Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Uruguaiana: SIMERS alerta para a falta de plantonistas no PS

10 de nov. de 2010

Uruguaiana: SIMERS alerta para a falta de plantonistas no PS

O Sindicato Médico do RS (SIMERS) denuncia que faltam médicos para dar conta da grande demanda de pacientes no Pronto Socorro Municipal. A entidade aguarda resposta da direção da Santa Casa de Uruguaiana sobre pedido de melhores condições de trabalho aos dez plantonistas que atuam na unidade, à qual recorrem diariamente mais de 200 pessoas. No dia 14 de outubro, o SIMERS entregou ofício à administração com as reivindicações dos profissionais, que incluem ainda contratação de mais colegas para atender adequadamente a população. A atual equipe mal preenche as escalas de plantões de 12 horas. Na área de obstetrícia da instituição, os partos serão suspensos a partir da zero hora de domingo (veja abaixo) diante de impasse no valor da remuneração. “Pedimos um prazo de 15 dias para uma posição da Santa Casa. Mas até agora não fomos contatados”, destaca o representante do Sindicato, Edson Machado. Há cerca de um mês o SIMERS ouviu os plantonistas do PS, que relataram as dificuldades enfrentadas na área amarela da unidade, que recebe pacientes menos graves. Sem profissionais suficientes para atender moradores da cidade e de localidades vizinhas, muitas vezes um médico responde sozinho por diversas especialidades, como clínica médica, ginecologia e obstetrícia e pediatria. “Os profissionais chegam a atender um paciente a cada oito minutos. Muitos casos poderiam ser resolvidos nos postos de saúde”, alerta Machado.

O dirigente reforça: “As pessoas procuram o Pronto Socorro em busca de uma solução rápida. Os médicos não se negam a atender, mas acabam tendo menos tempo para dar atenção aos casos realmente graves”, ressalta. A falta de médicos também tem gerado casos de agressões verbais aos plantonistas, que acabam sendo responsabilizados pela precariedade da assistência. “O ambiente é de insegurança para o exercício da Medicina”, adverte Machado. Segundo o representante do SIMERS, “a demora no atendimento se deve a falhas nas escalas, e os pacientes acabam descontando em quem também é vítima”. Na pauta das reivindicações dos plantonistas, estão ainda correção do valor da hora pago pela instituição e limite de seis pacientes por hora.
OBSTETRÍCIA
Outro impasse também coloca em risco o atendimento na Santa Casa de Uruguaiana. Está previsto para a meia-noite deste sábado, 13, o último dia de funcionamento do plantão obstétrico pelo SUS no hospital, caso não haja negociações sobre a continuidade do pagamento aos médicos por produção (volume de atendimento). A comunicação sobre o prazo já foi feito em nota pública pelo SIMERS. Desde 14 de outubro, o Sindicato busca uma solução para o problema. Atualmente, são realizados mais de 160 partos por mês, que incluem gestantes vindas da Argentina. O município mais próximo com estrutura hospitalar é Alegrete, a 150 quilômetros.
*Jornalistas Viviane Dreher e Patrícia Comunello

15 comentários:

Nunca precisei do hospital disse...

Se queixam à toa, pois a saúde de Uruguaiana é de primeiro mundo.

PALADINO disse...

Vcs sabiam que dois pediátras se demitiram da Prefeitura Municipal. Outros médicos se demitiram em breve.

Anônimo disse...

Quem são os pediatras que se demitiram?

PALADINO disse...

Desculpem, se demetirão.

Anônimo disse...

Mas o que importa tal situação caótica na saúde desta cidade?Ora, deixem isso para lá.Temos asfalto casquinha que agora para disfarçar chamam de antipó;temos praças bonitas, xafariz monumental, casas, casinhas, casarões, galpões, clubes, antigos nosocômios, tudo adquirido para a municipalidade.Temos programas de rádio semanais,com temas tão variados, em cadeia e com abertura total para a participação popular.O que importa pronto socorro que não faz nem atendimento pronto e nem presta socorro?Afinal, temos centro de atendimento cardiológico de primeiro mundo.Temos prédios belíssimos e úteis como o da biblioteca municipal com uma freqüência de dar inveja ao Museu de Louvre.Por favor, chega de trazerem esses casinhos que n em problemas são.Deixem-nos com nossos enlevos de cidade que vai vencer a tudo e a todos.Por favor, não nos façam acordar para olharmos a data de validade dos nossos sonhos nesta cidade tão maravilhosa.Ora, onde já se viu f alar de probleminhas da saúde, do hospital, etc.Onde já se viu.

Mirtha L. de Moraes. disse...

Parabéns anônimo das 23:33, realmente O POVO SABE O POVO NÃO SE ENGANA SABE O QUE É MELHOR PARA URUGUAIANA, saúde pra que?????, queremos é visual, maquiagem, aparência, o resto é o resto que vá pr a Justiça, total demora, demora, demora.O povo quer é festa, carnaval.

Anônimo disse...

Os médicos que trabalham nas Forças Armadas cumprem plantões de 24 horas.
Nas Forças Armadas os médicos cumprem a jornada de Trabalho conforme o edital do concurso ou contrato, entram as 08 horas da manhã e cumprem até as 16 horas.Nas Forças Armadas a ABM não dita regras, vale a Constituição Federal. Nas Forças Armadas os médicos cumprem ordens de ir para operações no campo fazer atendimento de campanha.Lá eles não reclamam falt de condições.
A população precisa ser esclarecida para saber o que dizem os contratos públicos desses profissionais. É necessário ver os editais para que saibamos quanto ganha um médico e qual sua jornada de trabalho.Todos nós brasileiros ganhamos pelo que trabalhos. Infelizmente os POSTINHOS nunca funcionaram em lugar algum do Brasil. A começar porque os médicos nem sempre comparecemm e via de regra chegam sempre atrazados, também, só atendem 10,15 ou no máximo 20 fichas. Resta então para quem esta com algum desconforto procurar o PS ou Hospitais. Os próprios médicos dizem quando vão a TV/Rádio ou jornal que o povo não deve se auto-medicar.Como se não bastasse a distancia do povo e do médico algumas autoridades da vida perseguem nossos socorristas e urgencistas (de plantão permanente e gratuitamente) que sempre foram o (as) benzedeiras que são perseguidos pelo crime de charlatanismo e/ou curanderismo, mas é o recurso que sempre tivemos nas vilas e arredores.

Vanessa disse...

domingo perto do meio dia, entrei com meu filho no pronto socorro e realmente, chorei muito e me lamentei nao ter ido diretamente para libres.
mas a situação de nervos pela qual estava atravessando, me deixou quieta esperando, pois a dor q tinha meu pequeno, me deixava na duvida se continuar mexendo ele ou nao.
esperei
esperei
esperei..
no final das contas, meu filho estava com a clavícula quebrada...
o que me surprendeu, foi quando a plantonista liga por telefone para o sector de traumatologia, avisando que mandaria uma criança de 3 anos para ser atendida...
e a insistencia da moça para que seja atendido agora, pois a criança estava chorando de dor...
quando desligou, ela comentou que de traumatologia, queriam que eu esperasse ate a tarde para atender meu filho...mas quando viram a insistencia da moça, aceitaram em atende-lo nesse momento.
como cidadã, que tem seus impostos ao dia, me senti um LIXO..
como mãe, outro lixo, pois desde meu lugar, nao podia fazer nada para que passe a dor q sentia meu pequeno.
o homen q esta cuidando na porta, foi ate grosso comigo, e meu marido e eu falamos: cuidado como tu trata a gente que vem aqui, pois tu nao e mais de que um simples empregado.
eu mesma falei com ele...com esse jeito de atender, vc tem q estar lavando banheiros e nao em contato com os pacientes, pois foi realmente mal educado.
e pra terminar a odiseia, me atendeu um traumatologista com fama de açougueiro...
que no final das contas, no dia seguinte, fui ver um traumatologista da minha confiança, que me comentou, que a tala tinha sido mal colocada...
olha.. realmente...da o que pensar..
e muito por refletir.

Anônimo disse...

Caro 7:46, vc há de convir comigo que lá no hospital militar os médicos ganham 7 vezes mais.
Os da Santa Casa não recebem a mais de 6 meses e vc concorda que t´´a muito legal?
Depois criticam o que o outro prefeito fez.
Entao que fiquem quietos...

Anônimo disse...

Mas credo Vanessa como acontecem coisas contigo hein?!
Dia desses o tópico era sobre a fumaça do lixão, e não é que tu passava pela estrada bem na hora?!
Outra vez o tópico era sobre a falta de algumas lampadas. Sabe onde faltava lampada? Na frente da tua casa!
Outra vez foi um tópico sobre os cães nas ruas. Na frente da casa de quem que tava cheio de cão sem donos?
Agora é o tópico sobre a saúde. O filhe de quem que é mal atentedido na santa casa??
MAs te digo isso para tomares cuidado. Sim, porque explodiu uma bomba no oriente médio, cuidado porque desse jeito ai cair um pedaço no pátio da tua casa hein?!

Anônimo disse...

Será que o anônimo das 07:46 é Generalista?hehe.

Vanessa disse...

anonimo 14.30
aclaro: pasei pelo lixão, NAO SOFRI NENHUMA DOENÇA PELAS MERDAS QUEIMADAS LA.. OK?
- LAMPADAS???? DE Q LAMPADAS ESTA ME FALANDO?
AS DA RUA?? SIM.. CONTINUAN FALTANDO.. A CULPA E MINHA/????????
- CÃES DE RUA???? QUANDO??? COMO???.. OK???
- NÃO ACREDITA Q MEU FILHO ESTA QUEBRADO, PROBLEMA E SEU. SE NÃO ACREDITA QUE ELE FOI MAL ATENDIDO, A CULPA E MINHA???????????????????
- ESQUECEU DO PROBLEMA DO ASSALTO, SE VC QUISER, TIRO UMA FOTO DA OCORRENCIA E MANDO PARA TEU E-MAIL.
-O PATIO ESTA SEGURO. FICA TRANQUILO E EM PAZ, QUE COMIGO NÃO ACONTECE NADA ESTRANHO...
E COM VC?????????

Vanessa disse...

QUER ME CULPAR PELO ASFALTO CASQUINHA TB???

Anônimo disse...

Ah não Vanessa
vai dizer que tem asfalto casquinha na frente da tua casa também?
Ah não, aí já é demais.
Mas que bolsa de sal tu é, não?
Será que em libres não esta melhor??

Vanessa disse...

anonimo 22.26
sabe q no centro não tem asfalto casquinha...
mas nos bairros tem sim...
em libres e na italia ou em onde seja... desvios da verba publica são comuns.
libres não esta melhor nem pior.
esta igual.;