Meninos, eu também vi!!!!!! Morre uma parte importante da noite de Uruguaiana! Morre um pedaço da minha adolescencia. Tristeza!!!!!!!

Rejane Fittipaldi disse...

Com muita tristeza recebi esta noticia através do blog. Partiu meu querido amigo! Tambem tenho lindas lembranças de la, Valeria e Fred. Assim como tenho comigo a maior das lembranças e um grande presente que ele me deu. Meu retrato pintado por ele, quando voltou à sua arte e no qual ele captou, mais que em uma foto, minha expressaõ! Que Deus o receba! Vou sentir saudades!

Jussara Aymone disse...

Uma grande perda. Em todas as tardes dos domingos eu gostava de apreciar o bom gosto musical do Cid no Barão da Praça Rio Branco.

Chico Alves disse...

Perdemos um músico, um artista plástico, um compositor, arranjador. Perdemos um ser humano sensível que batalhava, como tantos, por nais espaço à música e a arte. Cide- do Savoy, com o Kamanga, Enio, Artur Ramos(Dutra), Choorinha, Negro. Do Sambeat-por onde passaram tantos como Kamanga, Enio, Egido Carvalho, Oristela, Pedrinho, Xanteira,Mikika(que também se foi)Pelezinho,Newton, Valceu- o Quero Quero( que é o que mais tempo atuou com ele).Cide da música Queimada, do Bardo, dos desenhos, das pinturas. Cide do piano, do pincel, dos teclados e dos domingos na musicando perto do Barão. Cide se foi.Nós sabemos que Deus reserva lugares de luz para os artistas. Tive o privilégio de atuar com ele nos palcos de festivas, nos bailes e nos bares da vida. Aprendi muito com o Cide, Vai com Deus, cara! Sei que estás agora melhor que todos nós.

Chico Alves

Priscila disse...

Fico triste com esta perda... Uruguaiana perde um artista especial que embalou, com suas melodias, muitos corações.

Jayme del Cueto disse...

Com Cid desaparece um marco dos Anos Dourados em Uruguaiana que ele embalou sua música e seu talento.
Vá com Deus, amigo velho, e obrigado por ter existido!

Anônimo disse...

Querido Cid Guez:
Estamos aqui de passagem,e ela é muito rápida,viveste para a música e deixarás na memória dos teus amigos belos acordes.Seja feliz querido,que possas acordar do outro lado com uma música muito suave,e que teus familiares possam estar te esperando de braços abertos,os artistas estão mais próximos de Deus e executam melhor os seus planos.Seja feliz,muito feliz e até um dia !!!!!!!!!!!!!

Jorge André Brittes disse...

Que pena esta despedida de Cid Guez. Ainda muito jovem, nos tempos dos programas de auditório em Uruguaiana, vivi o priviégio de muitas vezes cantar acompanhado pelo piano dele.
Desafinou geral esta partida de nosso querido maestro Cid.
O andar de cima está ficando iluminado ! Fique em paz meu grande amigo.

Anônimo disse...

Querido, Cid

Amigo é aquela pessoa que o tempo não apaga, que a distância não esquece, que a maldade não destrói.
É um sentimento que vem de longe, que ganha lugar no seu coração e você não substitui por nada.
É alguém que você sente presente, mesmo quando está longe...
Que vem para o seu lado quando você está sozinho e nunca nega um sentimento sincero.
Ser amigo não é coisa de um dia, são atos, palavras e atitudes que se solidificam no tempo e não se apagam mais.
Que ficam para sempre como tudo que é feito com o coração aberto.
Lembro-me com imensa tristeza e saudade, de todos os anos que vinha prestigiar o carnaval de Uruguaiana e sempre lhe visitava para colocar a conversa em dia e tomávamos um cafezinho no bar da esquina do calçadão, lembrando os tempos que estávamos sempre juntos, passeando pela cidade de Uruguaiana.

Amigo sabes que nossa amizade é muito especial, você é mais que um irmão.

Do Cabo Beto, como você me chamava carinhosamente quando eu era criança, o qual teve o imenso prazer de dormir quando pequeno ouvindo suas belas canções ao piano e receber seus valiosos conselhos que sempre guiaram meu caminho.


Gilberto de Almeida Barbosa,natural de Uruguaiana, atualmente morando em Lajeado RS.

Anônimo disse...

Certas pessoas marcam. Desde muito jovem lembro que o Cid Guez era referência cultural em Ugn. Nos antigos programas radiofônicos, na Califórnia, enfim, no agito da cidade.
Certas pessoas, em certas cidades, deveriam ser PROIBIDAS DE MORRER, pois morrendo, levam um pedaço das nossas vidas...
Nem conheci pessoalmente Cid Guez...mas esse nome e o som do piano me acompanharam desde sempre..
Que Deus o receba de braços abertos...

coelho disse...

Gostaria de abraçar a familia do Cid que deve estar tão triste quanto nós, que perdemos com ele uma parte importante de nossa geração. Ao som dele dançávamos e ouvíamos belas canções. Penso que foram nossos anos dourados. Voce fará muita falta, grande Cid. Marly Calixto - de Uruguaiana - atualmente morando em Caxias do Sul/RS

Anônimo disse...

Assim como Camanga,grandes artistas Uruguaianenses como Cid Guez marcam uma geração e deixam sua arte gravada nos nossos corações,talento,criatividade,originalidade e brilhantismo que nos conquistaram definitivamente.
Agradecemos a Deus por nos brindar com a presença dessas pessoas,segue em paz amigo!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ana Maria -Uruguaianense/resido em Porto Alegre

Paulo Silva disse...

Com certeza Uruguaiana perde um grande filho. Um filho que sempre amou essa terra, amando as coisas da cidade, como a música, o carnaval e todas as manifestações populares. Filho que saiu de casa para viver novos ares, novas experiências, mas sempre acabava retornando. Qndo foi embora para Brasilia, onde viveu algum tempo, a música uruguaianense ficou um pouco pobre, mas tudo voltou ao normal com o seu retorno. Agora, com sua partida definitiva, ficamos de fato, órfãos. Orfãos de sua genialidade, de seu carisma, da sua educação(um gentleman). Cabe a quem fica, levar o legado desse homem e não deixarem morrer a história marcante que esse Uruguaianense deixou pra quem teve o prazer de conhecê-lo. Deus te abençoe por todo sempre Cid.

Anônimo disse...

Que pena!
Cid Guez era a lembrança viva de uma Uruguaiana melhor, mais alegre, mais jovem.
Dos tempos em que os adolescentes, que éramos nós, curtíamos a noite como poesia, nas notas do piano do Maestro, sem intervenção do poder público.
Nos dias de hoje a arte de Cid não sobreviveria à rançosa e mesquinha legislação municipal.
Não teria o Maestro nos deixado precocemente em razão dessa incompatibilidade?

Anônimo disse...

O pessoal gosta de falar do que não sabe. O maestro Cid foi contratado pelo atual prefeito de Uruguaiana e nos últimos 6 anos era cargo de confiança. Não me venha o anônimo das 8.44 com insinuações. Se tem alguém que apoiou o talento do Cid foi o professor Felice.

Flavio Filho disse...

É lamentável saber que gênios como o Cide se vão assim, sem nos dar a chance de um último abraço. Mas é o natural, um dia seremos nós. Por isso, agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de, através de meus pais, ter conhecido esta grande pessoa, que com sua arte coloriu a vida de muitos de nós, nos pincéis e nas teclas. Quantas lembranças...Meu Deus!!!
Meu saudoso Pai cantou com ele, nos bares e casamentos. E eu também tive este privilégio, nos vários endereços em que, tenho certeza, ecoarão para sempre as melodias deste "grande ouvido". Para refrescar a memória, o bar da Monte Casseros, entre Domingos de Almeida e Duque, o da 15, perto dos Correios, o da Duque, lá depois do Juventude, os dois pontos da Tiradentes, um perto do antigo "Banco a Província" e o outro, entre a Domingos de Almeida e a General Câmara...
Isso que em todos estes que conheci, já não morava mais nesta terra maravilhosa, minha Uruguaiana querida, berço de tantos ímpares da arte gaúcha.
A esta hora, deve estar ao piano, meia luz, no bar do céu, com o Vinícius e seu "cachorrinho engarrafado" numa mesinha de canto e tantos outros vultos que embalaram gerações com a melhor música do mundo.
Que Deus te abençoe, Cide Güez!!!
Á família, meus sentimentos.

Flavio de Carvalho e Oliveira Filho.

Anônimo disse...

Eu falo da noite, imbecil das 17:10!!!

Beatriz Barbará disse...

Uruguaiana veste luto.Choram os coraçõs de todos aqueles que amavam Cide. O grande Maestro foi enfeitar o céu com sua música e seu pincel.Enquanto esteve entre nós,tivemos a felicidade de ouvi-lo e admirar sua Arte.Em cada melodia Cide nos transportava para o lugar onde moram os sonhos.
Quando fez meu retrato,de presente,com sua enorme sensibilidade captou minha alma.
Um amigo como poucos.Leal,educado,generoso, um companheiraço! O mundo ficou mais triste e silencioso com sua partida.Uruguaiana perde um de seus filhos mais ilustres,e um de seus maiores talentos.
Cide ,querido amigo,despeço-me de ti como sempre o fiz."TE AMO DE PAIXÃO!!!!" Até um dia...
Beatriz Barbará

Unknown disse...

Um piano se calou... essa dor está calando forte no peito de quem conheceu as mãos mágicas do Cide, quando, acariciando cada tecla, nos inundava de canção e amor...
Vai, Cide, e, na estância do céu, um dia a gente ainda se encontra...

Bebeth A. de Oliveira Fernandes

Flavio Filho disse...

Muito triste pela perda, comunico, principalmente aos que estão em Porto Alegre, que amanhã, 09 de julho de 2010, ás 18:00 horas, será celebrada uma missa de 7º dia, em memória do nosso querido CIDE GÜEZ, na Igreja Santa Teresinha, situada a Rua José Bonifácio, 645, Bairro Bomfim (em frente ao brique da redenção).
Contamos com a presença dos amigos e admiradores deste grande vulto das artes, nos pincéis e nas teclas, da nossa querida Uruguaiana.