Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Uruguaiana mais próxima de ter o seu Free Shop

29 de nov. de 2010

Uruguaiana mais próxima de ter o seu Free Shop

A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais (CMAI) realizou audiência pública nesta segunda-feira (29), para debater o comércio entre os países do Mercosul, principalmente a possibilidade de instalação de lojas francas (free shops) nas cidades de fronteira. A proposta está prevista no PL 6316/2009, do deputado federal Marco Maia (PT/RS), em tramitação na Câmara Federal, e no projeto substitutivo do deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB/RS). Participaram os prefeitos de Jaguarão, Cláudio Martins, e de Chuí, Hamilton Lima. Presentes, também, vereadores e dirigentes lojistas de Livramento, Aceguá e Quaraí.

O projeto, que autoriza a instalação de lojas francas nas áreas urbanas dos municípios localizados na linha de fronteira do território nacional com o Uruguai, Paraguai e Argentina, é considerado prioritário para estancar o empobrecimento e êxodo populacional dessas regiões. Nele, são beneficiadas as cidades de Quaraí, Santana do Livramento, Aceguá, Jaguarão, Chuí (fronteira com Uruguai), Uruguaiana (fronteira com Argentina) e Foz do Iguaçu (no Paraná, fronteira com Paraguai).

7 comentários:

Jayme del Cueto disse...

Espero que agora isso de certo. Ouço promessas neste sentido desde que era gurí e Iris Valls, prefeito municipal. Ou seja, mais de meio século.

Anônimo disse...

Vender para Uruguaios e Argentinos fronteriços sem poder de compra ? Será troca de figurinha ? Aí sim Uruguaiana vencerá !

Anônimo disse...

Tomara que dê certo!!!Estamos precisando novidades nessa cidade!!!!!!

Anônimo disse...

ALGUEM VIU A VANESSA POR AÍ?
JÁ PERGUNTRAM PRA ELA O QUE ELA AXA DISSO TUDO?

Vanessa disse...

anonimo 19.50..
sem poder de compra???
me diz entao por que na avenida avellaneda (ha mais de 800 kms daqui) encontrei com um monte de uruguaio e brasileiro (da baixada e do centro, claro) fazendo compras? (e nao me diga que em muitas das boutiques do centro de uruguaiana nao vendem roupa argentina, porque vendem sim)
se o pessoal nao compra em uruguaiana e porque esta caro.. por isso a alternativa que esta em "boga" e ir para livramento tbm!

Anônimo disse...

Vanessa, nunca vi nos freeshops de Rivera uruguaios comprando, é por isso que pedem identidade do consumidor na hora de pagar, aparentemente, há uma lei que prescreve que esse tipo de estabelecimento só pode vender para turistas estrangeiros.

Anônimo disse...

Acho que a Vanessa se mandou para não ser "axada" pelo anônimo analfa.