Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: CPI da Educação a caminho - Uruguaiana

7 de dez. de 2010

CPI da Educação a caminho - Uruguaiana

Pelo menos quatro vereadores se mostraram favoráveis a assinar um requerimento para provocar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denúncias apresentadas pela Associação dos Professores do Município de Uruguaiana (APEMU) e pelo Conselho Municipal do Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Na reunião extraordinária de segunda-feira à noite, as duas entidades apresentaram relatórios contábeis aos vereadores os quais demonstram que a administração municipal não estaria aplicando 35% das receitas orçamentárias em Educação, conforme determina a Lei Orgânica do Município. A não aplicação do percentual exigido estaria ocorrendo desde 2005.

Segundo a presidente da APEMU, professora Dirce Gracioso Soares, no período 2005/2009, a administração municipal teria deixado de aplicar R$ 20,7 milhões dos recursos orçamentários em Educação. Nesse período, a prefeitura teria aplicado percentual inferior ao previsto na Lei Orgânica, embora houvesse receita orçamentária para os investimentos. Nos dois últimos exercícios fiscais anteriores a 2010, por exemplo, a administração municipal teria investido os percentuais mais baixos. Em 2008, o percentual aplicado em Educação foi de 28,1% das receitas orçamentárias. Em 2009, o percentual foi de 26,1%. “Se a Lei Orgânica não tem valor nenhum, vamos rasgá-la”, resumiu Dirce.
Fonte - Mauro Maciel.

20 comentários:

Vanessa disse...

saúde.. obras públicas... educação...

q mais esta faltando???

Anônimo disse...

Vanessa tu é professora?
O que tu ensina?
Tu dá aulas de que?

Anônimo disse...

guerra entre amigos prof dirce e prof delmar enquanto isto aumento que e justo parece benemerencia do nosso prefeito

curioso disse...

a vanessa é professora?

Anônimo disse...

A educação e a saúde são fatores primordiais para que a população cresça e se desenvolva.
Com conhecimento de causa e bem documentadas a APEMU e FUNDEB demonstraram o que a fala não contempla: de que os investimentos em Educação estão bem abaixo do que realmente deveriam ser e de que os profissinais em Educação precisam ser valorizados,pois recursos HÀ.
Construções não pagas não melhoram a qualidade de vida das pessoas e nem a educação!

Anônimo disse...

E AS OBRAS NA EDUCAÇÃO: escolas mais escolas, reformas mais reformas,desapropriações mais desapropriações, tudinho só com o lucro do FUNDEB. Que vergonha, ir para os meios de comunicação e dizer que foi com recursos próprios. Isto que é fazer sombra com o chapéu alheio e olha que ainda sobrou mais de 3 milhões. Pena que não quisseram dar nenhum tostão para os professores e agora para cumprir com o mínimo de 60% do FUNDEB com folha de pagamento vem dar um "abaninho". Estou na contagem regressiva, o café já está morno e ano que vem é frio mesmo.

Anônimo disse...

UÉ!!!!!!!!!!

JÁ PASSARAM-SE 06 ANOS DE GOVERNO E SÓ AGORA A APEMU VERIFICOU QUE FALTAM VERBAS DO FUNDEB.
ANTES ATÉ CAFÉ DA MANHÃ DAVAM PARA O IMPERADOR PROFESSOR NO DIA DOS PROFESSORES.

Anônimo disse...

Me contem porque a Chegüem não se declara impedida de exercer as funções de secretária de educação? Declarou publicamente que não entende nada no ser gestora dos recursos públicos da pasta. Não sabe quanto tem que ser investido e o que está sendo investido em educação, deve ter aprendido com o filhote de ditador. O filhote quando estava na Câmara de vereador tinha outro discurso. Será que a companheira está de testa de ferro também no salário? Acho que sim, porque o filhote cumpre expediente todo dia, e os bobos da corte lambem que dá até nojo, se bem que alguns são profissionais na lambida. Gostaria de diminuir os dias dos próximos dois anos, não da para aguentar a ditadura!

Anônimo disse...

A bancada governista foi de uma ignorância de todos os costados. O ignorante que tem dois cursos superiores, um em educação e outro em direito não sabe nada de educação e nada de legislação. A ignorante, que propôs primeiramente o chamamento da semet e não queria de jeito NENHUM a APEMU na discussão, disse que não entende nadinha de nada e o ignorante aprendiz de cafageste, tem curso de direito mas, mas, mas, também não conhece lei. O representante do toldo poderoso entrou mudo e saiu calado, a temporária saiu pela tangente e a da fazenda declarou que destinam, NO PAPEL, tudo conforme a lei, 35% de todos os tributos, mas a coitada é mera executora. FIASCO MAIOR vão ficar devendo. Os de fora da administração tinham todos os dados, centavo por centavo, deu para ver que tm dinheiro para pagar dignamente os professores com SOBRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Gostaria que as profesoras me informassem sobre a dasapropriação da CAUL, se foi com verbas da PMU ou verbas do FUNDEB?Valores compatíveis ou gastou toda a previsão só na aquisição do prédio e terreno?E lá na antiga Bordignon, na Setembrino, também foi?Construir lá uma escola, será para cometer o mesmo erro dos que construíram a General Osório, grudada na BR, com tráfego intenso.

Anônimo disse...

Mas nunca estão contentes com nada essa gente que só espera e não faz nada!!!!!!!!!!!Como é fácil apontar o dedo e julgar...roubo por roubo sempre teve e terá, a diferença é que dessa vez ainda fizeram alguma coisa pela cidade...Antigamente só se asfaltava ruas de vereadores e prefeitos hoje contribuinte também tem vez,reforma então somente na manção que quase caio na frente!!!!!!!e escola pra que construir?!?!é melhor o povo ficar ignorante e burro de carga!!!!!!!vamos olhar melhor as coisas na nossa cidade...

Marcia disse...

Fazer CPI é perda de tempo, tem que denunciar na MIDIA, os processos são muito lentos, principalmente qdo envolvem administração pública.Só passando no Fantástico.

Anônimo disse...

Anônimo das 8.07, o fato do prefeito ter feito algo não lhe da o direito de fazer o que bem entende com recursos públicos, principalmente em setores vitais como saúde e educação.

Anônimo disse...

mas denuncia do que?
ninguem fez mais pela educação e pelo povo que este governo
pra inicio de conversa olha o preço do km do trasnporte escolar no governo anterior e compara com este
se quiser falar algo serio comece-se por aí o resto é conversa fiada de perdedor invejoso e mediocre

Anônimo disse...

MAS BAH
MAS DEIXEM O HOMEM TRABALHAR
ENGRAÇADO QUE ANTES - QUANDO TAVA UMA BAGUNÇA - QUEM NÃO LEMBRA DAS GREVES, DA FALTA DE VAGAS, SEM MERENDA, DAS ESCOLS CAINDO AOS PEDAÇOS, DO ATRASO NO PGTO DOS PROFS, NINGUEM FALAVA NADA.
ESSE HOMEM REVOLUCIONOU A EDUCAÇÃO MESTA CIDADE SÓ NÃO VE QUEM NÃO QUER. OU TEM OUTROS INTERESSES.

Anônimo disse...

FAN TAS TI CO É O QUE ACONTECE NESTA TERRA. TRATAR COMO NORMAL ROUBO, ME POUPEM. OS RECURSOS NÃO SÃO DO BOLSO DO TODO PODEROSO, ELE RECEBE E MUITO BEM, ALÉM DA ESPOSA DEDICADA AO NOVO NETINHO EM POA, PARA PRESTAR SERVIÇO À COMUNIDADE. O ANÔNIMO QUE ACHA QUE RECLAMAM DEMAIS NÃO DEVE TER FILHO EM ESCOLA PÚBLICA, SENÃO ESTARIA MUITO PREOCUPADO COM QUEM ESTÁ E ESTARÁ A DAR AULAS PARA AS CRIANÇAS. DESSE JEITO SERÁ PROF. AQUELES QUE NÃO CONSEGUIRAM PROFISSÕES MELHOR REMUNERADAS. "PENSAR NÃO É COISA PARA AMADOR"

Anônimo disse...

Anonimo das 21:45 já procurou emprego? atendimento médico? exames? internação hospitalar? quer que eu veja casquinha de asfalto? desapropriações, concha acústica? decoração natalina? Já pensou quais são os problemas estruturais do município? Sabe qual é o endividamento do município? O Supra sumo já triplicou a dívida assumida, sem contar com o não publicado. Vá fazer alguma coisa, INFORMAR-SE e não dê mau exemplo pro meu filho.

Anônimo disse...

O prédio da Caul foi pago com recursos do FUNDEB, aliás ainda ficou um resto desse valor de R$ 127000,00 pela fala da Pres. do FUNDEB.
Quanto ao Langaro não falaram... mas acho uma loucura!!!!

Anônimo disse...

Revolucionou mesmo. Renovou o quadro do magistério, debandada geral, mais de 200 aposentadorias. DEIXA de te fazer de cego ou de leitão para mamar deitado. Manda teus filhos serem professores prá ganhar salário mínimo. ELE não trabalha, ele é o criador das criaturas como v.c., aos demais cuidado que burrice é contagiosa.

Anônimo disse...

Se o Escova se mostrou tão eficiente, porque o Imperador escolheu outro para seu novo vice?Teria escolhido um mais FIEL ou não INFIEL?